domingo, 27 de julho de 2014

Empreza Recreio dos Bandeirantes

Localizamos um material muito escasso a respeito desta empresa de J. W. Finch, mas o suficiente para verificarmos que a mesma obteve a concessão para a exploração de uma linha bastante longa, dentro da cidade do Rio de Janeiro, levando-se em consideração a época em que foi implantada.

Em 6 de dezembro de 1929, o Sr. J. W. Finch assinou um termo de obrigação junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, para estabelecer a linha – vejam só! – Palácio Monroe x Recreio dos Bandeirantes.

Era este o itinerário: Palácio Monroe, Rua Evaristo da Veiga, Rua do Riachuelo, Rua Sant’Anna, Rua Senador Eusébio, Rua Mariz e Barros, Rua São Francisco Xavier, Rua 24 de Maio, passando em Engenho Novo, Engenho de Dentro, Cascadura, Campinho, Taquara, Vargem Grande e Pontal de Sernambetiba (Recreio dos Bandeirantes).

E suas tarifas: diretas – ida ou volta, 6$000 (seis mil réis); ida e volta, 10$000 (dez mil réis). Havia duas seções especiais: de Cascadura a Vargem Grande, 4$000 (quatro mil réis) e de Vargem Grande ao Recreio dos Bandeirantes, 2$000 (dois mil réis) (1).

Posteriormente a empresa de ônibus passou a ser propriedade de Antônio Carvalho Simões, havendo mudança na denominação da mesma para Auto Viação Vargem Grande.

E, a título de curiosidade, informamos que J. W. Finch era o proprietário da empresa de terrenos do Recreio dos Bandeirantes (certamente o motivo para ter pleiteado a concessão de sua linha de ônibus), com escritório no Edifício Odeon, 3º andar – centro da cidade (2). O mesmo faleceu a 14 de dezembro de 1934 (3). E seu nome completo era Joseph Wesley Finch (4).

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 08/12/1929.
(2) – Jornal do Brasil, 01/03/1931.
(3) – Jornal do Brasil, 15/12/1934.
(4) – Jornal do Brasil, 26/04/1935.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha] 

4 comentários:

  1. Uma aventura pra época este itinerário!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ser um verdadeiro turismo e haja costas para ficar sentado esse tempo todo em ruas esburacadas!!!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Prazs pelo elogio. Faça mais comentários no blog. Abraços.

      Excluir