(Imagem: http://fichadeonibus.blogspot.com.br/) |
A primeira
indicação da existência da Viação Amarante que obtivemos, foi a pequena nota
relativa a um despacho proveniente do Prefeito do Distrito Federal
(“atenda-se”), em setembro de 1948, como consta do recorte adiante.
(Diário de Notícias, 07/09/1948) |
E através da
notícia de um atropelamento, publicada em fevereiro de 1949 pelo periódico ‘A
Manhã’, verificamos que a Viação Amarante já estava circulando pela cidade com
seus ônibus da linha Cascadura x Penha, neste ano operada em conjunto com a
Auto Viação Três Amigos Ltda.
(A Manhã 22/02/1949) |
Já em janeiro de
1952 era veiculada uma grande matéria pela ‘Gazeta de Notícias’, fartamente
ilustrada, na qual informava-se que os escritórios centrais da empresa
localizavam-se em Vicente de Carvalho e que a mesma era dirigida pelos irmãos e
sócios Agostinho e Adelino Nogueira Cardoso. O número da referida linha era
S-20, e a mesma fazia seu trajeto via Madureira.
Na ocasião, a
Viação Amarante contava com uma frota de dezessete ônibus, e seus sócios faziam
queixas específicas com relação a três veículos Berliet, de fabricação francesa, então recentemente adquiridos, com
capacidade para 39 passageiros sentados e 20 em pé, cujas dificuldades de
reparos e aquisição de novas peças era muito grande. Entretanto, eram fartos os
elogios ao funcionamento dos dez carros comprados à Fábrica Nacional de Motores
(FNM).
(Gazeta de Notícias, 03/01/1952) |
Ônibus Berliet da linha S-20 - Penha x Cascadura, da Viação Amarante (Gazeta de Notícias, 03/01/1952) |
Cerca de um mês
depois, através de um “violento desastre” ocorrido com um dos seus veículos, na
Estrada Vicente de Carvalho, obtivemos mais uma confirmação da numeração da linha
Cascadura x Penha, da empresa: S-20.
(A Manhã, 07/02/1952) |
Não teve muito mais
tempo de duração a Viação Amarante Ltda., pois em abril de 1954 era decretada,
pelo Juiz da 12ª Vara Cível, a falência da empresa, estabelecida então à Rua Ápia,
nº 466 – Vila da Penha.
(A Noite, 22/04/1954) |
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