A empresa
começou a operar em 1931 e a divulgação da sua primeira linha foi feita a
partir de um conclama em jornal, que infelizmente não conseguimos identificar
qual periódico, mas podemos ler perfeitamente seu conteúdo: Monroe x Méier e
suas respectivas seções.
(Ilustração gentilmente cedida por Marcelo Prazs e Edegar Rios Lopes) |
O Termo de
Obrigação, de 27 de outubro de 1931, assinado por Olga Viggiani, proprietária
da empresa, se obriga a estabelecer a linha Méier x Monroe, sob o nome fantasia
de Renascença Auto Omnibus.
Esta linha
obedecia ao seguinte itinerário: Méier, Rua Arquias Cordeiro, canto da Carolina
Méier, Praça do Engenho Novo, ruas Souza Barros, 24 de Maio, São Francisco
Xavier, General Canabarro, Ibituruna, Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Av. Lauro
Müller, Av. do Mangue, Praça 11 de Junho, Rua Visconde de Itaúna, Praça da
República, ruas Marechal Floriano Peixoto e Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco
até o Monroe. O itinerário da volta era o mesmo, passando, no entanto, pela Rua
Senador Eusébio, em vez de Visconde de Itaúna.
Era dividida nas
seguintes seções: Méier a São Francisco Xavier, $400 (quatrocentos réis), de
São Francisco Xavier à Rua Ibituruna, esquina de Mariz e Barros, $400
(quatrocentos réis), dali à Rua Camerino, $400 (quatrocentos réis) e da Rua
Camerino ao Monroe, $200 (duzentos réis). Passagem direta: 1$200 (hum mil e
duzentos réis) (referência: Jornal do Brasil, 31/10/1931).
Suas garagens
eram na Rua Frederico Méier, nº 19, tel.: 29-6731, no Méier e Rua Barão de
Mesquita, nº 153, na Tijuca.
Conforme
despacho de 16 de fevereiro de 1937, é apresentada a nova razão social da
empresa, Renascença Auto Omnibus Ltda., com propriedade de Olga Viggiani e
Achilles Junqueira.
(Correio da Manhã, 26/02/1937) |
O Termo de
Prorrogação e de Transferência de Autorização corrobora duas afirmativas
anteriores, a da primeira autorização para estabelecimento da linha em 1931 e a
troca de razão social e sócios proprietários.
Confirma também
a nova localização da sua garagem, agora na Rua Barão de Mesquita, nº 339, na
Tijuca.
(Jornal do Brasil, 07/04/1937) |
A notícia a
seguir afirma a existência da linha Méier x Monroe e da empresa, apesar do nome
citado equivocadamente como “Renascença Auto-União”.
(Diário da Noite, 28/10/1938) |
Em 1944, a
empresa injeta verba na aquisição de quatro novos ônibus a óleo diesel, para
aumentar e melhorar a frota para atendimento dos seus adeptos passageiros.
(Correio da Manhã, 16/07/1944) |
A seguir
documentos, na ordem, da solicitação da impetração da concordata, do
deferimento do pedido da concordata e da nomeação de um comissário para a
concordata, a firma Manuel de Carvalho & Cia.
Nesses
documentos podemos observar que a empresa agora tinha sua sede na Rua Frederico Meyer, nº 19, no Méier, e devido à nova ortografia da língua portuguesa,
chamava-se Renascença Auto Ônibus Ltda.
(Correio da Manhã, 12/04/1947) |
(Correio da Manhã, 17/04/1947) |
(Correio da Manhã, 24/05/1947) |
Em 1934 e 1935,
a linha Méier x Monroe, recebeu o número 17, posteriormente alterada para 32,
operada até 1946. Nesse período todo, a linha foi dividida com a Viação Excelsior.
Conforme edital 21, da Diretoria de Utilidades dos Serviços Públicos, DOU/DF de 22/01/1938, foi criada a linha 86, Largo de Santa Rita x Méier, como auxiliar da linha 32, operada por ambas as empresas citadas acima (informação cedida pelo pesquisador Antônio Sérgio).
A partir de 1946 até 1947, ela operou a linha S-1, Méier x Marechal Hermes, em conjunto com a Viação Suburbana (referência: site MILBUS), conforme imagem de um dos seus veículos, a seguir. Posteriormente não obtivemos mais nenhuma informação da empresa.
A partir de 1946 até 1947, ela operou a linha S-1, Méier x Marechal Hermes, em conjunto com a Viação Suburbana (referência: site MILBUS), conforme imagem de um dos seus veículos, a seguir. Posteriormente não obtivemos mais nenhuma informação da empresa.
Linha S-1 - Méier x Marechal Hermes (Renascença Auto Ônibus) |
[Pesquisa de
Eduardo Cunha e Claudio Falcão]
Prezado Eduardo, a Renascença teve sua falência decretada em 1947. Segundo o Diário Oficial, a empresa operava, em conjunto com a Viação Excelsior, a linha 86 - Largo de Santa Rita x Méier, ao invés da linha 32. Sua garagem nesta época ficava na rua Frederico Méier, 19. Com o fim da Excélsior logo a seguir, ninguém assumiu a linha 86. Sds, Antonio Sérgio.
ResponderExcluirAntonio Sérgio, prazer em receber seus comentários, novamente. Sobre a falência dela ter sido decretada em 47, eu desconhecia. Achava ter sido adquirida pela Excélsior mas não comentei na matéria, pela incerteza. Vou alterar afirmando sua informação, grato. Vou refazer a matéria, também citando a divisão da linha com a Excelsior, mas em momento algum tenho a linha 86 sendo citada e sim as linhas 17 e 32, o que só alterarei mediante um documento oficial. Se você tiver um e quiser permitir o nosso uso, favor enviar pelo meu email. A linha 86, que você citou tenho como sendo usada pela Independência, como Eng. Novo x Lapa em 46 e depois em 47/48, bem como também em 47, Eng Novo x Urca, pela ETAL. Abraços.
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