domingo, 20 de dezembro de 2015

Viação SOFA

Em uma interessante matéria do periódico ‘Gazeta de Notícias’, em junho de 1955, e que será exibida mais à frente, verificamos que a Viação SOFA iniciara sua atuação no transporte coletivo do Rio de Janeiro em 1949.

SOFA, devido às iniciais de seus sócios: Santos, Oliveira, Fonseca & Araújo, primeira razão social da empresa.

Ficha dos anos 50

E no trecho de uma notícia que versava sobre uma greve nos transportes cariocas, em abril de 1952, tomamos conhecimento de que a garagem da empresa localizava-se à Rua Cabuçu, 10, fundos – Lins de Vasconcelos, e que a mesma contava na ocasião com pelo menos 25 micro-ônibus.

(Diário Carioca, 02/04/1952)

Ainda no mesmo mês, uma ocorrência policial, quando o motorista de um lotação da empresa, linha Lins de Vasconcelos x Lagoa, foi abordado por um cidadão armado. É o que se vê no recorte seguinte.

(A Noite, 25/04/1952)

A empresa circulava com esta linha de lotações para a Lagoa, via Jardim Botânico, com ponto terminal na Fonte da Saudade. É o que se deduz pela leitura da notícia do ‘Correio da Manhã’, cujo recorte exibimos adiante.

(Correio da Manhã, 14/04/1953)

Lotações Lins x Lagoa, na Lagoa (Chevrolet) - 1959 (c.)

Como vimos, a linha explorada pela SOFA era Lins x Lagoa, porém aos sábados e domingos a empresa recebeu permissão para atuar também com a linha Lins x Jóquei, contudo desviando, inicialmente, cerca de metade da frota que atendia à linha primitiva, e, a seguir, uma proporção ainda maior, passando a gerar reclamações dos seus usuários iniciais.

(Diário Carioca, 03/06/1953)

Pela notícia adiante, verificamos que a linha de lotações foi, durante certo tempo, prolongada até a Praça Eugênio Jardim – Copacabana, porém o Departamento de Concessões da PDF recuara da decisão, trazendo de volta o seu terminal para a Fonte da Saudade.

(A Noite, 30/04/1955)

Voltamos agora à reportagem da ‘Gazeta de Notícias’, de junho de 1955, e nela encontramos a citação de que, por aquela época, a garagem da Viação SOFA já se localizava à Rua Verna Magalhães, também Lins de Vasconcelos. Seus sócios eram os srs. José dos Santos, Ricardo de Oliveira, Fortunato Nunes da Fonseca e Domingos Machado de Araújo. A empresa explorava as linhas de lotações Lins x Lagoa, com 38 carros, a maioria movidos a gasolina, e tarifa de Cr$5,00 (cinco cruzeiros), e de ônibus Lins x Castelo, esta com dez veículos a gasolina.

(Gazeta de Notícias, 17/06/1955)

Em fevereiro de 1957, a Viação SOFA mantinha-se explorando a linha de lotações Lins x Lagoa. É o que se confirma pela notícia a seguir, de um acidente com um dos seus carros, na Praça da Bandeira.

(Diário da Noite, 08/02/1957)

Pelo pequeno anúncio adiante, pelo qual a SOFA estava vendendo seus veículos mais antigos, temos o endereço completo da empresa: Rua Verna Magalhães, 227, fundos – Lins de Vasconcelos.

(Jornal do Brasil, 14/12/1957)

E ainda com sua frota de 38 veículos, embora alguns recolhidos à oficina para reparos, moradores da Lagoa reclamavam dos serviços da empresa, afirmando não terem transporte suficiente nos horários de maior movimento, tendo que aguardar nos pontos por muito tempo, e pleiteando uma nova linha para melhor atendê-los.

(Correio da Manhã, 15/12/1957)

Lotação Lins x Lagoa, Carroceria Pilares - 1958

Lotação nº de ordem 4387 em um 'engarrafamento' - 1958

Detalhe do dístico 'Viação SOFA' (acervo Jean Manzon)

Pelo mês de agosto de 1958 houve a mudança de razão social para Auto Viação SOFA Ltda.

Assim é que esta nova razão social já aparece na notícia adiante, do periódico ‘Última Hora’, de fevereiro de 1962, na qual verificamos que os lotações da empresa continuavam circulando na linha Lins x Lagoa.

(Última Hora - 03/02/1962)

Seus lotações tinham como prefixo 43.5X, e os ônibus 85.0XX.

Ficha dos anos 60

Em março de 1964, mantendo sua frota de 38 lotações, a SOFA teve sua linha 446 – Lins x Lagoa modificada para 230 – Hospital dos Servidores x Lins, com tarifa de Cr$45,00 (quarenta e cinco cruzeiros) – a enorme desvalorização de nossa moeda era uma realidade! Vejam na tabela adiante.

(Diário de Notícias, 01/03/1964)

Fila de veículos da empresa - 17/04/1964
(acervo 'Memória dos Ônibus Carioca')

Como Auto Viação SOFA, circulou a partir de 1967-1968 com a linha 896 – Inhaúma x Vila Santa Teresa, em seguida Inhaúma x Acari, sendo então adquirida em abril de 1969 pela Viação Pavunense S.A., tendo posteriormente passado para Inhaúma x Pavuna.

E não mais encontramos notícias sobre a Viação / Auto Viação SOFA Ltda. nos periódicos do Rio de Janeiro por nós consultados.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

10 comentários:

  1. Ainda peguei a linha 896 como Inhaúma x Acari, pela Viação Pavunense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edvaldo, grato pela visita. Acredito que não tenha ficado claro na matéria, mas o que quisemos dizer é que em 1969, ela passou para a Pavunense, mas que ambas operaram a Inhaúma x Acari. Iremos alterar para deixar mais claro. Grato e um abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Grato Edvaldo pelo elogio ao blog.E para tua informação a alteração já foi feita, para melhorar a informação citada por você anteriormente, e estará disponível hoje mais a tarde. Abraços.

      Excluir
  3. Nos veiculos para 16 passageiros existia um banco à frente da porta, na direção do motorista, como nos mostra a foto de Jean Manzon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Jaime e é uma ótima informação para quem não conheceu, grato pela tua lembrança. Viajei muito nesse banquinhos, conhecidos como "Jesus está chamando". Abraços.

      Excluir
  4. Cunha pode ter acontecido da Sofa não tenha ido operar a citada linha 230 - Hosp dos Servidores x Lins, pois nem tudo foi cumprido a risca nesta época..... Lembra da palestra da Paulista na linha 694 - Costa Barros X Eng de Dentro que também está nesta lista acima. A matéria esta fascinante. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazs, sim pode ter acontecido mas como não temos prova em contrário, optei por colocar a matéria. Grato pela participação. Abraços.

      Excluir
  5. Ola Eduardo,
    ótima matéria! Meu Avô Herminio Gonzalez Alonso trabalho na empresa e comprou uma parte dela antes de mudar a ração social.Irei mostrar seu blog para minha avò e para ela lembrar da época
    Abraços
    Pedro Gonzalez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro, boa noite. Grato pelo contato e pelo comentário. É bom saber que algum familiar de donos das empresas relatadas aqui, visitou o blog, gostou da postagem e deseja mostrar para a família. Espero que a sua avó veja e goste, assim como você e relembre bons tempos. Se tiver algum material sobre a empresa e queira nos permitir ver e publicar, agradecemos e com o maior prazer, publicaremos citando o nome que você quiser com sendo material cedido para a matéria. Grato pela visita, extensivo a sua família. Abraços, Eduardo.

      Excluir