Na presença do
Inspetor de Concessões da Prefeitura do Distrito Federal, os Srs. Arnaldo
Meirelles e José Augusto Macedo, proprietários da firma “Meirelles &
Macedo” assinaram o Termo de Obrigação em 18 de abril de 1931, para exploração
da linha de auto-lotações, entre Realengo x Largo do Mendanha, com o nome
fantasia Viação Esperança.
Esta linha
obedecia ao seguinte itinerário: Estação de Realengo, Estrada Rio-São Paulo, Estrada
Real de Santa Cruz, Rua Coronel Tamarindo, Estrada do Engenho, Estrada do Retiro
até o Largo do Mendanha, obedecendo na volta os mesmos logradouros.
Era dividida nas
seguintes seções: de Realengo a Bangu, R$ 400 (quatrocentos réis); de Bangu ao
Largo do Pivu, R$ 200 (duzentos réis) e do Largo do Pivu ao Largo do Mendanha,
R$ 200 (duzentos réis).
(Jornal do Brasil, 22/08/1931) |
Conforme negociação
iniciada em 1934 foi concretizada a transferência da empresa para Oscar Dias em
1935.
(Jornal do Brasil, 14/11/1934) |
(Jornal do Brasil, 29/09/1935) |
Na matéria a
seguir, comprovamos a operação da empresa, ainda com o mesmo proprietário.
(Jornal do Brasil, 14/10/1937) |
Através de multa
aplicada, comprovamos a existência da empresa em 1940.
(Correio da Manhã, 13/10/1940) |
Até 1942, temos certeza
das linhas S-42 – Bangu x Largo do Mendanha, que se
transformou em Bangu x Guandu, em operação em 1943, pela Esperança.
Daí em diante não
conseguimos mais detalhes sobre ela, mas a linha acima citada foi operada pela
Viação Mendanha até ser extinta em 1951.
[Informações
adicionais: DOUs DF.]
[Pesquisa de
Eduardo Cunha e Claudio Falcão]
Sensacional matéria, Cunha!!!! Só pondero quanto ao nº da linha que era S-43. Onde você identificou como sendo S-42? Veja na sua citação. Abraço do Prazs!
ResponderExcluirPrazs, prazer em "vê-lo". Tenho como S-43, desde 38 até 43. Quanto a S-42, era Realengo x Fazenda Bananal, operada pela São José. Grato e um abraço.
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