domingo, 13 de julho de 2014

Viação Esperança

Na presença do Inspetor de Concessões da Prefeitura do Distrito Federal, os Srs. Arnaldo Meirelles e José Augusto Macedo, proprietários da firma “Meirelles & Macedo” assinaram o Termo de Obrigação em 18 de abril de 1931, para exploração da linha de auto-lotações, entre Realengo x Largo do Mendanha, com o nome fantasia Viação Esperança.

Esta linha obedecia ao seguinte itinerário: Estação de Realengo, Estrada Rio-São Paulo, Estrada Real de Santa Cruz, Rua Coronel Tamarindo, Estrada do Engenho, Estrada do Retiro até o Largo do Mendanha, obedecendo na volta os mesmos logradouros.

Era dividida nas seguintes seções: de Realengo a Bangu, R$ 400 (quatrocentos réis); de Bangu ao Largo do Pivu, R$ 200 (duzentos réis) e do Largo do Pivu ao Largo do Mendanha, R$ 200 (duzentos réis).

(Jornal do Brasil, 22/08/1931)

Conforme negociação iniciada em 1934 foi concretizada a transferência da empresa para Oscar Dias em 1935.

(Jornal do Brasil, 14/11/1934)

(Jornal do Brasil, 29/09/1935)

Na matéria a seguir, comprovamos a operação da empresa, ainda com o mesmo proprietário.  

(Jornal do Brasil, 14/10/1937)

Através de multa aplicada, comprovamos a existência da empresa em 1940.

(Correio da Manhã, 13/10/1940)

Até 1942, temos certeza das linhas S-42 Bangu x Largo do Mendanha, que se transformou em Bangu x Guandu, em operação em 1943, pela Esperança.

Daí em diante não conseguimos mais detalhes sobre ela, mas a linha acima citada foi operada pela Viação Mendanha até ser extinta em 1951.


[Informações adicionais: DOUs DF.]

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]

2 comentários:

  1. Sensacional matéria, Cunha!!!! Só pondero quanto ao nº da linha que era S-43. Onde você identificou como sendo S-42? Veja na sua citação. Abraço do Prazs!

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    1. Prazs, prazer em "vê-lo". Tenho como S-43, desde 38 até 43. Quanto a S-42, era Realengo x Fazenda Bananal, operada pela São José. Grato e um abraço.

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