domingo, 20 de julho de 2014

Rio Auto Viação

Encontramos uma primeira referência à Rio Auto Viação através de um despacho administrativo publicado na edição do ‘Jornal do Brasil’ de 14 de outubro de 1926.

Já em 11 de maio de 1927, o mesmo periódico divulgava um novo despacho, desta vez do Prefeito do então Distrito Federal, autorizando o tráfego de dois veículos da empresa, já inspecionados, “devendo os restantes obedecerem ao exigido pela inspectoria”.

Porém somente a 26 de maio de 1927, o Sr. Raul Pestana de Aguiar, representante da Rio Auto Viação, firmava um termo de obrigação junto à Inspetoria de Contratos e Concessões da Prefeitura do Distrito Federal, comprometendo-se a estabelecer um serviço regular de transporte de passageiros por meio de “omnibus-automóveis”, entre o Palácio Monroe e a Estação Barão de Mauá (referência: Jornal do Brasil, 05/06/1927).

Era este o itinerário da linha: Palácio Monroe, Av. Rio Branco, Rua Marechal Floriano, Rua Senador Eusébio e Estação Barão de Mauá. A volta se fazia pela Rua Visconde de Itaúna em vez de Senador Eusébio.

Tinha duas seções: 1ª – Monroe à Rua Camerino, $200 (duzentos réis) e 2ª – Rua Camerino à Estação Barão de Mauá, $200 (duzentos réis).

Na mesma edição do JB, também era publicado o termo de cessão e transferência, datado de 2 de junho de 1927, em que era cedida pelo Dr. Raul Pestana de Aguiar à firma Araújo & Aguiar, com escritório à Rua Visconde de Itaúna, nº 405, a concessão que possuía.

Como curiosidade, podemos informar que o Dr. Raul Pestana de Aguiar era delegado de polícia (referências: Jornal do Brasil, 06 e 07/12/1927).

Nas edições do mesmo periódico, datadas de 14 de dezembro de 1928, 4 de janeiro de 1929 e 18 de janeiro de 1929, eram noticiadas infrações atribuídas à S.A. Rio Auto Viação, estabelecida com garagem e oficina à Av. Suburbana, nº 737.

E de acordo com os livros ‘Guerra de Posições na Metrópole’ e Noronha Santos – Prefeitura do Distrito Federal, a empresa Rio Auto Viação operou até 1931.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

Nenhum comentário:

Postar um comentário