Imigrante alemão,
nascido em Hamburgo, Francisco Vilmar fixou-se no Rio de Janeiro, e aqui tornou-se
um empresário, em vários negócios.
Seu mais importante
artigo foi a parte mecânica, onde montou uma empresa na Rua dos Beneditinos, nº
1, no Centro, com a revenda de automóveis da marca Phaenomobil, conforme
comprovam os próximos recortes.
(Revista 'Careta', 15/02/1913) |
(Revista 'Careta', 15/03/1913) |
Posteriormente,
expandiu seu negócio comercial, envolvendo caminhões e auto-ônibus Ehrhardt, o
que futuramente iria lhe facilitar a concessão para exploração de uma linha
urbana.
(Revista 'Careta', 19/04/1913) |
Conforme vantagens
concedidas pelo decreto 627, lavrou-se na Diretoria Geral de Obras e Viação da
Prefeitura do Distrito Federal, a 26 de junho de 1913, o termo de contrato com
Francisco Vilmar, para o transporte de passageiros por meio de auto-ônibus.
A primeira linha
inaugurada foi Avenida x Praça Tiradentes. O ponto inicial ficava na Avenida
esquina com Rua dos Beneditinos.
O itinerário era
Avenida até a Rua Santo Antonio, desta à Rua 13 de Maio, largo e rua da Carioca
até a Praça Tiradentes, do lado do Teatro São Pedro, fazendo ponto final em
frente ao antigo prédio do Ministério do Interior. Retornavam pelo outro lado
da Praça Tiradentes, Rua da Carioca, Largo da Carioca, Rua 13 de Maio, Rua
Santo Antonio, percorrendo a Avenida e a Rua Municipal,
até a Rua Beneditinos.
(Fonte:
Livro da Prefeitura do Distrito Federal, de 1934)
(Livro '100 Anos dos Transportes no Rio de Janeiro') |
Temos conhecimento que a empresa circulou até 1915 e depois nada mais sabemos sobre a mesma, devido ao falecimento do seu proprietário.
(Fonte:
Site MILBUS)
[Pesquisa
de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]
Espetacular.... Sem mais....
ResponderExcluirValeu Prazs, pelo elogio a pequena história.
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