Conforme
informações colhidas em publicações oficiais, a Viação Universal Auto Ônibus
Ltda. começou suas atividades em 1946, com as linhas 74 – Cascadura x Lapa e
S-15 – Cascadura x Freguesia.
Adiante
mostramos um recorte, no qual é noticiado um atentado contra um motorista da
empresa, em setembro de 1947.
(Diário Carioca, 05/09/1947) |
E em setembro de
1948, eram anunciados no diário ‘A Noite’, os trajetos das seguintes linhas exploradas
pela Universal, a serem implementados a partir do dia 13 daquele mês:
Linha 74 –
Cascadura x Lapa – itinerário: Ida – Cascadura, Nerval de Gouvêa, Elias da
Silva, Piedade, Assis Carneiro, Clarimundo de Melo, Av. Amaro Cavalcanti,
Engenho de Dentro, Adolfo Bergamini, Dias da Cruz, Méier, Vinte e Quatro de
Maio, Barão de Bom Retiro, José do Patrocínio, Barão de Mesquita, Uruguai,
Conde de Bonfim, Saenz Peña, Haddock Lobo, Campos Sales, Mariz e Barros, Av.
Presidente Vargas, Av. Rio Branco, Passeio Público e Rua do Passeio. Volta: O
mesmo trajeto, porém por Praça Paris, Av. Treze de Maio, Largo da Carioca,
Uruguaiana, etc.
Linha 76 –
Madureira x Saenz Peña – itinerário: Estrada Marechal Rangel, ruas Carolina
Machado, Maria Freitas, Carvalho de Souza, Av. Suburbana, ruas Bernardino de
Campos, Goiás, Amaro Cavalcanti, Adolfo Bergamini, Dias da Cruz, Méier, Vinte e
Quatro de Maio, ruas Méier, Hermengarda, Lins de Vasconcelos, Cabuçu, Dona
Romana, Barão de Bom Retiro, José do Patrocínio, Visconde de Santa Isabel,
Praça Sete (Barão de Drummond), Av. Vinte e Oito de Setembro, ruas Pereira
Nunes, Barão de Mesquita, General Roca e Praça Saenz Peña.
Linha S-15 –
Cascadura x Freguesia – itinerário: Cascadura, Coronel Rangel, Cândido Benício,
Geremário Dantas, Freguesia, e vice-versa.
(A Noite, 11/09/1948) |
Poucos dias
depois, o periódico ‘Diário da Noite’ publicava matéria de página inteira,
fartamente ilustrada, dando conta do reaparelhamento da frota da empresa, bem
como da confirmação do trajeto das mencionadas linhas.
Verifica-se que
os vinte e dois novos ônibus postos em circulação pela Universal – nas cores
grená e creme – tinham carrocerias CAIO
(Companhia Americana Industrial de Ônibus) e chassis Volvo, com capacidade para trinta e nove passageiros sentados e
trinta em pé.
A sede da
empresa localizava-se à Rua Garcia Pires, nº 4 – Quintino, sendo seus dirigentes
e proprietários os srs. Alberto Rodrigues, Mário Rodrigues e Carlos Chaves.
(Diário da Noite, 15/09/1948) |
Segue imagem de
ficha utilizada na década de 40.
O mesmo
periódico, em novembro daquele ano, exibia um pequeno ‘cartão de propaganda’,
no qual eram confirmadas as linhas exploradas pela empresa, bem como o seu
endereço, informando ainda o número da sua linha telefônica: 29-8863.
(Diário da Noite, 01/11/1948) |
Já em março do
ano seguinte, eram divulgadas na imprensa alterações nos itinerários das linhas
76 e 74, a saber:
Linha 76 –
Madureira x Saenz Peña – Ruas Carolina Machado, Largo de Cascadura, Av. Vinte e
Nove de Outubro, Largo da Abolição, Av. Vinte e Nove de Outubro, Largo dos Pilares,
Av. Vinte e Nove de Outubro, Rua José Bonifácio, Rua Arquias Cordeiro, Praça do
Engenho Novo, Rua Souza Barros, Rua Silva Freire, Rua Vinte e Quatro de Maio,
Rua Barão de Bom Retiro, Rua José do Patrocínio, Rua Visconde de Santa Isabel,
Praça Barão de Drummond, Av. Vinte e Oito de Setembro, Largo do Maracanã, Rua
São Francisco Xavier, Rua Almirante Cochrane e Praça Saenz Peña, sendo na volta
mantido o mesmo itinerário.
Linha 74 –
Cascadura x Lapa – itinerário: não mais entraria na Rua Campos Sales, tanto na
ida quanto na volta, não mais passando pela Praça da Bandeira, trafegando então
pela Rua Haddock Lobo, Rua Machado Coelho, Av.Presidente Vargas, etc.,
obedecendo na volta ao mesmo percurso.
(A Noite, 10/03/1949) |
(A Noite, 11/03/1949) |
Modelo de ônibus
utilizado pela Universal, ainda na linha de montagem na Carbrasa.
Ônibus da linha 74 - Lapa x Cascadura - década de 50 |
No recorte a
seguir, verifica-se um acidente ocorrido em julho de 1951 com um carro da linha
Cascadura x Lapa, na Rua Barão de Bom Retiro.
(A Noite, 19/07/1951) |
Ainda naquele
mês, um pool de empresas, dentre elas
a Universal, mandava publicar um anúncio, congratulando-se com o periódico ‘A
Noite’ pela passagem de seu 40º aniversário.
(A Noite, 31/07/1951) |
Observa-se pela
pequena nota adiante, de novembro de 1952, que a situação já não se mostrava
boa para a empresa, pois o pedido de sua concordata preventiva era deferido
pelo juiz da 16ª Vara Cível. Aqui são informados seus endereços, pois, além da
Rua Garcia Pires, aparece a Rua Nerval de Gouvêa, nº 189, 189-A e 193.
(Correio da Manhã, 07/11/1952) |
Duas imagens do
mesmo acidente de um ônibus contra um bonde, em 1953.
(Diário da Noite, 10/02/1953) |
Em julho de 1955,
era noticiada uma extensão no percurso da linha 74 – Lapa x Cascadura, que a
partir do final do mês anterior passara a circular até a Praça Barão da Taquara
(Praça Seca), bem como a majoração de 1 (um) cruzeiro em sua tarifa.
(Diário de Notícias, 01/07/1955) |
Tal majoração
causou uma incoerência nas tarifas dessa linha, pelo motivo que a seção Méier x
Lapa, mantida no novo percurso, também passou por um aumento de 1 (um)
cruzeiro, como pode ser comprovado pelo recorte a seguir, o que, aparentemente,
não deveria ter ocorrido.
(Correio da Manhã, 04/09/1955) |
Segue imagem de ficha utilizada na década de 50.
E em agosto de
1956, verifica-se um leilão judicial da massa falida da Viação Universal.
(Correio da Manhã, 05/08/1956) |
Sanduíche
Universal!!! O pobre coitado do ônibus da linha 74 ficou encaixado entre um
bonde e um outro ônibus, este da linha S-6 – Méier x Cascadura, da Viação Estrela
de Prata.
Acidente entre ônibus das linhas S-6 e 74 e um bonde - 1956 |
Apesar de em
agosto de 1956 ter sido anunciado um leilão da massa falida, podemos notar,
pelo recorte a seguir, que, pelo menos até julho de 1963, prosseguiu o processo
de falência da empresa. E sabemos que, até 1964, a mesma operou a linha 258,
antiga 74.
(Correio da Manhã, 31/07/1963) |
Linhas
exploradas pela Viação Universal:
→ 1946 e 1947 –
Linha 74, Cascadura x Saenz Peña (em conjunto com a Viação Cruz de Malta).
→ 1947 a 1953 –
Linha 74, Cascadura x Lapa; em 1954, Lapa x Saenz Peña; e em 1955, Lapa x Praça
Seca (dividida com as viações Moderna, Mercedes ou Arcoense).
→ 1948 e 1949 –
Linha 76, Praça Saenz Peña x Madureira (depois passou para a Viação Suburbana).
→ 1964 – Linha
258, Lapa x Cascadura (depois passou para a Viação Arcoense).
→ 1946 a 1948 –
Linha S-15, Cascadura x Freguesia (depois passou para a Viação Jacarepaguá).
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
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