Diab, Irmão e
Cia. era o nome da firma que detinha a concessão das linhas operadas pela Auto
Viação Maracanã. Essa concessão foi obtida a 16 de junho de 1926, quando foi
aprovado o termo de obrigação assinado pelo seu representante, Jorge
Abdelmassih Diab, junto à Diretoria Geral de Obras e Viação da Prefeitura do
então Distrito Federal (1).
A primeira linha
operada pela Maracanã era a que ligava a Muda da Tijuca ao Leme, subdividida em
cinco seções: Muda-Rua Afonso Pena (400 réis), Afonso Pena-Camerino (400 réis),
Camerino-Almirante Barroso (200 réis), Almirante Barroso-Pavilhão Mourisco (400
réis) e Pavilhão Mourisco-Leme (400 réis) ou vice-versa (1) e (2). A 26 de junho
de 1926 a referida linha foi inaugurada (2).
(A Manhã, 26/06/1926) |
A seguir a
empresa passou também a operar a linha Praça da Bandeira-Lapa, cuja extensão
foi ampliada até a Praça Mauá a partir de 7 de abril de 1927, com as seguintes
seções: Praça da Bandeira-Praça 11 de Junho (200 réis), Praça 11-Lapa (200
réis) e Lapa-Praça Mauá (200 réis) ou vice-versa (3) e (4).
(Jornal do Brasil, 07/04/1927) |
E em 9 de
outubro de 1927 a Maracanã inaugurou a linha Uruguai-Monroe, em seções de 200
réis nos seguintes pontos: Praça Saenz Peña, Afonso Pena, Machado Coelho,
Camerino e Monroe (5).
(Correio da Manhã, 09/10/1927) |
O endereço de
suas oficinas em novembro-dezembro/1927 era Rua Dr. Ferreira Pontes, 152 –
Andaraí (6). E em
agosto/1928 sua garagem localizava-se à Rua Uruguai (7).
Consta que as
operações da Auto Viação Maracanã duraram até o ano de 1931.
Referências:
(1) – Jornal do
Brasil, 17/06/1926
(2) – A Manhã,
26/06/1926
(3) – A Noite, 06/04/1927
(4) – Jornal do
Brasil, 07/04/1927
(5) – Correio da
Manhã, 09/10/1927
(6) – Jornal do
Brasil, 26/11, 29/11, 30/11, 02/12 e 04/12/1927
(7) – A Noite, 09/08/1928
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Só tenho a agradecer a partilha deste rico acervo!!!!!!
ResponderExcluirDá mesma forma como você nos proporciona em seu FB. É assim que criamos um grupo forte. Abraços, Eduardo.
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