domingo, 15 de dezembro de 2013

Auto Viação Ypiranga

Guerrera Cosentino & Cia. Ltda. foi a denominação social da Auto Viação Ypiranga, que iniciou suas atividades em 17 de junho de 1927, junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do Distrito Federal, para operar a linha Praça 7 de Março (Vila Isabel) x Palácio Monroe.

A linha seguia o itinerário: Praça 7 de Março, Av. 28 de Setembro, Rua São Francisco Xavier, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Boulevard São Christóvão, Avenida do Mangue, Rua Visconde de Itaúna, Praça da República (lado da Estrada de Ferro), Rua Marechal Floriano, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco e Palácio Monroe, sendo a volta feita pelo mesmo itinerário, passando no entanto pela Rua Senador Eusébio, ao invés de Visconde de Itaúna.

Suas passagens eram, na ida e na volta, de $200 (duzentos réis) para seções a cada 3.600 metros. A linha foi dividida em três seções: Praça 7 de Março à Rua Afonso Pena, $400 (quatrocentos réis), Rua Afonso Pena à Rua Camerino, $400 (quatrocentos réis) e Rua Camerino ao Palácio Monroe, $200 (duzentos réis), para ambos os lados.

(Jornal do Brasil, 21/06/1927)

Em 13 de dezembro de 1928, foi assinado um termo para substituição da linha Mauá x Igrejinha pela linha Monroe x Tijuca.

Tinha o seguinte itinerário: Palácio Monroe, Avenida Presidente Vargas, Rua Visconde de Inhaúma, Rua Marechal Floriano, Praça da República (Quartel General e Estrada de Ferro), Rua Senador Eusébio, Rua Machado Coelho, Rua Haddock Lobo, Rua Conde de Bonfim até a Muda, onde era o ponto terminal. Para a volta era respeitado o mesmo itinerário, sendo substituída a Rua Senador Eusébio por Rua Visconde de Itaúna.

A linha foi dividida em cinco seções, sendo: do Monroe à Rua Camerino, $200 (duzentos réis), da Rua Camerino à Rua Machado Coelho, $200 (duzentos réis), de Machado Coelho à Rua Affonso Penna, $200 (duzentos réis), de Affonso Penna à Saenz Peña, $200 (duzentos réis) e de Saenz Peña à Muda, $200 (duzentos réis), sendo os “directos” cobrados à razão de 1$000 (mil réis).

(Jornal do Brasil, 18/12/1928)

A empresa operou até 1928, quando foi comprada pela Auto Omnibus S/A (informação do site MILBUS).

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]   

4 comentários:

  1. Obrigado Prazs e continue nos dando apoio.

    ResponderExcluir
  2. Em algum lugar li que ela foi adquirida pela Viação Excelsior!

    ResponderExcluir
  3. Edmilso, recentemente é que descobri que a Excelsior e a Auto Ômnibus não diferenciavam seus ônibus externamente por cores nem no nome da empresa escrito no disco. Não sei a razão. Mas tenho um livro da PDF que fala muito da Light e mostra toda a estrutura organizacional das duas empresas e quais outras empresas elas adquiriram e juntaram as suas frotas. Nesse "organograma" aparece a Ypiranga como sendo adquirida pela Auto Ômnibus e não pela Excelsior. Outra coisa curiosa, é que as garagens delas eram de cada uma e não delas duas, apesar de carros de uma, garageram nas garagens da outra. A tão decantada garagem da Excelsior na Tijuca, na Heitor Beltrão, era da Auto Ômnibus. Abraços e apareça mais.

    ResponderExcluir