A Viação
Guanabara, pertencente à firma individual de Walter Gomes Macedo, iniciou suas
atividades em 11 de março de 1927 quando obteve concessão da Prefeitura
Municipal para explorar a linha Largo da Cancella x Palácio Monroe.
A linha seguiria
o seguinte itinerário: Largo da Cancella, Rua São Luiz Gonzaga, Praça Marechal
Deodoro, Rua Figueira de Mello, Rua São Christóvão, Praça da Bandeira, Av.
Lauro Müller, Rua Visconde de Itaúna, Praça da República, Rua Marechal
Floriano, Av. Rio Branco e Palácio Monroe.
Nessa linha foram estabelecidas quatro seções: do Largo da Cancella à Av. Pedro Ivo; da Av. Pedro Ivo até a Rua Machado Coelho; da Machado Coelho à Camerino; e da Camerino ao Palácio Monroe.
(Jornal do Brasil, 23/04/1927) |
Em 19 de agosto
de 1927 a firma individual recebia dois novos sócios, os quais junto com Walter
Gomes Macedo passam a constituir a então Viação Guanabara S/A.
(Jornal do Brasil, 26/08/1927) |
Em 1º de abril
de 1928, expandia seus horizontes, operando a linha Meyer x Monroe.
Obedeceria ao itinerário:
Palácio Monroe, Av. Rio Branco, Rua Visconde de Itaúna, Rua Marechal Floriano,
Praça da República, Rua Senador Eusébio, Rua Francisco Bicalho, Rua Mariz e
Barros, Rua São Francisco Xavier, Rua 24
de Maio, Rua Silva Freire, Rua Arquias Cordeiro e Meyer.
Suas seções: do
Monroe até a Rua Camerino, $200 (duzentos réis); da Camerino à Rua Machado
Coelho, $200 (duzentos réis); da Machado Coelho à Affonso Penna, $200 (duzentos
réis); da Affonso Penna à Rua D. Zulmira, $200 (duzentos réis); da D. Zulmira à
Estação São Francisco Xavier, $200 (duzentos réis); da Estação São Francisco
Xavier à Estação de Sampaio, $200 (duzentos réis); e da Estação de Sampaio à
Estação do Meyer, $200 (duzentos réis), com direta a 1$200 (mil e duzentos
réis).
(A Noite, 31/03/1928) |
(Jornal do Brasil, 27/04/1928) |
Em fevereiro de
1929 a empresa tinha como endereço a Rua Duque de Caxias, nº 9.
Já em 1932, a
empresa sofre uma troca de propriedade e de razão social para Moreira, Polônia
& Sencadas (Reynaldo Moreira, José da Silva Sencadas e Joaquim Polônia).
Referência: Jornal do Brasil, 14/06/1932.
Ônibus da Viação Guanabara - 1932 |
Ônibus Monroe x Penha - Viação Guanabara (A Noite, 10/10/1936) |
Em 1936, a
empresa passa por mais uma troca de razão social, desta vez para Chaves, Filho
& Sencadas. A sede da empresa era à Rua Ibiapina, nº 31 e a garagem e
oficinas à Estrada Braz de Pina, nº 68 (referência: Jornal do Brasil,
12/08/1936).
A linha pioneira
Largo da Cancela x Palácio Monroe, foi posteriormente ampliada, tornando-se a
19 – Penha x Monroe, operada em coparticipação pelas empresas Guanabara,
Selecta e Progresso. Representantes dessas mesmas três empresas assinaram em 28
de dezembro de 1937, um termo de Transferência e Unificação, no qual
transformam-se na Viação Penha Ltda., que determina a manutenção da operação
das linhas exploradas pelas três empresas, que são as futuras 36 – Monroe x
Penha, via Rua Bela, depois Rua Allegria; 37 – Monroe x Penha, via Rua São Luis
Gonzaga, depois via Largo da Cancella; e 38 – Monroe x Praça do Carmo.
(Jornal do Brasil, 28/12/1937) |
Informações
adicionais:
1 – Prefeitura
do Distrito Federal (1934)
2 – Guia Oficial
do Tráfego (1934).
[Pesquisa de Eduardo
Cunha e Claudio Falcão]
Excelente aula sobre a ancestral Viação Guanabara, parabéns Cunha e Falcão. A história agradece.....................
ResponderExcluirNós é que agradecemos a tua participação bem como a de todos os demais que nos visitam.. É uma satisfação poder contar a história daquilo que gostamos e ter a resposta de vocês. Grato e continuem nos incentivando.
ExcluirSENSACIONAL!!!!
ResponderExcluirValeu Eduardo Cunha por mais este Blog sobre a história das empresas cariocas.
Presente de Natal para os apaixonados pelo assunto, Parabéns!
Emilson, grato pela visita e comentário. Estava sentindo tua ausência. É muito bom recebermos esse carinho de vocês. Mais postagens virão. Abraços.
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