domingo, 8 de dezembro de 2013

Motor Viação

A empresa Motor Viação (Barretto & Santos) começou suas operações após a concessão permitida pela Prefeitura do Distrito Federal, em 29 de março de 1927, para a linha Praça Marechal Deodoro x Praça Mauá.

Obedecia ao seguinte itinerário: Praça Marechal Deodoro, Rua Figueira de Mello, Rua São Christóvão, Praça da Bandeira, Av. Lauro Müller, Rua Visconde de Itaúna, Praça Onze de Junho, Rua Sant’Anna, Av. Mem de Sá, Largo da Lapa, Rua Teixeira de Freitas, Av. Beira Mar, Av. Rio Branco e Praça Mauá.

Suas seções foram divididas em: da Praça Mal. Deodoro até a Av. Pedro Ivo, $200 (duzentos réis), da Av. Pedro Ivo à Praça Onze de Junho, $200 (duzentos réis), da Praça Onze de Junho até o Largo da Lapa, $200 (duzentos réis) e do Largo da Lapa até a Praça Mauá, $200 (duzentos réis).

(Jornal do Brasil, 29/03/1927)

(Revista 'Vida Doméstica', abril/1927)

(Jornal do Brasil, 21/06/1927)

Essa linha posteriormente teria sua terminologia mudada para Campo de São Chistóvão x Praça Mauá.

(Revista 'Vida Doméstica', abril/1927)

Em 16 de junho de 1927 obtém concessão para exploração da linha Praça Mauá x General Polydoro.

Seu itinerário era: Praça Mauá, Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, Rua Almirante Tamandaré, Rua do Cattete, Largo José de Alencar, Rua Marquês de Abrantes, Av. Beira Mar, Rua General Polydoro e Rua Real Grandeza.

Teve as seguintes seções: da Praça Mauá ao Largo José de Alencar, $400 (quatrocentos réis), do Largo José de Alencar ao Pavilhão Mourisco, $200 (duzentos réis) e do Pavilhão Mourisco à Rua Real Grandeza, $200 (duzentos réis).

(Jornal do Brasil, 21/06/1927)

(Revista 'Vida Doméstica', julho/1927)

Como é normal, reclamação por parte dos usuários é o que não falta, como comprovamos a seguir.

(Jornal do Brasil, 24/06/1927)

Em 27 de setembro de 1927 a sociedade termina, e a empresa Barretto & Santos torna-se Thomaz Santos.

(Correio da Manhã, 27/09/1927)

A segunda concessão foi progressivamente, durante o tempo, sendo prolongada, assim como Praça Mauá x Largo do Machado, Praça Mauá x Pavilhão Mourisco, Praça Mauá x Praça Serzedelo Corrêa (Copacabana).

Essa linha tinha o seguinte itinerário: Praça Mauá, Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, Av. Oswaldo Cruz, Av. Beira-Mar, Rua Marquês de Olinda, Rua Bambina, Rua São Clemente, Rua Real Grandeza, Túnel Alaor Prata, Rua Barroso e Praça Serzedelo Corrêa.

Era composta de duas seções: Praça Mauá à Real Grandeza, &800 (oitocentos réis) e General Polidoro à Praça Serzedelo Corrêa, $200 (duzentos réis).

(Jornal do Brasil, 11/02/1928)

(Jornal do Brasil, 21/04/1928)

Em abril de 1928 a concessão da linha foi transferida à Studebaker do Brasil S/A, porém mantendo o nome fantasia Motor Viação.

(Jornal do Brasil, 29/04/1928)

Continuando sua linha de trocas de pontos finais, a linha Praça Mauá x Copacabana foi substituída para Praça Mauá x General Polidoro, em junho/1928.

Seu itinerário era: Praça Mauá, Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, Av. Oswaldo Cruz, Av. Beira-Mar, Pavilhão Mourisco, Rua da Passagem, Rua General Polydoro e Rua Real Grandeza até o Túnel Alaor Prata, onde fazia ponto terminal ao lado do Cemitério São João Batista.

A linha teve uma única seção direta, no valor de $400 (quatrocentos réis), porém podendo ser cobradas duas seções intermediárias entre o Pavilhão Mourisco e o Túnel Alaor Prata, na ida e Palácio Monroe e a Praça Mauá, na volta, ambas no valor de $200 (duzentos réis).

(Jornal do Brasil, 15/06/1928)

Para efeitos de esclarecimento, a firma citada como sendo a sucessora, Studebaker do Brasil S/A, era, como pode ser visto no recorte a seguir, uma empresa internacional fabricante de automóveis e também de caminhões (chassis provavelmente utilizados na fabricação de ônibus), que manteve no Brasil uma subsidiária, que os importava e vendia localmente. Esta subsidiária teve sua liquidação em 15 de novembro de 1933.

(A Noite, 08/01/1921)

Não temos absoluta certeza, mas a empresa Motor Viação deve ter encerrado suas atividades em torno de 1930.

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]  

2 comentários:

  1. Simplesmente, pesquisa cultural!!!! Parabéns!!!!!

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  2. Grato mais uma vez. Mesmo que se transcreva texto pelo menos houve o tempo gasto na pesquisa, montagem e edição/publicação.

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