Antes mesmo da
assinatura do termo inicial de obrigações da Viação Primavera, o periódico ‘A
Batalha’ já anunciava, para 25 de junho de 1933, a “inauguração” da empresa,
com a linha Cascadura x Saenz Peña. Os ônibus sairiam de sua garagem, à Av.
Amaro Cavalcanti, nº 167, e passariam pela Av. Suburbana e Boulevard 28 de
Setembro.
(A Batalha, 25/06/1933) |
Dois dias
depois, nova matéria do mesmo periódico dava mais detalhes sobre a mencionada
inauguração.
(A Batalha, 27/06/1933) |
No entanto,
somente a 1º de agosto do mesmo ano, o termo de obrigações era assinado pelos
srs. Américo Duarte da Cruz e João Lopes da Silva Campos, representantes da
firma Cruz, Campos Ltda., proprietária da Viação Primavera, junto à Inspetoria
de Concessões da PDF. Na ocasião, era informado que a sede da empresa
localizava-se à Rua Guajuvira, nº 46 – Marechal Hermes.
Linha: Praça
Saenz Peña x Cascadura.
Itinerário:
Praça Saenz Peña, Rua General Roca, Rua Pereira Nunes, Av. Vinte e Oito de
Setembro, Rua Visconde de Santa Isabel, Rua Barão do Bom Retiro, Rua Vinte e
Quatro de Maio, Rua Dias da Cruz, Rua Magalhães Couto, Rua Adriano, Av. Amaro
Cavalcanti, passagem inferior de Encantado, Rua Goiás, Rua Vital e Av. Suburbana,
até a Estação de Cascadura.
Seções: Praça
Saenz Peña à Av. Vinte e Oito de Setembro (canto da Rua Rufino de Almeida),
$200 (duzentos réis); daí à Rua Visconde de Santa Isabel, $200 (duzentos réis);
desta ao Méier, $200 (duzentos réis); do Méier ao Engenho de Dentro, $200
(duzentos réis); do Engenho de Dentro a Piedade, $200 (duzentos réis) e da
Piedade a Cascadura, $200 (duzentos réis).
(Jornal do Brasil, 03/08/1933) |
Cinco meses
depois, a 4 de janeiro de 1934, os representantes da firma Cruz, Campos Ltda.
transferiam, através de um termo aditivo assinado junto à Inspetoria de
Concessões da PDF, a Viação Primavera para uma nova firma, Viação Primavera
Ltda., esta representada por seu sócio-gerente Eduardo Alberto Simões.
(Jornal do Brasil, 07/01/1934) |
Mais sete meses
se passaram, e a 9 de agosto de 1935 era assinado um termo de transferência de
obrigações, através do qual a empresa era “cedida e transferida” a um novo
proprietário, José Joaquim de Brito (fonte: Jornal do Brasil, 10 e 11/08/1935).
Já a 31 de maio
de 1937, assinava-se um termo de transferência e unificação, pelo qual a Viação
Cruz de Malta e a Viação América eram transferidas para o Sr. José Joaquim de
Brito, proprietário da Viação Primavera, e as três empresas eram incorporadas
em uma só, com a denominação de Viação Cruz de Malta (leia também em http://rionibusantigo.blogspot.com.br/search/label/Via%C3%A7%C3%A3o%20Cruz%20de%20Malta).
(Jornal do Brasil, 15/06/1937) |
Parabéns pelo blog, sempre é bom ressaltar a história.Jose Rodrigues
ResponderExcluirJosé Rodrigues grato pelo seu primeiro comentário no blog, foi um prazer recebê-lo. Nosso objetivo é registrar todas as empresas que existiram na cidade do Rio de Janeiro, mesmo que seja em um único parágrafo. Sua participação foi muito bem vinda e se quiser torne-se um seguidor. Volte sempre.
ExcluirExcelente. Existiram as linhas 74, 75 e 76, todas Saens Peña x Cascadura, sendo que só a 76 permaneceu e depois mudou para S-76 sendo depois esticada para Mal.Hermes e hoje é a 638 que conhecemos.
ResponderExcluir(Emilson França)
Emilson, estamos revirando os anos 30 e descobrindo as linhas modernas em novas versões. Nada se cria tudo se copia, é o antigo ditado sendo comprovado. Eu vou lhe dizer, estou bobo de tantas descobertas que eu mesmo fiz. Bem que dizem que, quem procura encontra, ainda bem que são boas coisas. Não perca a próxima de domingo, mais segredos serão revelados, prepare sua planilha. Volte sempre.
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