domingo, 1 de março de 2015

Viação Primavera

Antes mesmo da assinatura do termo inicial de obrigações da Viação Primavera, o periódico ‘A Batalha’ já anunciava, para 25 de junho de 1933, a “inauguração” da empresa, com a linha Cascadura x Saenz Peña. Os ônibus sairiam de sua garagem, à Av. Amaro Cavalcanti, nº 167, e passariam pela Av. Suburbana e Boulevard 28 de Setembro.

(A Batalha, 25/06/1933)

Dois dias depois, nova matéria do mesmo periódico dava mais detalhes sobre a mencionada inauguração.

(A Batalha, 27/06/1933)

No entanto, somente a 1º de agosto do mesmo ano, o termo de obrigações era assinado pelos srs. Américo Duarte da Cruz e João Lopes da Silva Campos, representantes da firma Cruz, Campos Ltda., proprietária da Viação Primavera, junto à Inspetoria de Concessões da PDF. Na ocasião, era informado que a sede da empresa localizava-se à Rua Guajuvira, nº 46 – Marechal Hermes.

Linha: Praça Saenz Peña x Cascadura.

Itinerário: Praça Saenz Peña, Rua General Roca, Rua Pereira Nunes, Av. Vinte e Oito de Setembro, Rua Visconde de Santa Isabel, Rua Barão do Bom Retiro, Rua Vinte e Quatro de Maio, Rua Dias da Cruz, Rua Magalhães Couto, Rua Adriano, Av. Amaro Cavalcanti, passagem inferior de Encantado, Rua Goiás, Rua Vital e Av. Suburbana, até a Estação de Cascadura.

Seções: Praça Saenz Peña à Av. Vinte e Oito de Setembro (canto da Rua Rufino de Almeida), $200 (duzentos réis); daí à Rua Visconde de Santa Isabel, $200 (duzentos réis); desta ao Méier, $200 (duzentos réis); do Méier ao Engenho de Dentro, $200 (duzentos réis); do Engenho de Dentro a Piedade, $200 (duzentos réis) e da Piedade a Cascadura, $200 (duzentos réis).

(Jornal do Brasil, 03/08/1933)

Cinco meses depois, a 4 de janeiro de 1934, os representantes da firma Cruz, Campos Ltda. transferiam, através de um termo aditivo assinado junto à Inspetoria de Concessões da PDF, a Viação Primavera para uma nova firma, Viação Primavera Ltda., esta representada por seu sócio-gerente Eduardo Alberto Simões.

(Jornal do Brasil, 07/01/1934)

Mais sete meses se passaram, e a 9 de agosto de 1935 era assinado um termo de transferência de obrigações, através do qual a empresa era “cedida e transferida” a um novo proprietário, José Joaquim de Brito (fonte: Jornal do Brasil, 10 e 11/08/1935).

Já a 31 de maio de 1937, assinava-se um termo de transferência e unificação, pelo qual a Viação Cruz de Malta e a Viação América eram transferidas para o Sr. José Joaquim de Brito, proprietário da Viação Primavera, e as três empresas eram incorporadas em uma só, com a denominação de Viação Cruz de Malta (leia também em http://rionibusantigo.blogspot.com.br/search/label/Via%C3%A7%C3%A3o%20Cruz%20de%20Malta).

(Jornal do Brasil, 15/06/1937)

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, sempre é bom ressaltar a história.Jose Rodrigues

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    1. José Rodrigues grato pelo seu primeiro comentário no blog, foi um prazer recebê-lo. Nosso objetivo é registrar todas as empresas que existiram na cidade do Rio de Janeiro, mesmo que seja em um único parágrafo. Sua participação foi muito bem vinda e se quiser torne-se um seguidor. Volte sempre.

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  2. Excelente. Existiram as linhas 74, 75 e 76, todas Saens Peña x Cascadura, sendo que só a 76 permaneceu e depois mudou para S-76 sendo depois esticada para Mal.Hermes e hoje é a 638 que conhecemos.
    (Emilson França)

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  3. Emilson, estamos revirando os anos 30 e descobrindo as linhas modernas em novas versões. Nada se cria tudo se copia, é o antigo ditado sendo comprovado. Eu vou lhe dizer, estou bobo de tantas descobertas que eu mesmo fiz. Bem que dizem que, quem procura encontra, ainda bem que são boas coisas. Não perca a próxima de domingo, mais segredos serão revelados, prepare sua planilha. Volte sempre.

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