domingo, 8 de março de 2015

Viação Oriental

A Viação Oriental, razão social Caldeira e Silva (Antônio Caldeira e Antônio Francisco da Silva), foi fundada em 03 de abril de 1933, e teve sua garagem na Rua Harmonia, nº 5 e 7, na Gamboa (atual Rua Pedro Ernesto).

Apesar disso, seu Termo Inicial de Obrigação só foi assinado em 23 de agosto de 1933, para a linha Caju-Retiro x Praça Marechal Floriano, futura linha 31, que foi estendida posteriormente até ao Monroe-Praça Tiradentes-Praça Independência e também R São Januário-Triagem.

E seu itinerário era: Retiro Saudoso, Ponta do Caju, Rua José Clemente, Rua Bela de São João, Campo de São Cristóvão, Rua Escobar, Rua Figueira de Melo, Rua Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho, Av. do Mangue, Rua Visconde de Itaúna (ida), Rua Senador Eusébio (volta), Praça da República, Av. Marechal Floriano, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco, Praça Marechal Floriano e vice-versa.

Com seções, do Retiro Saudoso ao Campo de São Cristóvão, $200 (duzentos réis); do Campo de São Cristóvão à Leopoldina, $200 (duzentos réis); da Leopoldina à Praça Marechal Floriano, $400 (quatrocentos réis). Havia uma intermediária, da Rua Camerino à Praça Marechal Floriano, $200 (duzentos réis) (1).

Já no ano seguinte, temos provavelmente o primeiro grande prejuízo da empresa, devido à colisão de um dos seus ônibus com um carro particular, como mostra o recorte.

(O Globo, 26/09/1934)

Agora mostramos um Termo de Transferência de Obrigações (27/12/1935), da linha São Januário x Monroe, da Viação Glória para a Viação Oriental. Essa era a linha 31, que foi expandida para Monroe-Praça Tiradentes.

Este era o itinerário: Rua São Januário, a partir da esquina da Rua Bonfim, Largo da Cancela, Rua São Luís Gonzaga, Campo de São Cristóvão, Rua Figueira de Melo, Rua Francisco Eugênio, Estação da Leopoldina, Av. do Mangue, Rua Visconde de Itaúna (ida), Rua Senador Eusébio (volta), Praça da República, Av. Marechal Floriano, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco e Monroe.

Suas seções foram: da Rua São Januário ao Largo da Cancela, $200 (duzentos réis); do Largo da Cancela à Leopoldina, $200 (duzentos réis); da Leopoldina ao Monroe, $400 (quatrocentos réis); e da Rua Camerino ao Monroe, $200 (duzentos réis), sendo a direta, $700 (setecentos réis) (2).

Agora em 1936, novo prejuízo para a empresa, visto que dois veículos bateram um no outro.

(Diário da Noite, 01/05/1936)

Temos um novo Termo Aditivo de Obrigações (02/09/1936), para a linha Monroe x São Januário, da Viação Oriental que agora passa a ter sua sede, garagem e oficinas à Rua General Gurjão, nº 82-A, no Caju.

Seu novo itinerário era: Monroe, Av. Rio Branco, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Marechal Floriano, Praça da República, Rua Senador Eusébio (ida), Rua Visconde de Itaúna (volta), Av. do Mangue, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Rua de São Cristóvão, Rua Figueira de Melo, Rua São Luís Gonzaga, Largo da Cancela, Rua São Januário, até a esquina de Bonfim.

E suas seções foram: do Monroe à Praça da Bandeira, $400 (quatrocentos réis); da Praça da Bandeira a São Januário, $300 (trezentos réis); e do Monroe à Rua Camerino, $200 (duzentos réis).

Nota: Continuava em vigor o termo inicial de obrigações, de 23/08/1933 (3).
Conforme citações, as duas linhas operadas e a numeração das linhas eram 30 – Monroe x São Januário e 31 – Monroe x Caju (4).

Em uma matéria elogiosa à empresa, vemos que a mesma mudou sua razão social para Viação Oriental Ltda.

(Diário Carioca, 18/07/1942)

A seguir, uma notificação da empresa aos seus usuários das linhas 30 e 31 – nesse ano já operando as linhas para a Praça Tiradentes –, devido ao problema de racionamento de gasolina, decorrente da guerra mundial.

A empresa aproveita o espaço para desejar Feliz Natal e Bom Ano.

(Diário Carioca, 25/12/1943)

Nesse ano de 1944, são licenciados pela PDF, três ônibus a óleo diesel (5).

Aqui temos uma notícia, fornecendo um endereço de garagem que acreditamos esteja errado: Rua Conde Bonfim, nº 248. Esse endereço fica próximo à esquina com a Rua Pareto, na Tijuca.

De qualquer forma, segue o recorte, para mais tarde voltarmos ao assunto.

(Diário da Noite, 26/10/1944)

Mais um recorte mostrando um acidente de um veículo da empresa, desta vez da linha 31.

(A Noite, 12/08/1947)

Em 1947, a linha 30 mantém seu ponto final na Praça Tiradentes (6).

Aqui temos uma informação sobre troca de itinerário de uma linha, que não sabemos quando começou e em qual linha original. Trata-se, amigos do hobby, da antecessora da linha Triagem x Leme da ETBL, é ela a 130 da Oriental, na linha 130 – Ramos x Copacabana.

Seu novo itinerário de ida – sem conhecermos o anterior –, passou a ser: Rua das Missões, Rua dos Barreiros, Av. Teixeira de Castro, Rua Cardoso de Morais, Praça das Nações, Rua Leopoldo Bulhões, Largo de Benfica, Rua São Luís Gonzaga, Largo da Cancela, Campo de São Cristóvão, Rua Figueira de Melo, Av. Pedro II, Av. Francisco Bicalho, Av. Presidente Vargas, Av. Rio Branco, Av. Beira Mar, Praias do Flamengo e de Botafogo, Rua da Passagem, Rua General Polidoro, Rua Real Grandeza, Túnel Alaor Prata, Rua Santa Clara, Av. Atlântica, Av. Francisco Otaviano, Av. Vieira Souto e Praia do Arpoador.

E o de volta, o mesmo trajeto até a Praia de Botafogo, Av. Rui Barbosa, Praia do Flamengo, Av. Beira Mar, Rua do Passeio, Largo da Carioca, Rua Uruguaiana e depois o mesmo trajeto da ida.

(Diário de Notícias, 14/01/1949)

Segue uma matéria sobre um acidente envolvendo dois ônibus, um da Oriental e outro da Victória, próximo ao Túnel Alaor Prata e ao Cemitério São João Batista.

(A Noite, 18/01/1949)

Apesar de a empresa ter ônibus novos, em outras linhas, as reclamações com relação aos veículos das linhas 30 e 31.

A expressão outras linhas faz parecer que a Oriental tinha mais, no mínimo, outra linha, além da 130.

(Correio da Manhã, 21/01/1949)

Nesse momento, voltamos ao assunto mencionado acima, sobre o endereço citando a garagem na Rua Conde Bonfim, nº 248. Acreditamos que o endereço correto seja o informado nas matérias referenciadas, que é em São Cristóvão.

Endereço: Rua Bonfim, nº 258 (7).

Mais reclamações dos usuários, dessa vez do Leme, com a supressão da linha Leme x Castelo, provavelmente substituída pela Leme x Olaria. Eis aí as outras linhas da empresa.

(Diário de Notícias, 23/08/1949)

Imagem de ficha utilizada na década de 40, pela empresa. Atentem para o telefone impresso na ficha.


A seguir, uma foto com um carro da linha 130, nessa época (1950) fazendo São Januário x Leme, não mais Ramos x Leme.


Imagens de três desastres envolvendo ônibus da Oriental, sendo que os dois primeiros com carros da linha 31 e, o terceiro, com um da linha 130.


(Ano: 1951)

(A Noite, 20/08/1951)

Pensam que naquela época não existia isso? Existiam sim, assaltos a ônibus. Veja esse carro que foi palco para o acontecimento. A década de 50 não começava bem para a empresa. Será que acabaria bem?

(Diário da Noite, 19/12/1951)

A próxima informação mostra-nos mais duas linhas servidas pela Oriental, e com certeza desconhecida de grande parte, se não é da maioria de nós. São elas a 90 – Candelária x Del Castilho e 93 – Candelária x Cascadura.

Porém a informação não mostra um bom atendimento à população e tão pouco um entrosamento do Departamento de Concessões, em corrigir os problemas relatados pelos usuários.

(Correio da Manhã, 01/05/1952)

Vejam a próxima matéria que reflete bem a situação.

(Correio da Manhã, 15/06/1952)

Através de um acidente mostrado no recorte que segue, descobrimos que tanto a Oriental, na linha 93 e a Santa Helena, na 28, passavam por Cavalcanti, onde ocorreu o desastre.

Interessante é que a linha atribuída ao Méier x Rocha Miranda, é 28, quando por ser linha suburbana devia ser S-28. Mas valeu a informação de mais uma linha. A S-28, até maio de 1951, pertencia à Suburbana e fazia Cascadura x Ricardo de Albuquerque, quando teve cassada a concessão.

(A Noite, 27/06/1952)

Aqui, mais um acidente da Oriental, na linha 31, dessa vez já ostentando o nome Praça da Independência, ao invés de Praça Tiradentes.

(O Globo, 19/11/1952)

Outra ficha, esta do começo da década de 50.


Agora mais uma surpresa que a Oriental prega em nós. Através da notícia de uma batida com um dos seus carros, descobrimos ela também operando a linha 53, isso mesmo a 53, Rocha Miranda x Candelária. Caixinha de surpresas, essa linha e matéria, não?

(A Noite, 12/06/1953)

E as surpresas não param por aí, o DOU a seguir, em sua página 2, seção 2, número 7.305.860-53, nos trás a seguinte notícia: “Viação Oriental Ltda. – Solicita paralisação temporária da linha Candelária – Inhaúma. Em face do parecer, defiro” (8).

Particularmente acreditamos que essa era a antiga linha 90 – Del Castilho x Candelária, que esticou até Inhaúma.

Mais um problema aparece, relatando que a Oriental está em concordata e por isso retirou-se da linha 53. Essa mesma matéria cita a necessidade de uma linha para o bairro de Del Castilho, antes mal servido pela 53, e que agora já não mais existe. E menciona a existência da linha 41 – Higienópolis x Tiradentes, sem informar qual empresa a opera, que poderia esticar essa linha para o bairro em questão.

Nessa década, quem operou a linha 41 era a Popular Auto Ônibus, porém fazendo Vigário Geral x Tiradentes. Teria ela operado a Higienópolis, esticado até Del Castilho e depois para Vigário Geral? Vamos tentar descobrir mais esta história. 

(Correio da Manhã, 06/02/1954)

Então o que já vinha se desenhando, atinge a sua primeira linha operada, a 31, circulando com somente um carro. É o início do fim.

(O Globo, 15/09/1954)

Como noticiado em 1955, o Juízo de Direito da Terceira Vara Cível, declara o termo legal da falência em 22 de abril de 1953, nomeando um síndico para tal.

(Gazeta de Notícias, 06/01/1955)

Uma das últimas fichas utilizadas pela Oriental, no final da década de 50.


E sua falência é decretada pela mesma Terceira Vara, em 1959.

Triste fim para uma, que chegou a ser, grande empresa. Suas linhas foram espalhadas e divididas entre algumas empresas, entre elas a Empresa de Transportes Braso Lisboa.

(Correio da Manhã, 17/09/1959)

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 25/08/1933.
(2) – Jornal do Brasil, 04/01/1936.
(3) – Jornal do Brasil, 04/09/1936.
(4) – Jornal do Brasil, 29 e 31/08/1937 / A Noite, 11/10/1937.
(5) – Jornal do Brasil, 16/07/1944.
(6) – Jornal do Brasil, 16/09/1947.
(7) – Jornal do Brasil, 26/02, 05 e 06/03/1949.
(8) – DOU, 01/07/1953.

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]

2 comentários:

  1. Beleza, essa Oriental foi poderosa!!!
    EmilsonFrança

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  2. É Emilson, ela não se limitou somente ao Cajú, como aparentava, ela fez linha que não imaginávamos. Ela teve seus tempos áureos. E a planilha das linha vai aumentando, não? Abraços.

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