Iniciando nossa
pesquisa, verificamos que a Viação Inhaúma foi fundada a 22 de junho de 1933, e
mantinha sua garagem à Avenida Suburbana, nº 1.961, perto da Rua Ten. Abel da
Cunha – Maria da Graça (1).
Já a edição do ‘Jornal
do Brasil’ de 21 de outubro de 1933 publicava um edital da Inspetoria de
Concessões da PDF, convidando o Sr. Joaquim Moreira da Silva a comparecer
àquela repartição, “dentro de cinco dias”, a fim de assinar o termo inicial de
obrigação de sua empresa, a Viação Inhaúma (2).
Somente a 07 de
dezembro de 1933, Joaquim Moreira da Silva, proprietário e razão social da
Viação Inhaúma, assinava, junto à Inspetoria de Concessões da PDF, o mencionado
termo, comprometendo-se a estabelecer um serviço de transporte de passageiros,
através da linha de ônibus Estação de Cascadura x Estação de Ramos.
A sede da
empresa era à Praça Botafogo, nº 20-A – Inhaúma.
Itinerário da
linha: Estação de Cascadura, Av. Suburbana, Rua dos Cardosos, Estação de
Cavalcanti, Rua Maria Passos, Rua Silva Valle, Estação de Engenho do Mato, Av.
Rio-Petrópolis, Inhaúma, Caminho da Freguesia, Estrada de Itararé, Rua Quatro
de Novembro, Estação de Ramos, e vice-versa.
Suas seções:
Estação de Cascadura à Estação de Cavalcanti, $200 (duzentos réis); Estação de
Cavalcanti à Estação de Engenho do Mato, $200 (duzentos réis); Estação de
Engenho do Mato a Inhaúma, $200 (duzentos réis); Inhaúma à Rua Clapp Filho,
$200 (duzentos réis) e Rua Clapp Filho à Estação de Ramos, $200 (duzentos réis)
(3).
No entanto, pelo
recorte a seguir, verificamos que antes mesmo da assinatura do ‘termo inicial’,
os veículos da empresa já estavam circulando e, como podemos averiguar, em alta
velocidade.
(Diário Carioca, 07/12/1933) |
Um ano se passa,
e as reclamações contra o excesso de velocidade dos carros da Viação Inhaúma
continuavam. Leiam o recorte adiante, onde se pode observar que era mantido o
trajeto da linha contratada em dezembro de 1933: Ramos x Cascadura.
(A Noite, 11/12/1934) |
E a situação se
agravava, como se verifica pela notícia do mesmo periódico, já em janeiro de
1935, dando conta de que ônibus da Viação Inhaúma e da Viação Santos Dumont
“apostavam corrida”, o que acabou por gerar um acidente.
(A Noite, 16/01/1935) |
Foi a última notícia
sobre a empresa, por nós encontrada, após consultas a diversos jornais do Rio
de Janeiro.
Referências:
(1) – Site MILBUS.
(2) – Jornal do
Brasil, 21/10/1933.
(3) – Jornal do
Brasil, 08/12/1933.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Mais uma desvendada, valeu!!!!
ResponderExcluirPois é Prazs, quem procura acha. Para nós que somos do ramo é uma surpresa agradável. Deixe mais vezes comentários.
ExcluirPrezado Eduardo, segundo o Diário Oficial, a "Inhauma Auto Viação" foi adquirida pela Viação Santa Helena, que assumiu a linha S-11 - Cascadura x Ramos, em 1935.Abraços, Antonio Sérgio.
ResponderExcluirSalve amigo Antonio Sérgio. Sobre a Inhaúma ter sido comprada pela Santa Helena, eu já sabia só não tenho é comprovação, para fazer a afirmativa. Sobre o nome, no termo inicial de obrigação, consta como Auto Viação Inhaúma, ou seja como é um termo original, respeitei. Se você tiver documentos ou links comprovando estas afirmativas, por favor me mande via meu email, que farei as alterações com prazer. Não desapareça. Abraços.
ExcluirMuito show!!!
ResponderExcluirInteressante é que a Viação Santos Dumont operava a linha Madureira x Irajá, será que ela tinha outra linha nesta região???
(Emilson França)
Emilson, não se se entendi corretamente atua pergunta. Se a resposta que eu te der, não estiver de acordo, retorne. A Santos Dumont teve várias linhas como você poderá ver na matéria dela, mas especificamente sobre a linha Madureira x Irajá, antes de ser S22, ela foi S23A.
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