domingo, 15 de março de 2015

Viação Botafogo

Rara ficha da Viação Botafogo

No mês de outubro de 1933 já começavam a circular pela imprensa notícias de que uma empresa de transportes teria em breve seus ônibus trafegando pela Rua São Clemente e outras ruas de Botafogo, através da Viação Botafogo.

(Diário da Noite, 03/10/1933)

Ainda naquele mês, era publicada no periódico ‘Correio da Manhã’ uma pequena nota informativa sobre o contrato da firma Ribeiro, Lobato & Cia. Ltda., com sede à Rua Humaitá, nº 72, para o “comércio de transporte de passageiros”.

(Correio da Manhã, 15/10/1933)

Já em novembro, ‘O Globo’ noticiava a inauguração, no dia 25 do mês corrente, de uma linha de ônibus ligando o Palace Hotel (Centro) à Rua Jardim Botânico.

(O Globo, 24/11/1933)

No entanto, somente a 2 de janeiro de 1934, os representantes da mencionada firma Ribeiro, Lobato & Cia. Ltda., proprietária da Viação Botafogo, assinavam junto à Inspetoria de Concessões da PDF, um termo inicial de obrigação, comprometendo-se a estabelecer um serviço de transporte de passageiros por meio de “ônibus-automóveis”, ligando Ponte das Tábuas (Jardim Botânico) x Palace Hotel.

Era esse o itinerário: Ponte das Tábuas, Rua Jardim Botânico, Rua Humaitá, Rua São Clemente, Rua Bambina, Rua Marquês de Olinda, Av. Beira-Mar (Botafogo, Flamengo e Glória), Av. Rio Branco, Rua Pedro Lessa, Rua México e Av. Almirante Barroso (Palace Hotel), voltando pela Av. Rio Branco.

Suas seções: Ponte das Tábuas ao Largo dos Leões, $200 (duzentos réis); Largo dos Leões à Rua São Clemente, esquina de Rua Bambina, $200 (duzentos réis); deste local ao Palace Hotel, $400 (quatrocentos réis) e direta, $800 (oitocentos réis).

(Jornal do Brasil, 07/01/1934)

Pouco mais de dois anos depois, a 1º de fevereiro de 1936, os representantes da mesma firma proprietária da Viação Botafogo, viriam a assinar um termo aditivo de obrigações para substituição da linha Palace Hotel x Ponte de Tábuas para Palace Hotel x Jóquei Clube.

Itinerário: Praça Santos Dumont (Jóquei Clube), Rua Jardim Botânico, Rua Humaitá, Rua São Clemente, Rua Bambina, Rua Marquês de Olinda, Av. Beira-Mar (Praia de Botafogo), Av. Oswaldo Cruz, Av. Beira-Mar (praias do Flamengo e da Glória), Av. Rio Branco, Rua Santa Luzia, Rua México e Av. Almirante Barroso (Palace Hotel), voltando pela Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, etc.

Seções: Jóquei Clube à Ponte de Tábuas, $200 (duzentos réis); Ponte de Tábuas ao Largo dos Leões, $200 (duzentos réis); Largo dos Leões à Rua São Clemente, esquina de Rua Bambina, $200 (duzentos réis); dali ao Palace Hotel, $400 (quatrocentos réis); “direta” (Palace Hotel à Ponte de Tábuas), $800 (oitocentos réis).

[Referência: Jornal do Brasil, 04/02/1936]

Mais um ano se passou, e periódicos do Rio de Janeiro publicavam um comunicado, dando conta da incorporação da Viação Botafogo pela empresa Limousine Federal, e que a partir de 1º de fevereiro de 1937 seus veículos passariam a circular na linha Palace Hotel x Ipanema.

Itinerário da nova linha: Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, Praia de Botafogo, Av. Pasteur, Túnel Novo, Av. Atlântica, Rua Sá Ferreira, Rua Bulhões de Carvalho, Praça General Osório, Rua Teixeira de Mello, Rua Barão da Torre, até a Rua Montenegro, entrando por esta até a Av. Epitácio Pessoa, seguindo a mesma até a Av. Henrique Dumont, fazendo ponto final em Ipanema (Bar 20 de Novembro).

Suas seções: Palace Hotel ao Mourisco, $400 (quatrocentos réis); Mourisco à Rua Constante Ramos, $400 (quatrocentos réis); Rua Constante Ramos à Praça General Osório, $200 (duzentos réis), Praça General Osório ao ponto final, $200 (duzentos réis), e vice-versa. A tarifa “direta” (das 17 às 19 horas), até a Praça General Osório, era cobrada à razão de 1$000 (hum mil réis).

(A Noite, 30/01/1937)

(O Globo, 30/01/1937)

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

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