Rara ficha da Viação Botafogo |
No mês de
outubro de 1933 já começavam a circular pela imprensa notícias de que uma
empresa de transportes teria em breve seus ônibus trafegando pela Rua São
Clemente e outras ruas de Botafogo, através da Viação Botafogo.
(Diário da Noite, 03/10/1933) |
Ainda naquele
mês, era publicada no periódico ‘Correio da Manhã’ uma pequena nota informativa
sobre o contrato da firma Ribeiro, Lobato & Cia. Ltda., com sede à Rua
Humaitá, nº 72, para o “comércio de transporte de passageiros”.
(Correio da Manhã, 15/10/1933) |
Já em novembro,
‘O Globo’ noticiava a inauguração, no dia 25 do mês corrente, de uma linha de
ônibus ligando o Palace Hotel (Centro) à Rua Jardim Botânico.
(O Globo, 24/11/1933) |
No entanto,
somente a 2 de janeiro de 1934, os representantes da mencionada firma Ribeiro,
Lobato & Cia. Ltda., proprietária da Viação Botafogo, assinavam junto à
Inspetoria de Concessões da PDF, um termo inicial de obrigação,
comprometendo-se a estabelecer um serviço de transporte de passageiros por meio
de “ônibus-automóveis”, ligando Ponte das Tábuas (Jardim Botânico) x Palace
Hotel.
Era esse o
itinerário: Ponte das Tábuas, Rua Jardim Botânico, Rua Humaitá, Rua São
Clemente, Rua Bambina, Rua Marquês de Olinda, Av. Beira-Mar (Botafogo, Flamengo
e Glória), Av. Rio Branco, Rua Pedro Lessa, Rua México e Av. Almirante Barroso
(Palace Hotel), voltando pela Av. Rio Branco.
Suas seções:
Ponte das Tábuas ao Largo dos Leões, $200 (duzentos réis); Largo dos Leões à
Rua São Clemente, esquina de Rua Bambina, $200 (duzentos réis); deste local ao
Palace Hotel, $400 (quatrocentos réis) e direta, $800 (oitocentos réis).
(Jornal do Brasil, 07/01/1934) |
Pouco mais de
dois anos depois, a 1º de fevereiro de 1936, os representantes da mesma firma
proprietária da Viação Botafogo, viriam a assinar um termo aditivo de
obrigações para substituição da linha Palace Hotel x Ponte de Tábuas para
Palace Hotel x Jóquei Clube.
Itinerário:
Praça Santos Dumont (Jóquei Clube), Rua Jardim Botânico, Rua Humaitá, Rua São
Clemente, Rua Bambina, Rua Marquês de Olinda, Av. Beira-Mar (Praia de
Botafogo), Av. Oswaldo Cruz, Av. Beira-Mar (praias do Flamengo e da Glória),
Av. Rio Branco, Rua Santa Luzia, Rua México e Av. Almirante Barroso (Palace
Hotel), voltando pela Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, etc.
Seções: Jóquei
Clube à Ponte de Tábuas, $200 (duzentos réis); Ponte de Tábuas ao Largo dos
Leões, $200 (duzentos réis); Largo dos Leões à Rua São Clemente, esquina de Rua
Bambina, $200 (duzentos réis); dali ao Palace Hotel, $400 (quatrocentos réis);
“direta” (Palace Hotel à Ponte de Tábuas), $800 (oitocentos réis).
[Referência:
Jornal do Brasil, 04/02/1936]
Mais um ano se
passou, e periódicos do Rio de Janeiro publicavam um comunicado, dando conta da
incorporação da Viação Botafogo pela empresa Limousine Federal, e que a partir
de 1º de fevereiro de 1937 seus veículos passariam a circular na linha Palace
Hotel x Ipanema.
Itinerário da
nova linha: Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, Praia de Botafogo, Av. Pasteur,
Túnel Novo, Av. Atlântica, Rua Sá Ferreira, Rua Bulhões de Carvalho, Praça
General Osório, Rua Teixeira de Mello, Rua Barão da Torre, até a Rua
Montenegro, entrando por esta até a Av. Epitácio Pessoa, seguindo a mesma até a
Av. Henrique Dumont, fazendo ponto final em Ipanema (Bar 20 de Novembro).
Suas seções:
Palace Hotel ao Mourisco, $400 (quatrocentos réis); Mourisco à Rua Constante
Ramos, $400 (quatrocentos réis); Rua Constante Ramos à Praça General Osório,
$200 (duzentos réis), Praça General Osório ao ponto final, $200 (duzentos
réis), e vice-versa. A tarifa “direta” (das 17 às 19 horas), até a Praça
General Osório, era cobrada à razão de 1$000 (hum mil réis).
(A Noite, 30/01/1937) |
(O Globo, 30/01/1937) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário