domingo, 10 de agosto de 2014

Viação Baptista

A 18 de agosto de 1931, o Sr. Octavio Baptista de Mello assinou, junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, um Termo de Obrigação para estabelecer uma linha de auto-ônibus entre a Estação de Cascadura e o Largo da Barra, “na Tijuca” (referências: Jornal do Brasil, 25/08/1931 e site MILBUS).

Esse era o itinerário: Estação de Cascadura, Rua Coronel Rangel, Rua Cândido Benício, Largo do Tanque, Estrada da Freguesia, Porta d’Água, Estrada da Tijuca, Estrada da Barra e Largo da Barra.

A linha compreendia as seguintes seções: da Estação de Cascadura à Praça Seca, $200 (duzentos réis), da Praça Seca ao Largo do Tanque, $200 (duzentos réis), do Largo do Tanque ao Largo da Freguesia, $200 (duzentos réis), do Largo da Freguesia à Estrada da Tijuca, com o Rio das Pedras, $500 (quinhentos réis), da Estrada da Tijuca à Estrada da Barra, com Estrada das Furnas, $500 (quinhentos réis) e da Estrada da Barra ao Largo da Barra, $500 (quinhentos réis).

O nome fantasia da empresa era Viação Baptista, o que se conclui pelo recorte a seguir, onde também consta a informação da existência de outra linha da empresa, Tanque x Piabas.

(Correio da Manhã, 19/06/1932)

E a referida empresa teve sua licença cassada pelo Inspetor de concessões em abril/1933, conforme atestam as notas adiante.

(Diário da Noite, 24/04/1933)

(Diário de Notícias, 25/04/1933)


[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

2 comentários:

  1. Maravilha de pesquisa sobre a Viação Baptista!!! Cunha e Falcão estão de parabéns!! Sou fão do blog!!!

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  2. Prazs, essa é um bom exemplo do que citei agora, empresa desconhecidas e que duraram tão pouco tempo, como também é o caso da Viação Vargem Grande, citada acima na mesma matéria do cancelamento das empresas. Pouquíssimos ouvimos falar delas, quanto mais conhecê-las. Abraços e continue nos prestigiando.

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