A 18 de agosto
de 1931, o Sr. Octavio Baptista de Mello assinou, junto à Inspetoria de
Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, um Termo de Obrigação para
estabelecer uma linha de auto-ônibus entre a Estação de Cascadura e o Largo da
Barra, “na Tijuca” (referências: Jornal do Brasil, 25/08/1931 e site MILBUS).
Esse era o
itinerário: Estação de Cascadura, Rua Coronel Rangel, Rua Cândido Benício,
Largo do Tanque, Estrada da Freguesia, Porta d’Água, Estrada da Tijuca, Estrada
da Barra e Largo da Barra.
A linha
compreendia as seguintes seções: da Estação de Cascadura à Praça Seca, $200
(duzentos réis), da Praça Seca ao Largo do Tanque, $200 (duzentos réis), do
Largo do Tanque ao Largo da Freguesia, $200 (duzentos réis), do Largo da
Freguesia à Estrada da Tijuca, com o Rio das Pedras, $500 (quinhentos réis), da
Estrada da Tijuca à Estrada da Barra, com Estrada das Furnas, $500 (quinhentos
réis) e da Estrada da Barra ao Largo da Barra, $500 (quinhentos réis).
O nome fantasia
da empresa era Viação Baptista, o
que se conclui pelo recorte a seguir, onde também consta a informação da
existência de outra linha da empresa, Tanque x Piabas.
(Correio da Manhã, 19/06/1932) |
E a referida
empresa teve sua licença cassada pelo Inspetor de concessões em abril/1933,
conforme atestam as notas adiante.
(Diário da Noite, 24/04/1933) |
(Diário de Notícias, 25/04/1933) |
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Maravilha de pesquisa sobre a Viação Baptista!!! Cunha e Falcão estão de parabéns!! Sou fão do blog!!!
ResponderExcluirPrazs, essa é um bom exemplo do que citei agora, empresa desconhecidas e que duraram tão pouco tempo, como também é o caso da Viação Vargem Grande, citada acima na mesma matéria do cancelamento das empresas. Pouquíssimos ouvimos falar delas, quanto mais conhecê-las. Abraços e continue nos prestigiando.
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