domingo, 25 de maio de 2014

Limousine Federal Ltda.

A empresa foi fundada em 28 de dezembro de 1936 e sua garagem era na Rua Carlos Góes, nº 60, Leblon, no mesmo endereço da Empresa Interestadoal de Omnibus de Luxo Ltda. Limousine Federal.

Sua origem é um misto da compra pela EIOL da Viação Botafogo – com a parte acionária de Sebastião Ribeiro de Castro, um dos ex-proprietários da Viação Botafogo –, de forma a haver uma clara separação dos ativos dos sócios.  

(Nota: Informações do site MILBUS.)

(Correio da Manhã, 09/01/1937)

Um mês após a criação desta nova empresa, a Viação Botafogo informava aos seus usuários que a linha original dela seria literalmente abandonada, pois seus veículos passariam a trafegar em outra empresa e em outra linha, a Palace Hotel x Ipanema.

Essa nova linha teria o seguinte itinerário: Av. Rio Branco, Av. Beira-Mar, Praia de Botafogo, Av. Pasteur, Tunnel Novo, Av. Atlântica, Rua Sá Ferreira, Rua Bulhões de Carvalho, Praça General Osório, Rua Teixeira de Mello, Rua Barão da Torre, Rua Montenegro. Av. Epitácio Pessoa, Av. Henrique Dumont, até o ponto final no Bar 20 de Novembro. Suas seções seriam: do Hotel Palace ao Pavilhão Mourisco, $400 (quatrocentos réis), do Pavilhão Mourisco à Rua Constante Ramos, $400 (quatrocentos réis), da Rua Constante Ramos à Praça General Osório, $200 (duzentos réis), da Praça General Osório ao ponto final, $200 (duzentos réis) e direta até a Praça General Osório, entre as 17hs. e as 19hs., 1$000 (hum mil réis).

A última notícia que temos é do distrato do sócio Sebastião Ribeiro de Castro, retirando-se da empresa, e de sua indenização.

(O Imparcial, 14/07/1938)

Agora, analisando o documento abaixo, fica mais fácil de entender a narração citada no texto da Empresa Interestadoal de Omnibus de Luxo Ltda. Limousine Federal.

DOU/DF, 22/11/1938:

Empresa Interestadual de Ônibus de Luxo Ltda. (3.201-G. P. 15.362). - Os pareceres do Sr. Dr. José de Miranda Valverde, de 20 de dezembro de 1937 e 27 de maio de 1938, respectivamente sobre requerimentos da Limousine Federal Ltda., recurso inerente à ilegalidade posto pela mesma, de decisão dada, deixam evidente da mudança de tráfego concedida, com prejuízo de terceiros e a titulo de experiência, ao ônibus da Limousine Federal Ltda. Mantenho o despacho recorrido, a Empresa Interestadual de Ônibus de Luxo Ltda. pede tornar-se proprietária única da Limousine Federal Ltda, pela aquisição, a Sebastião Ribeiro de Castro, da sua parte de quotas dessa companhia, da qual a interessada possui a outra parte. Caso assim ficasse permitido, da fusão das duas empresas referidas, e que têm itinerários diferentes para os seus veículos, resultaria para a empresa constituída em conseqüência da fusão, facilidade de manter, em itinerário proibido os ônibus da empresa. cuja aquisição pretende e que nele foram ilegalmente admitidos. Frustrar-se-ia por essa forma o despacho que desfez a ilegalidade e restabeleceu direitos postergados. Indefiro, pois, o pedido.
Cumpra-se o despacho, que não redunda nem em prejuízo do serviço de ônibus nem no dos interesses do público. Para salvaguarda dos termos do art. 12 do decreto 3.926 de 23 de junho de 1932 e § 1.° do decreto 4.864, de 13 de junho de 1934, ambos, procedendo-se providencie-se para a ampliação do número de veículos no itinerário a proporção devida a cada empresa concessionária, guardada a causa. Somente em caso de recusa desse aumento encaminhe-se e qualquer outro pedido de competição no itinerário para exame decisão em obediência às disposições legais vigentes”.

Menos de dois anos após sua fundação, a empresa se dissolve, ficando a outra parte da sociedade com seus veículos, colocando-os para circular já agora como ônibus da Empresa Interestadoal de Omnibus de Luxo Ltda. Limousine Federal.


[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão] 

2 comentários:

  1. No meu entendimento, a E.I.O.L. e a Limousine Federal sempre foram do mesmo grupo, se confundindo numa única empresa. A E.I.O.L. parece também ter sido a pioneira na viagem regular entre Rio e São Paulo, isso por volta de 1932, daí o nome “interestadual”. A linha 28 – Praça Mauá x Leblon, em 1934, era operada também pela Viação Excelsior, Vitória e Empresa de Ônibus de Luxo. Que linha concorrida! Sds, Antonio Sérgio.

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  2. Olá Antonio Sérgio, bem correto seu comentário, elas sempre se confundiram, tanto que muitos pensavam ser uma só. Quanto a ela ter feito Rio x São Paulo, estou pesquisando sobre o caso, pois parece que ela tentou mas não conseguiu concessão. Vamos ver. Quanto a linha 28, realmente era muito concorrida, deveria ser bem rentável. Volte sempre, abraços.

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