domingo, 18 de maio de 2014

Empreza de Omnibus de Luxo

Em fevereiro de 1931 é assinado um termo com a Empreza de Omnibus de Luxo (Saad & Fernandes Costa), com sede na Rua Francisco Otaviano, nº 35, Copacabana, para exploração da linha Praça Mauá x Forte de Copacabana (Igrejinha), com passagens em duas seções de $600 (seiscentos réis), cada.

O anúncio a seguir, que propaga a utilização de um óleo lubrificante pela empresa, atesta também, como visto no canto superior esquerdo, o nome fantasia e razão social da mesma.

Nesse ano, ela também explorou as linhas 4 – Praça Mauá x Ipanema e 28 – Praça Mauá x Leblon, esta junto com a Excelsior e a Victoria.

(A Noite, 04/03/1932)

Em 17 de março de 1934, inicia-se o cumprimento de um mandato dos sócios Khalil e George Saad, da Empreza de Omnibus de Luxo , para dissolução da mesma e o sequestro dos seus ativos, incluindo 17 ônibus, que estavam em suas duas garagens: Rua Barão da Torre, nº 635, Ipanema e Rua Francisco Otaviano, nº 35, Copacabana.

Os Saad, mais Naja Koury, Nagib Koury e Francisco Fernandes Costa, compunham o restante da sociedade, que agora começava a se dissolver. Apesar disso, a empresa continuaria operando sob administração do depositário Stellio Bastos Belchior.

Soma-se a isso que os dois primeiros já haviam fundado outra empresa, a Empreza Interestadoal de Omnibus de Luxo Ltda., com pintura verde e já apelidados pela população de “arrasta a sandália”.

(O Globo, 17/03/1934)

Agora, com total aprovação dos empregados que foram mantidos na operação da empresa, ela apresenta os novos proprietários, os irmãos Naja Koury e Nagib Koury, dois dos antigos sócios iniciais, como comprovamos a seguir. Os amarelinhos continuam vivos, concorrentes, e com seu nome fantasia tradicional.

(O Globo, 19/05/1934)

Novo capricho se abate sobre a empresa. Ela é alvo de assaltantes que invadem seu escritório e garagem na Rua Carlos Góes, nº 60, Leblon, levando parte considerável da féria do dia.

(A Noite, 20/09/1935)

Em 1938, mais uma do destino, pois um dos seus ônibus, da linha Praça Mauá x Ipanema, pega fogo no ponto final da Praça Mauá.

(O Globo, 27/10/1938)

Um novo anúncio veiculado comprova a nova identidade da empresa, agora Empreza de Omnibus de Luxo Ltda.

(A Noite, 22/12/1939)

Enfim, uma notícia ótima para seus usuários, a compra, e em breve o recebimento, dos primeiros quatro veículos novos, oriundos da GM Coach.

E nesse mesmo ano, ela começou a explorar a linha 103 – Leblon x São Conrado, antiga S-81 explorada pela Victoria. A 103, depois foi passada para a Viação Relâmpago.

(Diário de Notícias, 13/09/1946)


Em 1947 ela começou a explorar a linha 49 – Largo da Carioca x Ponte das Táboas, em conjunto com a Viação Imperial.

A partir desta data só conseguimos duas pequenas informações, uma citando sua participação, em 1952, na linha 12 – Estrada de Ferro x Ipanema – Leblon, junto com a detentora da linha, a Empreza Interestadoal de Omnibus de Luxo Ltda. – Limousine Federal, e em 1956, na linha 64 - Castelo x Ipanema, também passada para a Viação Relâmpago.

Acreditamos, pois já dividia a linha 12 e a garagem da Rua Carlos Góes, que a Empreza de Omnibus de Luxo Ltda., tenha sido incorporada à Empreza Interestadoal de Omnibus de Luxo Ltda. – Limousine Federal.

Nota: Informações adicionais – site MILBUS.

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]

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