domingo, 4 de maio de 2014

Viação Léa / Viação Santos Dumont

A 11 de julho de 1930, o Dr. Arlindo Estrella assinou um termo de obrigação junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, comprometendo-se a estabelecer uma linha de “omnibus-automóveis” ligando Madureira a Irajá (1), explorada pela Viação Léa.

Era este o itinerário: Rua Domingos Lopes e Estradas Marechal Rangel e Monsenhor Félix.

A linha dividia-se em duas seções: 1ª) Da Estação de Madureira ao Largo de Vaz Lobo, 200 réis; 2ª) Do Largo de Vaz Lobo à esquina da Estrada Monsenhor Félix com a Rua Pau Ferro, 200 réis.

A partir de 29 de abril de 1931, a empresa passou também a operar com a linha Madureira x Coqueiros, como nos atesta a notícia abaixo, do periódico ‘A Noite’.

Coqueiros é um sub-bairro de Santíssimo, localizado às margens da Av. Brasil.

(A Noite, 28/04/1931 - aqui certamente houve um erro tipográfico,
sendo mais provável o preço da passagem a 1$500)

Em junho de 1931 as oficinas da empresa localizavam-se à Rua Coronel Soares, nº 2 – Irajá (2).

Em novembro do mesmo ano, a empresa enfrentou grandes turbulências, inclusive com anúncio de falência, o que se depreende da notícia a seguir, igualmente do jornal ‘A Noite’.

(A Noite, 17/11/1931)

Até que a 17 de dezembro de 1931, o mesmo Arlindo Estrella assinava um termo de transferência, pelo qual “cedia e transferia” ao Sr. Joaquim Simões Estrella o termo de obrigação acima mencionado no primeiro parágrafo (3).

Já em 26 de fevereiro de 1932, era assinado pelo Sr. Joaquim um termo aditivo, substituindo-se o nome da empresa de Viação Léa para Viação Santos Dumont.

(Jornal do Brasil, 02/03/1932)

Já de propriedade do Sr. Hermes de Caires, a Viação Santos Dumont tinha, a 30 de março de 1937, sua licença de concessão prorrogada por mais quatro anos, estranhamente contando de 29 de dezembro de 1934 (!!!), e era transferida para o Sr. Amorim Godinho de Almeida.

(Jornal do Brasil, 31/03/1937)

Poucos meses depois, a 21 de outubro de 1937, era assinado novo termo de transferência, pelo qual Amorim Godinho de Almeida cedia a referida empresa para a firma individual de Dilermando Ávila da Cunha. Na ocasião, a Viação Santos Dumont tinha sua sede, garagem e oficinas à Rua das Mangueiras, nº 25 e operava com as linhas Madureira x Irajá e Madureira x Penha.

(Jornal do Brasil, 22/10/1937)

Conforme as duas próximas imagens, temos os ônibus da empresa na estação de Madureira, com destino a Irajá e Penha, e funcionários da empresa em frente à garagem na Rua das Mangueiras (4).


Dois ônibus da Viação Santos Dumont na estação de Madureira


Garagem da Viação Santos Dumont em 1937

Em janeiro de 1939 a empresa mantinha sua garagem à Estrada Marechal Rangel, nº 941, em Vaz Lobo (5).

A mencionada empresa continuou em atividade pelo menos até janeiro/1941, ocasião em que recebia multas (6).

Linhas que foram operadas pela Viação Santos Dumont:

1939 a 1945, S23 – Madureira x Penha, passou para a Viação Estrela do Norte;
1939, S23A – Madureira x Irajá;
1942 e 1943, S21 – Madureira x Colégio, passou para a Viação Estrela do Norte;
1942 a 1945, S22 – Madureira x Irajá, passou para a Viação Estrela do Norte;
1943, S25 – Madureira x Coelho Netto, passou para a Viação Estrela do Norte; e
1943, S26 – Madureira x Rocha Miranda, passou para a Viação Estrela do Norte.

Nota: A empresa foi assumida pela Viação Estrela do Norte, Sociedade Cooperativa, em 1945 (7).

Referências:
(1) – Jornal do Brasil, 17/07/1930.
(2) – Correio da Manhã e Jornal do Brasil, 28/06/1931.
(3) – Jornal do Brasil, 19/12/1931.
(5) – Jornal do Brasil, 06/01/1939.
(6) – Correio da Manhã, 12/01 e 14/01/1941.
(7) – Informações do pesquisador Antônio Sérgio.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

18 comentários:

  1. A numeração, em 1939, era 23 - Madureira x Penha e a Madureira x Irajá não tinha número. Em novembro de 1945, a empresa é incorporada à Viação Estrela do Norte.

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  2. Grato pela visita ao blog e principalmente a participação com comentários e informações para aumentar o conhecimento do grupo e o acervo. As inclusões serão colocadas em breve mas já fica o registro para os demais tomarem conhecimento. Grato e volte usualmente.

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  3. Obrigado pelas palavras. Só mais algumas informações: quando a Viação Santos Dumont fechou, a linha Madureira x Irajá era a S-22 e a Madureira x Penha era a S-23. Sds, Antonio Sérgio.

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    1. Oportunas informações Antônio Sérgio. Seus conhecimentos são muito bem vindos. https://www.facebook.com/pesquisas.marceloprazs

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    2. Antonio Sérgio, recomendo o blog do Prazs, é muito interessante.

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    3. Ok. Vou fazer uma visita com certeza. Obrigado pelo convite. Abraços, Antonio Sérgio.

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    4. OK Antonio Sérgio, um abraço. Você por acaso tem fichas usadas pela Léa/Santos Dumont?

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    5. Infelizmente não tenho fichas. Perdi todas há muito tempo.

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    6. É uma pena Antonio Sérgio, essas raridades terem sido perdidas. Grato.

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  4. Grato a você Antonio Sérgio, inclusive pelo retorno e complemento de informações.
    Ela operou outras linhas que iremos relacionar nesta alteração, provavelmente ainda nesta semana, que depois você nos confirma se estamos certos. Espero que se torne um seguidor nosso e volte sempre. Grato.

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  5. Com certeza, estou sempre acompanhando o seu site. Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa. Sempre que souber de alguma coisa, irei contribuir certamente. Sds, Antonio Sérgio.

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  6. Antonio Sérgio, agradecemos tuas palavras de elogio e incentivo ao site. Contaremos sempre com as suas contribuições. Todas novas publicações são aos domingos e algumas correções/inclusões as 4as. e eu costumo notificar via Facebook. Mais uma vez, grato.

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  7. Excelente matéria do legado da Viação Santos Dumont.

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  8. Grato pelo comentário Prazs. Ainda bem que podemos contar com ajuda externa para completar a notícia.

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  9. Cunha, aquele DOU de 28/11/1945 pode ser aplicado aqui.. Consta que a Santos Dumont e a Viação Santa Teresa foram absorvidas ao mesmo tempo pela Viação Estrela do Norte.

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    1. Prazs, esse DOU, se aplica aqui, na Santa Thereza e na própria Estrela do Norte. Farei isso em breve.

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  10. Viação Léa era do meu avô!

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    1. Boa tarde amigo, grato pela participação. Infelizmente você não informou seu nome e eu gostaria de saber, poderá me informar depois? Legal saber que seu avô foi proprietário da Léa. Por acaso, ele deixou algum acervo, documentos, fotos de veículos, fichas ou qualquer material que você podereia copiar para colocarmos no blog para enriquecer a matéria? Outra coisa, você saberia onde era a localidade chamada Coqueiros, que a empresa teve uma linha? Aguardo notícias tuas e teu nome. Volte sempre e obrigado. Abraços, Eduardo.

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