Em 27 de
novembro de 1929, através de um Termo de Obrigação, foi concedida à Viação Vera
Cruz, pela Prefeitura do Distrito Federal, a Américo Duarte da Cruz, o direito
de explorar através de “omnibus automóveis” uma linha entre a estação de
Cascadura e a estação de Marechal Hermes.
Esta linha obedeceria
ao seguinte itinerário: Rua Cel. Rangel, Av. Intendente Magalhães, Rua Cel.
Savaget e Av. Primeiro de Maio, obedecendo na volta ao mesmo itinerário.
As passagens
eram cobradas à razão de R$ 200 (duzentos réis), por viagem de ida ou de volta,
por seções de 2.000 metros. Estas eram as seções: de Cascadura à Rua Carlos
Xavier, R$ 200 (duzentos réis), da Rua Carlos Xavier à Rua Cel. Savaget esquina
com Av. Intendente Magalhães, R$ 200 (duzentos réis) e dali até Marechal Hermes,
R$ 200 (duzentos réis).
Tal linha
posteriormente seria identificada como S-14 – Cascadura x Marechal Hermes. Em 1929 também operou a linha Cascadura x Bangu, futura S-13.
(Jornal do Brasil, 01/12/1929) |
Não temos
documentos comprovando a data de início dos termos de obrigação, mas outras
linhas foram concedidas à Vera Cruz, tais como: S-13 – Cascadura x Bangu; S-17 –
Cascadura x Vila Valqueire, S-45 – Bangu x Campo Grande e 74 – Cascadura x
Praça Saenz Peña, linhas essas concedidas entre 1929 e 1942. Identificamos a
existência de sua garagem, em Marechal Hermes, na Rua Guajuvira, 46. Existiu também uma outra garagem, em época desconhecida por nós, à Rua Francisco Real, 124 – Bangu.
Houve outra linha, totalmente desconhecida, que atendeu ao bairro de Cavalcanti, mas
que foi descontinuada em 1933, aparentemente sob alegação da criação da linha
Ramos x Cascadura, da Viação Santa Helena, conforme recorte anexo.
(A Noite, 15/09/1933) |
(A Noite, 14/06/1937) |
Como é normal, havia
reclamação dos usuários com relação ao atendimento, neste caso da linha 74 –
Cascadura x Praça Saens Peña.
(A Noite, 31/10/1935) |
Em 19 de outubro
de 1940, a razão social da empresa foi mudada para Duarte, Almeida & Comp.
Ltda. e nessa época ela ainda operava quatro linhas, das cinco anteriores. A
única que não estava mais sendo operada era a 74 – Cascadura x Praça Saenz Peña.
DEPARTAMENTO
DE CONCESSÕES
TERMO DE TRANSFERÊNCIA
DE AUTORIZAÇÃO
“Pelo qual é transferida
a licença da Empresa "Viação 'Vera Cruz" para
a firma Duarte, Almeida & Comp. Ltda. Aos dezenove
dias do mês de outubro do ano de mil novecentos e quarenta, no Departamento de
Concessões da Secretaria Geral de Viação e Obras, da
Prefeitura do Distrito Federal, estando presentes o respectivo diretor,
engenheiro civil Otávio Valdetário Coimbra, e as testemunhas infra-assinadas,
compareceram o Sr. Américo Duarte da Cruz, proprietário da Empresa "Viação Vera Cruz", que explora a indústria do
transporte coletivo de passageiros em auto-ônibus, com sede, garage e oficinas
à rua Guajuvira n. 46, e a firma Duarte, Almeida & Comp. Ltda.,
representada pelos sócios Srs. Gil Duarte Pereira, José de Almeida e Rufino Ferreira,
devidamente legalizada no Departamento da Indústria e Comércio, conforme registros
ris. 140.820 o 141.120, para firmar o presente termo que, de acordo com o
despacho do Sr. diretor, de 16 de abril de 1940, exarado no processo n. 2.374,
de 1939, que se acha anexo ao processo n. 2.268-31, tem por finalidade especial
transferir a referida empresa para a firma Duarte, Almeida & Comp. Ltda.
Primeira - Fica, pelo
presente, transferida a Empresa "Viação Vera
Cruz", que explora as linhas de ônibus suburbanas ns. 13, 14, 17 e 45,
respectivamente "Cascadura-Bangu", "Cascadura-Marechal Hermes", "Cascadura-Vila
Valqueire" e "Bangu-Campo Grande" para a firma Duarte Almeida
& Comp. Ltda., de conformidade com a escritura de
venda, lavrada no 3º Ofício de Títulos e Documentos (Tabelião A. Aranha) e
alteração do contrato social da referida firma, registrado no 12º Ofício
(Tabelião Lino Moreira) apresentadas nos processos 1.885-38 e 2.473-39, anexos
ao processo 2.208 de 1934.
Segunda - A firma
Duarte, Almeida & Comp. Ltda. se compromete, sob
penalidade e nulidade da licença a que se refere este termo, a continuar a dar
cumprimento integral ao Regulamento baixado com o Decreto n. 3.926, de 23 de
Junho de 1932, e a todas as leis, decretos regulamentos, portarias, ordens e
avisos emanados da autoridade municipal competente, quer os já em vigor, quer
os que venham a ser baixados na vigência do presente termo, e a não causar
nenhum embaraço à execução do Decreto n. 4.864, de 13 de junho de 4934, que
determina a divisão da cidade em zonas, para efeito da organização do serviço
de ônibus, submetendo-se a tudo que nesse sentido for determinado pela
Prefeitura, bem como a fazer, desde que a mesma Prefeitura julgue necessário
para conveniência pública, as alterações dos itinerários, pontos de estacionamento,
secções e cobrança de passagens das linhas mencionadas neste termo, de acordo
com a legislação vigente.
Terceira - De acordo com o que estabelece o art. 10 do
Regulamento baixado com o Decreto n. 3.926, de 23 de junho de 1932, garantirá o
presente termo a caução de 5:000$0 (cinco contos de réis), depositada nos
cofres municipais nas datas indicadas e do modo seguinte: 1:000$0 (um conto de
réis), em moeda corrente, guia n. 437 em 27 de novembro de 1929, feita em nome
de Américo Duarte da Cruz - 2:000$0 (dois contos de réis), - em moeda corrente,
pela guia n. 2.158, em 20 de outubro de 1933, em nome de F. ·B. Fernandes &
Comp. Ltda., integrada pela guia n. 3.274, desta
Diretoria, na importância de 500$0 (quinhentos mil réis), em 1 de setembro de
1936, em nome de Américo Duarte da Cruz; 2:000$0 (dois contos de réis), em
moeda corrente, pela guia n. 4.131, em 18 de novembro de 1938 em nome de
Américo Duarte da Cruz, para garantia do serviço das linhas "Cascadura-Vila Valqueire" e "Bangu-Campo
Grande", e que ficam, também, por este termo, transferidos para o nome da
nova firma Duarte, Almeida & Comp. Ltda.”.
(Diário Oficial do Distrito Federal, 24/10/1940)
Não temos informações documentais, porém sabemos que a empresa operou até 1942 e que também absorveu a Viação Soberana, em 1935 (informação do site MILBUS).
[Pesquisa de Eduardo
Cunha e Claudio Falcão]
Excelente Cunha, esta sua pesquisa já vai se tornar um apêndice da história da Viação Três Amigos que irei lançar agora em setembro no face. Conto com sua nobre colaboração!!!
ResponderExcluirSim Prazs, com certeza, pois a Suburbana fez Mal.Hermes x Madureira, foi um pulo chegar a Cascadura e pegar a Vera Cruz, para a Saens Peña. Abraços.
ExcluirVai ter uma pasta sobre a Viação Soberana?
ResponderExcluirPrazs, ela irá ser publicada na sua ordem cronológica. Ela é de 1934 e você não tem ideia da quantidade de empresas que tem daqui até ela. Mas aguarde que ela, está na lista!!!
ResponderExcluirO que era uma "barata" ?? Era um nome dado aos lotações???
ResponderExcluirEmilson, boa tarde. Grato revê-lo por aqui.Baratinha era o termo usado para uma pick-up, relativamente pequena, usada pelas empresas para consertar carros enguiçados, trocar pneus e outras coisas de pequeno porte, que não precisassem usar o socorro. Abraços.
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