Fugindo um
pouco, ou um tanto, ao trivial, estamos entrando em uma nova área das pesquisas
e divulgações sobre o assunto transportes, onde iremos
focalizar outros itens relacionados à causa, hoje falando especificamente de
turismo.
Assim sendo, um
alemão, Paulo Dahmen, que já executava esta atividade em outras cidades e
países, decidiu investir aqui no Rio de Janeiro e pediu concessões para a
instalação da Dahmen’s Auto-Excursões. Seus veículos eram como os mostrados a
seguir.
A empresa
conseguiu três concessões: Avenida Rodrigues Alves à Tijuca, Avenida Rodrigues
Alves até o Alto da Boa Vista, e por último uma circular, da Avenida Rodrigues
Alves ao Jardim Botânico, conforme notícias dos periódicos a seguir.
(O Paiz, 05/09/1924) |
(O Paiz, 10/09/1924) |
(A Noite, 13/09/1924) |
(Gazeta de Notícias, 14/09/1924) |
(Revista da Semana, 25/10/1924) |
Apesar de todas
as regulamentações e itinerários a cumprir, também havia ‘saídas pela contra
mão’, como mostra a multa aplicada, descrita nesse recorte anexo.
(Jornal do Brasil, 27/01/1925) |
Há também a
procura de profissionais competentes para o transporte dos passageiros.
(Jornal do Brasil, 22/07/1925) |
A partir de fevereiro/1926
não conseguimos mais informações sobre a Dahmen’s Auto-Excursões (O Paiz,
06/02/1926).
[Pesquisa de
Eduardo Cunha e Claudio Falcão]
Interessante abordagem não só para os busólogos mas para o setor de turismo em geral......
ResponderExcluirÉ Prazs, considero como uma abordagem genérica e por isso criamos o marcador "Variedades do Tema". Outras dessa virão.
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