Em dezembro de
1949, na seção de classificados do ‘Jornal do Brasil’, foi publicado um anúncio
solicitando eletricista “com prática para empresa de ônibus” para a Viação São
Cristóvão, devendo o candidato dirigir-se à Estrada Vicente de Carvalho, nº
791.
Foi a referência
mais antiga que localizamos sobre a empresa.
(Jornal do Brasil, 09/12/1949) |
Já em janeiro de
1950 foi publicado um despacho da Secretaria de Viação e Obras da PDF, relativo
à Viação São Cristóvão: “de acordo”, sem detalhes do que se tratava.
(Correio da Manhã, 07/01/1950) |
Ainda no mesmo
ano, um acidente com um ônibus da Viação São Cristóvão.
(A Noite, 04/09/1950) |
Pouco mais de um
mês após, era publicado na coluna ‘Indústria e Comércio’, no periódico ‘Diário
Carioca’, o registro de constituição da firma Viação São Cristóvão Ltda., na
Divisão de Registro do Departamento Nacional da Indústria e Comércio, com o
capital de Cr$1.000.000,00.
(Diário Carioca, 14/10/1950) |
E pelo pequeno
anúncio classificado adiante, verificamos o endereço da empresa: Rua Oliveira
Figueiredo, nº 100 – Vaz Lobo.
(Jornal do Brasil, 10/01/1951) |
A linha
explorada pela Viação São Cristóvão era Cascadura x Coelho Neto. É o que se
conclui por outro anúncio classificado.
(Jornal do Brasil, 17/02/1951) |
Também esta
empresa teve um débito com a Prefeitura, cuja cobrança foi noticiada pelo
‘Diário de Notícias’, em outubro de 1951.
(Diário de Notícias, 14/10/1951) |
Certamente
conseguiram quitar tal débito, pois a empresa continuou a circular com os seus
ônibus, pelo menos até fevereiro de 1955, quando uma quadrilha de assaltantes à
mão armada e traficantes de maconha foi desarticulada, sendo que um dos seus
integrantes era motorista da Viação São Cristóvão, o qual confessou que “também
a empresa para onde trabalha era vítima de seus furtos: um único bilhete de
passagem, ele o vendia às vezes até a dez pessoas”.
(Diário Carioca, 02/02/1955) |
Daí em adiante
não logramos encontrar mais notícias sobre a empresa objeto desta matéria.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Prezado Eduardo, a linha Cascadura x Coelho Neto era a S-26, já nas mãos da Santa Helena. Teria ela herdado a referida linha da São Cristóvão? Sds, Antonio Sérgio.
ResponderExcluirCaro Antonio Sérgio, quando estava revendo a matéria, pensei exatamente nisso e acredito piamente que isso deva ter acontecido. Abraços.
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