domingo, 10 de janeiro de 2016

Viação Marambaia

Empresa que, pela referência de nome, operou na Zona Oeste do antigo Distrito Federal, diríamos totalmente desconhecida e sem qualquer informação que nos traga detalhes sobre sua(s) linha(s), seu(s) proprietário(s), sua garagem, etc.

Dessa forma, as únicas referências que encontramos a seu respeito são sobre sua dívida com a Prefeitura do Distrito Federal e sua falência.

(Diário de Notícias, 14/10/1951)

(A Noite, 30/10/1953)

Ou seja, só sabemos isso sobre ela e publicamos aqui para marcar sua efêmera (???) existência na cidade.

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]

2 comentários:

  1. Fica a indagação sobre essas empresas. Seriam empresas que ingressaram no mercado de transportes e por falta de experiência ou outros fatores, não conseguiram êxito empresarial ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela participação. Pelo que percebi durante todas as pesquisas e publicações que fizemos, muitos empresários da época, foram totalmente inexperientes diria até amadores no assunto. Tiveram ótima intenção e óbvio, objetivaram também ter um grande lucro mas eram muito "vamos experimentar para ver o que dá". Convenhamos também que haviam outros fatores, como desgaste e custo de peças, estradas de terra, distâncias enormes de percursos, financiamentos etc, o que causava um desgaste mais rápidos nos ônibus, onde muitos eram de madeira, sem resistência... Volte e nos informe seu nome, grato e um abraço.

      Excluir