domingo, 17 de janeiro de 2016

Viação Constelação

As primeiras informações encontradas por nós sobre a Viação Constelação diziam logo respeito à notificação de uma dívida de Cr$400,00 (quatrocentos cruzeiros) com o Departamento de Concessões da PDF, e com o prazo de dez dias para saldá-la. Isto ocorreu em novembro de 1950, como o leitor poderá verificar adiante, na qual a empresa achava-se acompanhada de diversas outras.

(Diário de Notícias, 19/11/1950)

(Diário da Noite, 21/11/1950)

Em abril de 1951, na região de Campo Grande, a notícia de um atropelamento causado por um ônibus da Viação Constelação.

(Diário de Notícias, 13/04/1951)

Já em agosto do mesmo ano, verificamos, através da notícia de um acidente com um dos seus veículos, que a linha que a empresa operava era Campo Grande x Cascadura.

(Última Hora, 02/08/1951)

Dois meses depois, em informação que já é do conhecimento dos leitores habituais do blog, temos outra notificação relativa a dívidas de empresas de ônibus, dentre elas a Viação Constelação, mais uma vez com o Departamento de Concessões da PDF, e novamente com o prazo de dez dias para liquidá-las, “sob pena de cassação imediata dos respectivos privilégios”.

(Diário de Notícias, 14/10/1951)

Teria sido esta a ‘pá de cal’ no destino da empresa?

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

4 comentários:

  1. Quantas surpresas!!!!! Quanto mais sei, descubro que ainda tenho muito que saber.... Excepcionais relatos e informações!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazs, grato pelos comentários elogiosos. Quanto as surpresas encontradas pelo caminho, não há dúvida que também muitas foram e serão para nós também. Abraços e continue a nos prestigiar.

      Excluir
  2. Prezado Eduardo, é uma descoberta atrás de outra. Descobri num Guia Rex antigo que a garagem da viacao Constelação ficava na estrada Intendente Magalhaes, 1096. Com o fechamento desta empresa, a linha S 17 - Cascadura X Campo Grande, bem como a garagem foi assumida pela viacao Caiçara como registrada numa matéria sua. Depois, com ao fim desta, a garagem passou a pertencer à Transportes Estrela e, nos anos 80, adquirida pela Novacap, que já era dona da garagem vizinha. Ou seja,este endereço já serviu muitas empresas ao longo dos anos. Abraços, Antônio Sergio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Sérgio, boas e seja bem-vindo. Você faz uma relação que eu nunca me preocupei em fazer, empresas x garagens. Muitos busólogos curtem isso mas eu nunca liguei, mas sei que é algo muito interessante e agradeço a você fazer essa ligação para informarmos aos demais membros do nosso blog. Valeu e um abração.

      Excluir