domingo, 31 de janeiro de 2016

Auto Viação Metrópole Ltda.

Antes de falarmos sobre a empresa, gostaríamos de lembrar-lhes que quase concomitantemente existiram duas “Viação Metrópole” na nossa cidade, sendo que sobre a primeira – S/A –, já publicamos (recomendamos acessar o link: http://rionibusantigo.blogspot.com.br/2015/08/viacao-metropole-sa.html).

Não temos dados de sua fundação, mas devido a ser uma linha de auto-lotações ou caminhonetes, como eram chamados na época, por analogia consideramos que ela tenha sido da década de 50 e não anterior.

Nossa primeira referência é oriunda de uma batida, seguida de atropelamentos, ocorridos na Rua Leopoldina Rego, na Penha, na qual também soubemos ser a sua linha Parada de Lucas x Praça Tiradentes.

(A Noite, 11/01/1952)

Novo acidente com vários feridos nos chega ao conhecimento, devido ao excesso de velocidade, de outro lotação da Metrópole e desta vez com um bonde da linha São Januário, na Av. Presidente Vargas.

(A Noite, 12/08/1952)

Aqui temos em uma matéria que registra todas as linhas de auto-lotações existentes no Distrito Federal, a comprovação da linha permitida para exploração da empresa, informando a quantidade de veículos que ela possuía e com a lotação dos mesmos.

(A Manhã, 25/11/1952)

Em consequência da falta de emplacamento dos veículos de algumas empresas no prazo, passageiros da Zona da Leopoldina ficaram totalmente ou quase totalmente sem meios de transportes para se deslocarem de suas residências até seus trabalhos e vice-versa. Entre eles os da Metrópole.

(Última Hora, 16/03/1953)

Dois anos depois, uma notícia indica que duas empresas de lotações obtiveram concessões para colocar ônibus. São elas a Transportes Carvalho Silva, na linha S-30 – Méier x Bangu – posteriormente transferida pata a Transportes Oriental Ltda. –, e a Auto Viação Metrópole Ltda., na nova linha 80 – Madureira x Candelária, posteriormente passada para a Transportadora Rosane Ltda.

A linha 80 tinha o seguinte itinerário: Madureira, Rua Conselheiro Galvão, Turiaçu, Rocha Miranda, Av. Barro Vermelho, Colégio, Irajá, Cemitério, Av. Água Grande, Parada de Lucas, Av. Brasil, Leopoldina, Av. Presidente Vargas e Candelária.

Pelo que poderemos ver adiante, os lotações da empresa continuaram circulando também na linha de Madureira.

(A Noite, 23/04/1955)

Ficha usada nos ônibus - década de 50

Devido a uma dívida de Cr$15.000,00 (quinze mil cruzeiros), a firma Coimbra & Cia. Ltda. requereu a falência da empresa, que foi decretada pela 7ª Vara Cível.   

No mesmo recorte, descobrimos que a sede da empresa era à Rua Mariz e Barros, nº 93 – 1º andar, atualmente na Praça da Bandeira.

(Correio da Manhã, 28/03/1956)

Mesmo com a decretação de falência e a concessão para operar ônibus, os motoristas dos lotações, enquanto operaram, continuavam a ser mautoristas, e ainda causando desastres, como citado neste próximo recorte, ao atravessar a cancela fechada da Rua Lobo Júnior, na Penha. 

(Diário de Notícias, 30/03/1956)

É presumível que a empresa realmente faliu em 1956, visto que a linha 80, neste mesmo ano, passou a ser operada pela Rosane.

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão] 

4 comentários:

  1. Cunha, fantástica sua matéria... Comparando as minhas pesquisas as suas informações estão de acordo. Estou vendo alguns registros para colaborar. Abçs do Prazs!!!!

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    1. Prazs, valeu pelo elogio. Se conseguir mais algua coisa diferente mande-me que publicarei. Abraços.

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  2. Cunha, será mesmo que a referida linha Madureira x Candelária era de nº 80???? Podia ser sem numeração???? Aproveito e veja uma foto lá no perfil Pérolas do Prazs....

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    1. Prazs, não localizei a foto que você citou, se quiser me mande por email ou pelo private no FB, mas tive um DOU/DF que registrou essa linha com o número 80 em 53, quando foi inaugurada até 55, quando passou a linha para a Rosane. Grato pela participação.

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