domingo, 8 de junho de 2014

Viação Cruzeiro

Trata-se de uma empresa distinta da Auto Viação Cruzeiro, da qual já tratamos aqui no RiÔnibus Antigo.

Representante da Viação Cruzeiro, o Sr. João Cruz assinava, a 19 de agosto de 1931, um termo de obrigação junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, para operar a linha de “auto-lotações” Estação da Penha-Estação de Vigário Geral.

Era esse o itinerário: Estação da Penha, Rua Plínio de Oliveira, Estrada de Braz de Pina, Rio-Petrópolis até Vigário Geral, retornando pela Rua dos Romeiros até a Estação da Penha.

A linha era dividida em três seções: 1ª seção – da Estação da Penha à Estação de Braz de Pina; 2ª seção – da Estação de Braz de Pina à Estação de Parada de Lucas e 3ª seção – Estação de Parada de Lucas à Estação de Vigário Geral, ao preço de $200 (duzentos réis) cada uma.

(Jornal do Brasil, 22/08/1931)

Já em 22 de novembro de 1932, o mesmo Sr. João Cruz assinava um termo de transferência junto à Prefeitura, “cedendo e transferindo” ao Sr. Domingos Alves a concessão acima mencionada.

(Jornal do Brasil, 25/11/1932)

Um termo aditivo foi assinado por Domingos Alves, a 30 de janeiro de 1933, em que se comprometia a estabelecer a linha de “auto-lotações” Circular da Penha-Praça Ramalho Ortigão.

A nova linha obedecia ao seguinte itinerário: Circular da Penha, Rua do Portinho e Rua Ouriques, com o ponto final na Praça Ramalho Ortigão, e a passagem ao preço de $200 (duzentos réis) por todo o percurso.

(Jornal do Brasil, 31/01/1933)

Novo termo aditivo foi assinado por Domingos Lopes, a 29 de maio de 1933, pelo qual o mesmo se obrigava a implantar uma linha circular de ônibus, partindo da Estação da Penha.

Seu itinerário: Estação da Penha, Rua Canadá, Rua Honduras, Rua Lobo Júnior, Praça Vera Cruz, Rua Cuba, Rua Ingahy, Rua Guatemala e Rua Montevidéu, até a Estação da Penha.

A linha era dividida nas seguintes seções: da Estação da Penha à Rua Cuba, $200 (duzentos réis) e da Rua Cuba ao ponto final (de volta à Estação da Penha), $200 (duzentos réis).

(Jornal do Brasil, 30/05/1933)

A 12 de agosto do mesmo ano, mais um termo aditivo era assinado por Domingos Lopes, desta vez para estabelecer uma nova linha de ônibus: Estação de Bonsucesso-Praça Dr. Miguel (Apicu), com o seguinte itinerário: Estação de Bonsucesso, Rua Dr. Cardoso de Moraes, Estrada do Norte, Estrada do Engenho da Pedra até a Praça Dr. Miguel, e vice-versa.

A passagem era cobrada à razão de $200 (duzentos réis) por todo o percurso (Jornal do Brasil, 13/08/1933).

Em 4 de abril de 1935, Domingos Lopes assinou novo termo aditivo de obrigações, na ocasião comprometendo-se a estabelecer a linha de ônibus Estação de Bonsucesso-Fábrica de Máscaras contra Gases.

Essa linha obedecia ao seguinte itinerário: Estação de Bonsucesso, Rua Dr. Cardoso de Moraes, Estrada do Norte até a Fábrica de Máscaras contra Gases, e vice-versa.

Suas seções: da Estação de Bonsucesso até a Estrada do Norte, esquina da Rua 20 de Março, $200 (duzentos réis); da Estrada do Norte, na mesma esquina, até a Fábrica de Máscaras, $200 (duzentos réis) e Direta, $300 (trezentos réis) (Jornal do Brasil, 05/04/1935).

E pelo menos entre 1935 e 1937, a empresa manteve a linha Penha-Caxias (Duque de Caxias), como nos atestam os recortes abaixo.

(Diário da Noite, 29/01/1935)

(Diário da Noite, 23/02/1935)

(Diário da Noite, 01/03/1937)

A Viação Cruzeiro tinha a sua garagem à Rua Nicarágua, nº 149 – Penha, e circulou com seus ônibus até o início da década de 40, quando foi adquirida pela Viação Estrela do Norte (informações do site MILBUS).  

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha] 

2 comentários:

  1. Prezado Eduardo, tenho uma lista de 1939 cuja numeração era 62 – Bomsuccesso x Fábrica de Máscaras; 63 – Ramos x Praia do Apicu (via Cardoso de Morais) e 77 – Circular da Penha x Pça. Ramalho Ortigão. Entretanto, a empresa que as operava era a Viação Santa Cecília. No meu entendimento, em 1939 a Santa Cecília já tinha adquirido a concessão dessas linhas provenientes da Viação Cruzeiro, que ficara somente com a S-75 – Penha x Parada de Lucas e S-76 – Penha x Vigário Geral – Caxias, linhas que foram assumidas pela Estrela do Norte em novembro de 1941. Sds, Antonio Sérgio.

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  2. Boa tarde, Antonio Sérgio, grato pelas novas. Sim as linhas da Cruzeiro, foram passadas algumas para a Santa Cecília e outras para a Estrela do Norte. Vou atualizar a matéria, citando suas informações, referentes as linhas por ela operada. Volte mais vezes.

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