Trata-se de uma
empresa distinta da Auto Viação Cruzeiro, da qual já tratamos aqui no RiÔnibus Antigo.
Representante da
Viação Cruzeiro, o Sr. João Cruz assinava, a 19 de agosto de 1931, um termo de
obrigação junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do então Distrito
Federal, para operar a linha de “auto-lotações” Estação da Penha-Estação de
Vigário Geral.
Era esse o
itinerário: Estação da Penha, Rua Plínio de Oliveira, Estrada de Braz de Pina,
Rio-Petrópolis até Vigário Geral, retornando pela Rua dos Romeiros até a
Estação da Penha.
A linha era
dividida em três seções: 1ª seção – da Estação da Penha à Estação de Braz de
Pina; 2ª seção – da Estação de Braz de Pina à Estação de Parada de Lucas e 3ª
seção – Estação de Parada de Lucas à Estação de Vigário Geral, ao preço de $200
(duzentos réis) cada uma.
(Jornal do Brasil, 22/08/1931) |
Já em 22 de
novembro de 1932, o mesmo Sr. João Cruz assinava um termo de transferência
junto à Prefeitura, “cedendo e transferindo” ao Sr. Domingos Alves a concessão
acima mencionada.
(Jornal do Brasil, 25/11/1932) |
Um termo aditivo
foi assinado por Domingos Alves, a 30 de janeiro de 1933, em que se comprometia
a estabelecer a linha de “auto-lotações” Circular da Penha-Praça Ramalho
Ortigão.
A nova linha
obedecia ao seguinte itinerário: Circular da Penha, Rua do Portinho e Rua
Ouriques, com o ponto final na Praça Ramalho Ortigão, e a passagem ao preço de
$200 (duzentos réis) por todo o percurso.
(Jornal do Brasil, 31/01/1933) |
Novo termo
aditivo foi assinado por Domingos Lopes, a 29 de maio de 1933, pelo qual o
mesmo se obrigava a implantar uma linha circular de ônibus, partindo da Estação
da Penha.
Seu itinerário:
Estação da Penha, Rua Canadá, Rua Honduras, Rua Lobo Júnior, Praça Vera Cruz,
Rua Cuba, Rua Ingahy, Rua Guatemala e Rua Montevidéu, até a Estação da Penha.
A linha era
dividida nas seguintes seções: da Estação da Penha à Rua Cuba, $200 (duzentos
réis) e da Rua Cuba ao ponto final (de volta à Estação da Penha), $200
(duzentos réis).
(Jornal do Brasil, 30/05/1933) |
A 12 de agosto
do mesmo ano, mais um termo aditivo era assinado por Domingos Lopes, desta vez
para estabelecer uma nova linha de ônibus: Estação de Bonsucesso-Praça Dr.
Miguel (Apicu), com o seguinte itinerário: Estação de Bonsucesso, Rua Dr.
Cardoso de Moraes, Estrada do Norte, Estrada do Engenho da Pedra até a Praça
Dr. Miguel, e vice-versa.
A passagem era
cobrada à razão de $200 (duzentos réis) por todo o percurso (Jornal do Brasil,
13/08/1933).
Em 4 de abril de
1935, Domingos Lopes assinou novo termo aditivo de obrigações, na ocasião
comprometendo-se a estabelecer a linha de ônibus Estação de Bonsucesso-Fábrica
de Máscaras contra Gases.
Essa linha
obedecia ao seguinte itinerário: Estação de Bonsucesso, Rua Dr. Cardoso de
Moraes, Estrada do Norte até a Fábrica de Máscaras contra Gases, e vice-versa.
Suas seções: da
Estação de Bonsucesso até a Estrada do Norte, esquina da Rua 20 de Março, $200
(duzentos réis); da Estrada do Norte, na mesma esquina, até a Fábrica de
Máscaras, $200 (duzentos réis) e Direta, $300 (trezentos réis) (Jornal do
Brasil, 05/04/1935).
E pelo menos
entre 1935 e 1937, a empresa manteve a linha Penha-Caxias (Duque de Caxias),
como nos atestam os recortes abaixo.
(Diário da Noite, 29/01/1935) |
(Diário da Noite, 23/02/1935) |
(Diário da Noite, 01/03/1937) |
A Viação
Cruzeiro tinha a sua garagem à Rua Nicarágua, nº 149 – Penha, e circulou com
seus ônibus até o início da década de 40, quando foi adquirida pela Viação
Estrela do Norte (informações do site
MILBUS).
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Prezado Eduardo, tenho uma lista de 1939 cuja numeração era 62 – Bomsuccesso x Fábrica de Máscaras; 63 – Ramos x Praia do Apicu (via Cardoso de Morais) e 77 – Circular da Penha x Pça. Ramalho Ortigão. Entretanto, a empresa que as operava era a Viação Santa Cecília. No meu entendimento, em 1939 a Santa Cecília já tinha adquirido a concessão dessas linhas provenientes da Viação Cruzeiro, que ficara somente com a S-75 – Penha x Parada de Lucas e S-76 – Penha x Vigário Geral – Caxias, linhas que foram assumidas pela Estrela do Norte em novembro de 1941. Sds, Antonio Sérgio.
ResponderExcluirBoa tarde, Antonio Sérgio, grato pelas novas. Sim as linhas da Cruzeiro, foram passadas algumas para a Santa Cecília e outras para a Estrela do Norte. Vou atualizar a matéria, citando suas informações, referentes as linhas por ela operada. Volte mais vezes.
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