domingo, 20 de abril de 2014

Viação Tupy Ltda.

Segundo o site MILBUS e as publicações ‘Guerra das Posições na Metrópole’ e Noronha Santos (PDF), a Viação Tupy Ltda. começou a operar em 1929, muito embora não tenhamos encontrado qualquer termo de concessão de linhas para a empresa.

Seu proprietário era o Sr. Américo Duarte da Cruz, e sua garagem localizava-se à Rua Guajuvira, nº 46 – Marechal Hermes.

Iniciou em 1929 com a linha Cascadura-Marechal Hermes, tendo operado também com as linhas S-15, Cascadura-Deodoro e S-29, Madureira-Bento Ribeiro. E em algum momento também operou Cascadura x Bangu.

Através de um despacho de 05/08/1938, do Departamento Nacional de Indústria e Commercio, o diário ‘Correio da Manhã’ relacionava, entre outros, o contrato da firma Viação Tupy Ltda., composta pelos sócios Srs. Américo Duarte da Cruz e Eduardo Duarte da Cruz (filho de Américo), “para o comércio de transportes”.

(Correio da Manhã 10/08/1938)

Já nos meses de junho e dezembro de 1941, o periódico ‘Diário de Notícias’ noticiava, respectivamente, um acidente e uma reclamação a respeito da linha Cascadura-Vila Militar, também operada pela empresa em questão.

Alguns meses depois, em 29/04/1942, a imprensa divulgou acidente de um ônibus da Tupy, linha Cascadura-Marechal Hermes, mostrando que a empresa ainda mantinha esta linha.

Em dezembro de 1943 seus ônibus trafegavam pela importante via que é a Rua João Vicente, em Madureira, como nos mostra a reportagem a seguir.

(Diário Carioca, 24/12/1943)

E mais uma vez, agora em abril de 1944, o ‘Diário de Notícias’ informava o indeferimento de um requerimento da Viação Tupy, ao prefeito do então Distrito Federal, porém sem mostrar o teor do mesmo, no entanto atestando que a empresa ainda encontrava-se em atividade.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]      

Nenhum comentário:

Postar um comentário