domingo, 13 de abril de 2014

Independência Auto Omnibus (I)

Nota do editor: Quando publicamos essa matéria, onde citamos o nome da empresa como sendo Independente Auto Omnibus (informação constante no primeiro parágrafo do primeiro termo de concessão da empresa), fomos levados a cometer um erro, devido à confiabilidade depositada no Jornal do Brasil, que era, à época (1927), quando não havia Diário Oficial do DF, o órgão responsável pela divulgação de todas as informações oficiais, referentes ao então Distrito Federal.

Pedimos desculpas a todos que leram a matéria e acreditaram na existência da empresa citada, e agora estamos aqui refazendo e publicando a matéria correta, depois de novas e aprofundadas pesquisas a respeito, bem como da ajuda de adeptos do ‘hobby’.

N. Guerrera foi a denominação social da Independência Auto Omnibus, a qual iniciou as atividades em 25 de novembro de 1927, para operar através de ônibus automóveis a concessão entre Praça Barão de Drummond (Praça 7 de Março) x Palácio Monroe, obedecendo ao seguinte itinerário: Praça Barão de Drummond, Av. 28 de Setembro, Rua São Francisco Xavier, Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Av. Lauro Müller, Rua Visconde de Itaúna, Praça da República, Rua Marechal Floriano, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco até o Palácio Monroe, sendo a volta pelo mesmo itinerário, passando no entanto pela Rua Senador Eusébio, ao invés de Visconde de Itaúna.

O preço das passagens, de ida ou de volta, era de $200 (duzentos réis) para seções a cada 2.000 metros. A linha foi dividida nas seguintes seções: Praça Barão de Drummond à Rua Afonso Pena, $400 (quatrocentos réis), Rua Afonso Pena ao Monroe, $600 (seiscentos réis). Nas viagens de volta, eram cobradas passagens do Palácio Monroe à Rua Camerino, $200 (duzentos réis) e da Rua Dona Zulmira à Praça Barão de Drummond, $200 (duzentos réis). As diretas tinham o valor de 1$000 (hum mil réis).

É importante salientar – para quem lembrou e para quem não lembrou –, para revisar a matéria da Auto Viação Ypiranga (consultar: http://rionibusantigo.blogspot.com.br/2013/12/auto-viacao-ypiranga.html), que na mesma época operou esta mesma linha, sendo por algum tempo em paralelo. O aspecto interessante deste caso é que um dos proprietários da Ypiranga era o mesmo desta (razão social da Ypiranga: Guerrera Cosentino & Cia. Ltda.).

(Jornal do Brasil, 27/11/1927)


Em 15 de março de 1929, a Independência Auto Omnibus (N. Guerrera), teve sua concessão transferida para a The Rio de Janeiro, Tramway, Light & Power Company Ltd., através da Viação Excelsior.

[Informações do Livro da Light, cedidas por Luís Carlos Tosta.]

[Fontes adicionais: site MILBUS e publicações ‘Guerra das Posições na Metrópole’ e Noronha Santos (PDF).]

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]

4 comentários:

  1. Edu, segundo o livro do Noronha Santos o nome da empresa seria Independência Auto Ônibus no têrmo de contracto de 25 de Novembro de 1927. Pode ser que no Cartório ou no Departamento de Concessões tenha-se registrado de outra forma. Sei lá!! Mas a abordagem está ótima.

    ResponderExcluir
  2. Prazs, sempre conheci como havendo 3 empresas no Rio com o nome Independência A.O. Ltda. Até a chegada deste documento que comprova ou pode comprovar sua existência, mesmo que seja com o nome errado. Porém acredito ser o nome correto, até que provemos ao contrário, pelo próprio motivo de terem duas empresas explorando o mesmo trecho e uma tornou-se Independente. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qualquer forma se referir das duas formas não estaria errado até que se tenha uma definição.Valeu!!!!!

      Excluir
  3. Prazs, para mim o que vale, é o que está escrito e registrado, Independente. Abraços.

    ResponderExcluir