domingo, 27 de abril de 2014

Companhia Campo Grande

Quando publicamos essa matéria pela primeira vez, ao seu final solicitamos que quem conhecesse o nome da empresa nos enviasse, para podermos colocá-lo na matéria e completar a informação. Não conseguimos esse intento desta forma, e sim pelo acaso, decorrente da procura constante, da pesquisa e aí está ela encabeçando a matéria retrabalhada.

Essa informação está baseada no dado fornecido pelo despacho a seguir: “Despachos do Sr. Prefeito – Alexandre Marcondes dos Santos (Companhia Campo Grande) – "Approvo" (08/07/1929) (1).

A confirmação desta aprovação é o termo de obrigação que já havíamos publicado da primeira postagem.

A 16 de julho de 1929, o Sr. Alexandre Marcondes dos Santos, assinou um termo de obrigação junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, para implantar uma linha de “ônibus-automóveis” ligando Campo Grande a Carapiá (estrada localizada em Guaratiba).

Esta linha obedeceria ao seguinte itinerário: Estação de Campo Grande, Rua Cel. Agostinho, Estrada Real de Santa Cruz, Estrada do Monteiro, Estrada do Morro Matto Alto, Estrada do Morro Cavado, terminando na venda de Cândido Queirós, em Carapiá. A volta seria feita a partir da venda de Cândido Queirós, Estrada do Morro Cavado, Estrada do Morro Matto Alto, Estrada do Monteiro, Estrada Real de Santa Cruz, Praça Esberardo, Rua Augusto Vasconcellos e Estação de Campo Grande. Atentem que a referência para o ponto final em Carapiá era a “Venda do Fulano”!

A linha era dividida em cinco seções: da Estação de Campo Grande ao Km 1 da Estrada do Monteiro, $200 (duzentos réis), do Km 1 ao Km 3 da mesma estrada, $200 (duzentos réis), do Km 3 ao Km 5 da mesma estrada, $200 (duzentos réis) do Km 5 ao Km 7 da mesma estrada, $200 (duzentos réis) e do Km 7 a Carapiá, $200 (duzentos réis).  

(Jornal do Brasil, 27/07/1929)

Em 24 de setembro de 1931, é assinado um termo, passando esta concessão de Alexandre Marcondes dos Santos para Mário Bianchi (http://rionibusantigo.blogspot.com.br/2014/04/viacao-suburbana.html). Essa linha passou a ser operada pela Viação Suburbana, da Bianchi & Cia.

(Jornal do Brasil, 25/09/1931)

Referência:

(1) – Jornal do Brasil, 09/07/1929.

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]

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