Quando
publicamos essa matéria pela primeira vez, ao seu final solicitamos que quem
conhecesse o nome da empresa nos enviasse, para podermos colocá-lo na matéria e
completar a informação. Não conseguimos esse intento desta forma, e sim pelo
acaso, decorrente da procura constante, da pesquisa e aí está ela encabeçando a
matéria retrabalhada.
Essa informação
está baseada no dado fornecido pelo despacho a seguir: “Despachos do Sr.
Prefeito – Alexandre Marcondes dos Santos (Companhia Campo Grande) –
"Approvo" (08/07/1929)
(1).
A confirmação
desta aprovação é o termo de obrigação que já havíamos publicado da primeira
postagem.
A 16 de julho de 1929, o Sr. Alexandre Marcondes dos Santos, assinou um termo de obrigação junto à Inspetoria de Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, para implantar uma linha de “ônibus-automóveis” ligando Campo Grande a Carapiá (estrada localizada em Guaratiba).
Esta linha
obedeceria ao seguinte itinerário: Estação de Campo Grande, Rua Cel. Agostinho,
Estrada Real de Santa Cruz, Estrada do Monteiro, Estrada do Morro Matto Alto, Estrada
do Morro Cavado, terminando na venda de Cândido Queirós, em Carapiá. A volta seria
feita a partir da venda de Cândido Queirós, Estrada do Morro Cavado, Estrada do
Morro Matto Alto, Estrada do Monteiro, Estrada Real de Santa Cruz, Praça
Esberardo, Rua Augusto Vasconcellos e Estação de Campo Grande. Atentem que a
referência para o ponto final em Carapiá era a “Venda do Fulano”!
A linha era
dividida em cinco seções: da Estação de Campo Grande ao Km 1 da Estrada do
Monteiro, $200 (duzentos réis), do Km 1 ao Km 3 da mesma estrada, $200 (duzentos
réis), do Km 3 ao Km 5 da mesma estrada, $200 (duzentos réis) do Km 5 ao Km 7
da mesma estrada, $200 (duzentos réis) e do Km 7 a Carapiá, $200 (duzentos
réis).
(Jornal do Brasil, 27/07/1929) |
Em 24 de
setembro de 1931, é assinado um termo, passando esta concessão de Alexandre
Marcondes dos Santos para Mário Bianchi (http://rionibusantigo.blogspot.com.br/2014/04/viacao-suburbana.html). Essa linha
passou a ser operada pela Viação Suburbana, da Bianchi & Cia.
(Jornal do Brasil, 25/09/1931) |
Referência:
(1) – Jornal do
Brasil, 09/07/1929.
[Pesquisa de Eduardo Cunha e
Claudio Falcão]
E.X.C.E.L.E.N.T.E.
ResponderExcluirPrazs, grato pela visita e pelo comentário.
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