quarta-feira, 16 de abril de 2014

Empresa de Turismo Saturin

Seguindo nas publicações acerca das empresas de turismo que atuaram no Rio de Janeiro, abordaremos hoje a Empresa de Turismo Saturin Ltda., com endereço à Avenida Rio Branco, 120 – sobreloja.

Começou a operar em outubro de 1951, licenciada pelo Departamento de Concessões da Prefeitura do então Distrito Federal, iniciando com uma frota de cinco ônibus de fabricação francesa, do tipo Chausson, com capacidade para 40 passageiros cada um, que seriam fiscalizados pelo Departamento de Turismo e Certames.

Ônibus da Saturin, importado da indústria francesa Chausson.
"Esses ônibus se tornaram pouco funcionais, por serem lentos e
dotados de uma estrutura pesada" (imagem e citação publicadas
no site 'Classical Buses', sendo a foto do acervo de
Adalberto Mattera)

Seus passeios inaugurais ocorreram a 20 de outubro de 1951, com excursões diárias ao Alto da Boa Vista-Canoas e excursão ‘Rio à Noite’, esta incluindo jantar na Churrascaria Gaúcha, visita ao Pão de Açúcar e show na boite Night & Day.

A partida dos ônibus se dava na Av. Rio Branco, em frente ao antigo Hotel Avenida.

(A Noite, 19/10/1951)

(Diário de Notícias, 20/10/1951)

No início do mês seguinte, passeios de um dia de duração a Petrópolis e Teresópolis foram propostos.

(Correio da Manhã, 30/10/1951)

Ainda em novembro do mesmo ano também foram anunciadas excursões a São Paulo, em dias alternados.

(Correio da Manhã, 30/11/1951)

E mais adiante, a 31 de dezembro, foi proporcionado um passeio conduzindo ao réveillon no famoso Hotel Quitandinha, em Petrópolis, com partida à noite do Rio e retorno da cidade serrana na madrugada seguinte.

(Correio da Manhã, 27/12/1951)


Outras imagens de ônibus da Saturin, sendo as de baixo no
Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro
(fotos do acervo de Marcelo Prazs)

Já na manhã de 7 de março de 1960, organizada pela Saturin, partiu a chamada ‘Caravana Pioneira’, “primeira viagem regular de turismo do Rio para Brasília”, a futura capital do País.  

(Última Hora, 07/03/1960)

Na ida, o trajeto compreendia as cidades paulistas de Barretos, Jundiaí, Campinas, Americana, Limeira, Rio Claro, São Carlos, Araraquara, Matão, Jaboticabal e Bebedouro. A chegada a Brasília se daria na manhã seguinte.

Na volta, passaria pelas cidades mineiras de Três Marias, Paracatu, Belo Horizonte e Congonhas do Campo, onde incluía-se visita às esculturas de Aleijadinho.

Em agosto de 1960, em comemoração ao Dia da Telefonista, a empresa proporcionou às funcionárias desta função da hoje extinta Companhia Telefônica Brasileira, um passeio a pontos pitorescos do Rio de Janeiro.

(Última Hora, 05/08/1960)

E em setembro do mesmo ano, eram anunciadas viagens semanais (aos sábados) a Recife e diárias a Brasília, sendo a venda de passagens feita também na Estação Rodoviária Mariano Procópio.

(Última Hora, 20/09/1960)

(Última Hora, 21/09/1960)

Já em dezembro de 1960, a razão social da empresa passou a ‘sociedade anônima’.

(Última Hora, 10/12/1960)

Poucos meses depois, em maio de 1961, a Saturin contratou à Fábrica de Carrocerias Sagres a aquisição de uma nova frota de ônibus especiais, montados sobre chassis International.

(A Noite, 17/05/1961)

A fase era de franca expansão, quando em 16 de fevereiro de 1962, com a presença do então governador Carlos Lacerda e do cônsul do Uruguai, foi apresentado o ônibus da empresa, que “em breve” faria a ligação entre o Rio de Janeiro e Montevidéu, incrementando o turismo entre ambas as cidades.

(A Noite, 16/02/1962)

Mais adiante, em julho de 1968, em parceria com a Agência Century Turismo, a Saturin organizou excursões englobando o Sul do Brasil – Montevidéu – Punta Del Este – Buenos Aires – Bariloche, com opção de ida e volta de ônibus (partida a 4 de julho) ou ida de navio (Eugênio C) e volta de ônibus (partida a 8 de julho).

(Correio da Manhã, 02/06/1968)

E ao que nos pareceu, já na década de 80, a Saturin S.A. passou a atuar como operadora de turismo, pois encontramos em agosto de 1982 uma propaganda anunciando viagem aérea para a Europa, com dez dias de hospedagem em hotéis “de categoria superior”. Na ocasião, o endereço da empresa era Rua do Ouvidor, 130 – sobreloja 217.


(Jornal do Brasil, 24/08/1982)

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

2 comentários:

  1. Muito Bom!!! Será que funcionou até quando???

    ResponderExcluir
  2. Emilso, grato pela visita e pelo comentário. Naõ temos esta informação concreta mas acredito que ela tenha operado como Empresa de Turismo até a década de 70 e daí para frente ficou apenas como Operadora Turística.

    ResponderExcluir