Seguindo nas
publicações acerca das empresas de turismo que atuaram no Rio de Janeiro,
abordaremos hoje a Empresa de Turismo Saturin Ltda., com endereço à Avenida Rio
Branco, 120 – sobreloja.
Começou a operar
em outubro de 1951, licenciada pelo Departamento de Concessões da Prefeitura do
então Distrito Federal, iniciando com uma frota de cinco ônibus de fabricação
francesa, do tipo Chausson, com
capacidade para 40 passageiros cada um, que seriam fiscalizados pelo
Departamento de Turismo e Certames.
Seus passeios
inaugurais ocorreram a 20 de outubro de 1951, com excursões diárias ao Alto da
Boa Vista-Canoas e excursão ‘Rio à Noite’, esta incluindo jantar na
Churrascaria Gaúcha, visita ao Pão de Açúcar e show na boite Night & Day.
A partida dos
ônibus se dava na Av. Rio Branco, em frente ao antigo Hotel Avenida.
(A Noite, 19/10/1951) |
(Diário de Notícias, 20/10/1951) |
No início do mês
seguinte, passeios de um dia de duração a Petrópolis e Teresópolis foram
propostos.
(Correio da Manhã, 30/10/1951) |
Ainda em
novembro do mesmo ano também foram anunciadas excursões a São Paulo, em dias
alternados.
(Correio da Manhã, 30/11/1951) |
E mais adiante,
a 31 de dezembro, foi proporcionado um passeio conduzindo ao réveillon no famoso Hotel Quitandinha,
em Petrópolis, com partida à noite do Rio e retorno da cidade serrana na
madrugada seguinte.
(Correio da Manhã, 27/12/1951) |
Outras imagens de ônibus da Saturin, sendo as de baixo no Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro (fotos do acervo de Marcelo Prazs) |
Já na manhã de 7
de março de 1960, organizada pela Saturin, partiu a chamada ‘Caravana
Pioneira’, “primeira viagem regular de turismo do Rio para Brasília”, a futura
capital do País.
(Última Hora, 07/03/1960) |
Na ida, o
trajeto compreendia as cidades paulistas de Barretos, Jundiaí, Campinas, Americana,
Limeira, Rio Claro, São Carlos, Araraquara, Matão, Jaboticabal e Bebedouro. A
chegada a Brasília se daria na manhã seguinte.
Na volta,
passaria pelas cidades mineiras de Três Marias, Paracatu, Belo Horizonte e
Congonhas do Campo, onde incluía-se visita às esculturas de Aleijadinho.
Em agosto de
1960, em comemoração ao Dia da Telefonista, a empresa proporcionou às
funcionárias desta função da hoje extinta Companhia Telefônica Brasileira, um
passeio a pontos pitorescos do Rio de Janeiro.
(Última Hora, 05/08/1960) |
E em setembro do
mesmo ano, eram anunciadas viagens semanais (aos sábados) a Recife e diárias a
Brasília, sendo a venda de passagens feita também na Estação Rodoviária Mariano
Procópio.
(Última Hora, 20/09/1960) |
(Última Hora, 21/09/1960) |
Já em dezembro
de 1960, a razão social da empresa passou a ‘sociedade anônima’.
(Última Hora, 10/12/1960) |
Poucos meses
depois, em maio de 1961, a Saturin contratou à Fábrica de Carrocerias Sagres a
aquisição de uma nova frota de ônibus especiais, montados sobre chassis International.
(A Noite, 17/05/1961) |
A fase era de
franca expansão, quando em 16 de fevereiro de 1962, com a presença do então
governador Carlos Lacerda e do cônsul do Uruguai, foi apresentado o ônibus da
empresa, que “em breve” faria a ligação entre o Rio de Janeiro e Montevidéu,
incrementando o turismo entre ambas as cidades.
(A Noite, 16/02/1962) |
Mais adiante, em
julho de 1968, em parceria com a Agência Century Turismo, a Saturin organizou
excursões englobando o Sul do Brasil – Montevidéu – Punta Del Este – Buenos
Aires – Bariloche, com opção de ida e volta de ônibus (partida a 4 de julho) ou
ida de navio (Eugênio C) e volta de ônibus (partida a 8 de julho).
(Correio da Manhã, 02/06/1968) |
E ao que nos
pareceu, já na década de 80, a Saturin S.A. passou a atuar como operadora de
turismo, pois encontramos em agosto de 1982 uma propaganda anunciando viagem aérea
para a Europa, com dez dias de hospedagem em hotéis “de categoria superior”. Na
ocasião, o endereço da empresa era Rua do Ouvidor, 130 – sobreloja 217.
(Jornal do Brasil, 24/08/1982) |
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Muito Bom!!! Será que funcionou até quando???
ResponderExcluirEmilso, grato pela visita e pelo comentário. Naõ temos esta informação concreta mas acredito que ela tenha operado como Empresa de Turismo até a década de 70 e daí para frente ficou apenas como Operadora Turística.
ResponderExcluir