domingo, 29 de novembro de 2015

Viação Madureira Ltda.

Em julho de 1949, através da notícia de um ato de vandalismo contra um dos seus veículos, tomamos conhecimento de que a Viação Madureira já atuava em nossa cidade.

(Correio da Manhã, 24/07/1949)

A imagem está muito pouco nítida, mas a legenda da foto a seguir nos diz que a garagem da empresa estava localizada na Estrada Marechal Rangel (atual Av. Ministro Edgar Romero), havendo a queixa de que a mesma não comportava todos os seus ônibus, e por isso os excedentes acabavam ficando estacionados na rua.

(Correio da Manhã, 25/12/1949)

Pelos recortes adiante, que nos dão conta de um acidente com vítimas fatais, ocorrido próximo à estação de Colégio, verificamos que a linha explorada pela empresa era Cascadura x Acari, muito embora, equivocadamente e contrariando o letreiro do ônibus exibido nas fotos de ‘A Noite’ e ‘Diário da Noite’, a pequena nota do ‘Diário de Notícias’ afirmasse ser Coelho Neto x Madureira (!!!???).

(A Noite, 09/08/1950)

(Diário da Noite, 09/08/1950)

(Diário de Notícias, 10/08/1950)

E a Viação Madureira também foi uma daquelas empresas notificadas pelo Departamento de Concessões da PDF, em outubro de 1951, a liquidar seus débitos junto àquele departamento, num prazo de dez dias, “sob pena de cassação imediata dos respectivos privilégios”.

(Diário de Notícias, 14/10/1951)

No entanto, a empresa ainda circulou por pelo menos mais uma década, operando, de 1951 a 1954, a linha S-9 – Méier x Irajá e, de 1954 a 1961, Méier x Vaz Lobo (referência: ‘Diários Oficiais’).

E nenhuma outra notícia sobre a Viação Madureira foi encontrada por nós, em pesquisa feita nos periódicos do Rio de Janeiro.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

2 comentários:

  1. Na época ( final da década de 1940) muitas empresas não possuam garagens capazes de abrigar toda a frota, ficando à noite, os ônibus estacionados nas vias públicas e recolhidos à garagem apenas aqueles que necessitassem de manutenção Por exemplo : a Auto- Dinâmica, a Ideal na Ilha do Governador, a TURI e outras mais..

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    1. Olá Jaime, boa colocação e grande verdade. Muitas colocavam em terrenos baldios também. Outras usavam parte de postos de gasolina ou foram originadas neles, como a Diesel, a Transmontana, a Maracanã, a Estrela do Norte e outras. Recentemente, na década de 60, muitas novas empresas de lotações (ex-individuais), adotavam postos e ruas. Abraços.

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