domingo, 22 de novembro de 2015

Viação Standard S.A.

Em junho de 1949 a Viação Standard já circulava pela cidade com os seus ônibus da linha 40 – Praça Mauá x Engenho de Dentro.

É o que nos mostra o recorte adiante, quando os moradores do subúrbio de Piedade solicitavam às ‘autoridades’ que prolongassem até aquele bairro a linha 40, que ia somente até o Engenho de Dentro.

(Diário de Notícias, 30/06/1949)

Poucos dias depois, o mesmo periódico, o ‘Diário de Notícias’, noticiava um acidente ocorrido com um carro da mencionada linha.

(Diário de Notícias, 05/07/1949)

E mais uma vez o apelo da população de Piedade, para que até ali fosse estendido o percurso da linha 40, logo a seguir novamente repetido.

(Diário de Notícias, 07/07/1949)

(Diário de Notícias, 20/07/1949)

No mês seguinte o apelo era reiterado.

(Diário de Notícias, 04/08/1949)

Novo acidente com um carro da empresa, sendo que o ‘Diário de Notícias’ referiu-se à linha 4, quando acreditamos que fosse a já citada 40.

(Diário de Notícias, 11/03/1950)

Aqui, em janeiro de 1951, a tentativa de empregados da Viação Standard no sentido de sensibilizar o Prefeito do DF a recolocar em circulação os ônibus da empresa, no dizer deles “em boas condições e aptos”, pois a mesma havia sido proibida pelo Departamento de Concessões da PDF de explorar a linha 40 – Praça Mauá x Engenho de Dentro.

(A Manhã, 20/01/1951)

Pela mesma matéria, verificamos que os diversos apelos feitos em 1949 por moradores de Piedade, solicitando a ampliação do percurso da linha 40 até aquele bairro, não foram atendidos.

Já em outubro de 1951, a imprensa, através do ‘Diário de Notícias’, noticiava que o Departamento de Concessões da PDF estava cientificando diversas empresas de transporte da cidade, entre elas a Viação Standard, sobre débitos com a Prefeitura, dando o prazo de dez dias para que os mesmos fossem quitados, “sob pena de cassação imediata dos respectivos privilégios”.

(Diário de Notícias, 14/10/1951)

Não temos conhecimento se a empresa em questão teve sua concessão cassada nessa mesma ocasião, mas o certo é que não localizamos mais qualquer notícia sobre a Viação Standard nos jornais cariocas por nós consultados.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

7 comentários:

  1. Mais uma das empresas que desapareceram sem deixar rastros...

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    1. Boa noite, Jaime. Mais uma de muitas que aconteceram isso e pelo menos conseguimos encontrá-la e mostrar algo. Isso torna a pesquisa interessantíssima. Grato mais uma vez, pela visita e comentário. Abraços.

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  2. No meio dessa história toda, fiquei curioso em saber dessa Viação Marambaia.
    Belo trabalho, caro Eduardo.

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    1. Edvaldo, grato pela visita e comentários. Estávamos sentindo a tua falta, você nos visita pouco. Passe a ser assíduo. E gostou de saber da Marambaia? Abração.

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  3. Ótimo, Eduardo. Acredito então que a linha 40 da Standard é a mesma que depois foi assumida pela Irmãos Almeida, que passou a ser Praça 15 x Quintino, linha esta que operou até o fim da mesma, perto de 1963. A mesma corresponde à atual 277. Abraços, Antonio Sérgio.

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    1. Olá Antonio Sérgio. Em parte, sim. Apenas que entre a Standard e a Irmãos Almeida, teve a Viação Brasil, em 52, fazendo a linha 40. Abraços.

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    2. Olá Antonio Sérgio. Em parte, sim. Apenas que entre a Standard e a Irmãos Almeida, teve a Viação Brasil, em 52, fazendo a linha 40. Abraços.

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