Em junho de 1949
a Viação Standard já circulava pela cidade com os seus ônibus da linha 40 –
Praça Mauá x Engenho de Dentro.
É o que nos
mostra o recorte adiante, quando os moradores do subúrbio de Piedade
solicitavam às ‘autoridades’ que prolongassem até aquele bairro a linha 40, que
ia somente até o Engenho de Dentro.
(Diário de Notícias, 30/06/1949) |
Poucos dias
depois, o mesmo periódico, o ‘Diário de Notícias’, noticiava um acidente
ocorrido com um carro da mencionada linha.
(Diário de Notícias, 05/07/1949) |
E mais uma vez o
apelo da população de Piedade, para que até ali fosse estendido o percurso da
linha 40, logo a seguir novamente repetido.
(Diário de Notícias, 07/07/1949) |
(Diário de Notícias, 20/07/1949) |
No mês seguinte o
apelo era reiterado.
(Diário de Notícias, 04/08/1949) |
Novo acidente
com um carro da empresa, sendo que o ‘Diário de Notícias’ referiu-se à linha 4,
quando acreditamos que fosse a já citada 40.
(Diário de Notícias, 11/03/1950) |
Aqui, em janeiro
de 1951, a tentativa de empregados da Viação Standard no sentido de
sensibilizar o Prefeito do DF a recolocar em circulação os ônibus da empresa,
no dizer deles “em boas condições e aptos”, pois a mesma havia sido proibida
pelo Departamento de Concessões da PDF de explorar a linha 40 – Praça Mauá x
Engenho de Dentro.
(A Manhã, 20/01/1951) |
Pela mesma matéria,
verificamos que os diversos apelos feitos em 1949 por moradores de Piedade,
solicitando a ampliação do percurso da linha 40 até aquele bairro, não foram
atendidos.
Já em outubro de
1951, a imprensa, através do ‘Diário de Notícias’, noticiava que o Departamento
de Concessões da PDF estava cientificando diversas empresas de transporte da
cidade, entre elas a Viação Standard, sobre débitos com a Prefeitura, dando o
prazo de dez dias para que os mesmos fossem quitados, “sob pena de cassação
imediata dos respectivos privilégios”.
(Diário de Notícias, 14/10/1951) |
Não temos
conhecimento se a empresa em questão teve sua concessão cassada nessa mesma
ocasião, mas o certo é que não localizamos mais qualquer notícia sobre a Viação
Standard nos jornais cariocas por nós consultados.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Mais uma das empresas que desapareceram sem deixar rastros...
ResponderExcluirBoa noite, Jaime. Mais uma de muitas que aconteceram isso e pelo menos conseguimos encontrá-la e mostrar algo. Isso torna a pesquisa interessantíssima. Grato mais uma vez, pela visita e comentário. Abraços.
ExcluirNo meio dessa história toda, fiquei curioso em saber dessa Viação Marambaia.
ResponderExcluirBelo trabalho, caro Eduardo.
Edvaldo, grato pela visita e comentários. Estávamos sentindo a tua falta, você nos visita pouco. Passe a ser assíduo. E gostou de saber da Marambaia? Abração.
ExcluirÓtimo, Eduardo. Acredito então que a linha 40 da Standard é a mesma que depois foi assumida pela Irmãos Almeida, que passou a ser Praça 15 x Quintino, linha esta que operou até o fim da mesma, perto de 1963. A mesma corresponde à atual 277. Abraços, Antonio Sérgio.
ResponderExcluirOlá Antonio Sérgio. Em parte, sim. Apenas que entre a Standard e a Irmãos Almeida, teve a Viação Brasil, em 52, fazendo a linha 40. Abraços.
ExcluirOlá Antonio Sérgio. Em parte, sim. Apenas que entre a Standard e a Irmãos Almeida, teve a Viação Brasil, em 52, fazendo a linha 40. Abraços.
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