domingo, 6 de dezembro de 2015

Viação Monte Castelo

Ficha da década de 40

Empresa que operou no Rio de Janeiro entre o final da década de 40 e início da de 50, da qual encontramos muito poucas referências.

A primeira delas, de novembro de 1949, dizia respeito a uma reclamação de empregados da empresa, na qual afirmavam que a mesma fora vendida, e que não haviam recebido a importância relativa ao aviso prévio, nem os dias relativos àquele mês, a que teriam direito.

A reclamação era dirigida à firma Manuel Lourenço Júnior Ltda., fazendo crer que era essa a razão social da Viação Monte Castelo, que tinha seu escritório à Av. Suburbana, nº 4.784 – Del Castilho.

(Diário de Notícias, 17/11/1949)

Em outubro de 1951 encontramos uma segunda referência à Viação Monte Castelo, pela qual o Departamento de Concessões da PDF cientificava um quantitativo de empresas de transporte, em que era mencionada a Viação Monte Castelo, a quitarem seus débitos com aquela repartição num prazo de dez dias, “sob pena de cassação imediata dos seus respectivos privilégios”.

(Diário de Notícias, 14/10/1951)

E a terceira e última referência por nós encontrada, dois anos depois, trata-se de um processo, já em fase de julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, justamente entre a Viação Monte Castelo e a “Câmara Municipal”.

Ficamos na dúvida se era relativo à empresa objeto desta postagem, pois não está mencionado se é referente à Câmara Municipal do Distrito Federal.

(Diário de Notícias, 09/10/1953)

Vejam que não nos foi possível localizar nem a(s) linha(s) que era(m) explorada(s) pela empresa, pelo que solicitamos aos leitores que nos prestigiam que, sabendo dessa informação, enviem-nos um comentário a respeito.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

2 comentários:

  1. Faz bastante tempo no endereço citado, funciona um Posto de Gasolina. Seriam vestígios da empresa de ônibus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaime. Acredito que sim, pois vários dos endereços de garagem que cito aqui, ainda são hoje em dia, postos de gasolina ou espaços grandes onde construíram prédios residenciais. Um outro exemplo é da Viação São Jorge, no Méier, onde hoje ainda é uma garagem fechada.

      Excluir