domingo, 24 de maio de 2015

Viação Globo

A primeira informação encontrada por nós em jornais sobre a Viação Globo foi através de um edital de 31 de julho de 1936, da Diretoria dos Serviços de Utilidade Pública da PDF, publicado no ‘Jornal do Brasil’, intimando um representante da empresa a comparecer à sede daquela repartição (1).

Por meio de pequena notícia veiculada no mês seguinte pelo mesmo periódico, verificamos que a linha operada pela Viação Globo era Méier x Praia Pequena [Benfica], que a partir daquela ocasião era prolongada, passando a ser Méier x Bonsucesso, com o ponto terminal na Rua Uranos, em frente à estação ferroviária. Vejam a seguir.

(Jornal do Brasil, 18/09/1936)

Adiante temos a imagem de um ônibus da empresa, envolvido em um acidente, mas com a ‘vista’ indicando Meyer / Olaria. Observem que houve aqui um novo prolongamento da linha, que até então circulava somente até Bonsucesso. Notícias do fato foram publicadas nos diários ‘A Noite’, ‘Diário da Noite’ e ‘O Globo’, de 05/04/1937 e ‘Correio da Manhã’ e ‘O Jornal’, de 06/04/1937.

(Diário da Noite, 05/04/1937)

Através de uma notificação de multa, de agosto de 1937, publicada pelo JB, tomamos ciência que a linha então operada pela empresa era Ramos x Méier (2).

Já em 15 de outubro de 1937, o Sr. A. Soares Braga, proprietário da Viação Globo, assinava um termo de prorrogação e transferência de autorização, pelo qual a PDF concedia “a prorrogação e transferência da licença da Empresa Viação N. S. da Penha ao Sr. A. S. Braga e mudança de sua denominação para Viação Globo”.

Lendo o trecho acima reproduzido, entre aspas, interpretamos que houve a incorporação da Viação N. S. da Penha pela Viação Globo, e a unificação das duas empresas sob a denominação de Viação Globo, visto que esta última já existia, pelo menos desde julho de 1936.

A autorização mencionada era prorrogada por um período de quatro anos, contando de 30 de março de 1935, quando expirara a licença anterior.

A garagem da Viação N. S. da Penha localizava-se à Av. Suburbana, nº 737 – Jacaré, e a linha envolvida nesta operação era a Méier x Olaria.

Itinerário: Rua Aristides Caire, Rua Ferreira de Andrade, Rua Rocha Pitta, Rua Cachambi, Av. Suburbana, Rua Tenente Abel da Cunha, Av. dos Democráticos, Rua Cardoso de Morais e Rua Leopoldina Rego, até a Estação de Olaria.

Seções: Méier à Rua Honório, $200 (duzentos réis); Rua Honório à Estação de Del Castillo, $200 (duzentos réis); Estação de Del Castillo à Praça das Nações, $200 (duzentos réis); Praça das Nações à Estação de Olaria, $200 (duzentos réis) e inteira, $800 (oitocentos réis) (3).

Em julho de 1939, em notícia publicada em ‘O Globo’, verificamos que a garagem da Viação Globo mantinha-se à Av. Suburbana, nº 737 (4).

Já em novembro do mesmo ano, localizamos a última referência em jornais sobre a empresa, na qual havia menção à sua garagem, ainda na Av. Suburbana (5).

Porém, por informações colhidas na publicação ‘Guerra de Posições na Metrópole’, tomamos conhecimento de que em 1941 a Viação Globo foi adquirida pela Viação São Jorge, que ficou com a linha da primeira, S-4 – Méier x Olaria, citada linhas acima.

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 02/08/1936.
(2) – Jornal do Brasil, 18/08/1937.
(3) – Jornal do Brasil, 16/10/1937.
(4) – O Globo, 06/07/1939.
(5) – Jornal do Brasil, 12/11/1939.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

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