A primeira
informação encontrada por nós em jornais sobre a Viação Globo foi através de um
edital de 31 de julho de 1936, da Diretoria dos Serviços de Utilidade Pública
da PDF, publicado no ‘Jornal do Brasil’, intimando um representante da empresa
a comparecer à sede daquela repartição (1).
Por meio de
pequena notícia veiculada no mês seguinte pelo mesmo periódico, verificamos que
a linha operada pela Viação Globo era Méier x Praia Pequena [Benfica], que a
partir daquela ocasião era prolongada, passando a ser Méier x Bonsucesso, com o
ponto terminal na Rua Uranos, em frente à estação ferroviária. Vejam a seguir.
(Jornal do Brasil, 18/09/1936) |
Adiante temos a
imagem de um ônibus da empresa, envolvido em um acidente, mas com a ‘vista’
indicando Meyer / Olaria. Observem que houve aqui um novo prolongamento da
linha, que até então circulava somente até Bonsucesso. Notícias do fato foram
publicadas nos diários ‘A Noite’, ‘Diário da Noite’ e ‘O Globo’, de 05/04/1937
e ‘Correio da Manhã’ e ‘O Jornal’, de 06/04/1937.
(Diário da Noite, 05/04/1937) |
Através de uma
notificação de multa, de agosto de 1937, publicada pelo JB, tomamos ciência que
a linha então operada pela empresa era Ramos x Méier (2).
Já em 15 de
outubro de 1937, o Sr. A. Soares Braga, proprietário da Viação Globo, assinava
um termo de prorrogação e transferência de autorização, pelo qual a PDF
concedia “a prorrogação e transferência da licença da Empresa Viação N. S. da
Penha ao Sr. A. S. Braga e mudança de sua denominação para Viação Globo”.
Lendo o trecho
acima reproduzido, entre aspas, interpretamos que houve a incorporação da
Viação N. S. da Penha pela Viação Globo, e a unificação das duas empresas sob a
denominação de Viação Globo, visto que esta última já existia, pelo menos desde
julho de 1936.
A autorização mencionada
era prorrogada por um período de quatro anos, contando de 30 de março de 1935,
quando expirara a licença anterior.
A garagem da
Viação N. S. da Penha localizava-se à Av. Suburbana, nº 737 – Jacaré, e a linha
envolvida nesta operação era a Méier x Olaria.
Itinerário: Rua
Aristides Caire, Rua Ferreira de Andrade, Rua Rocha Pitta, Rua Cachambi, Av.
Suburbana, Rua Tenente Abel da Cunha, Av. dos Democráticos, Rua Cardoso de
Morais e Rua Leopoldina Rego, até a Estação de Olaria.
Seções: Méier à
Rua Honório, $200 (duzentos réis); Rua Honório à Estação de Del Castillo, $200
(duzentos réis); Estação de Del Castillo à Praça das Nações, $200 (duzentos
réis); Praça das Nações à Estação de Olaria, $200 (duzentos réis) e inteira,
$800 (oitocentos réis) (3).
Em julho de
1939, em notícia publicada em ‘O Globo’, verificamos que a garagem da Viação
Globo mantinha-se à Av. Suburbana, nº 737 (4).
Já em novembro
do mesmo ano, localizamos a última referência em jornais sobre a empresa, na
qual havia menção à sua garagem, ainda na Av. Suburbana (5).
Porém, por
informações colhidas na publicação ‘Guerra de Posições na Metrópole’, tomamos
conhecimento de que em 1941 a Viação Globo foi adquirida pela Viação São Jorge,
que ficou com a linha da primeira, S-4 – Méier x Olaria, citada linhas acima.
Referências:
(1) – Jornal do
Brasil, 02/08/1936.
(2) – Jornal do
Brasil, 18/08/1937.
(3) – Jornal do
Brasil, 16/10/1937.
(4) – O Globo,
06/07/1939.
(5) – Jornal do
Brasil, 12/11/1939.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
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