Em consulta ao site MILBUS, tomamos conhecimento de que
a Viação Aurora foi fundada a 27 de novembro de 1933.
Em março de 1934
o Jornal do Brasil já publicava uma pequena nota a respeito de uma “petição
deferida” pelo Inspetor de Concessões da PDF, relativa à Viação Aurora (1).
Já em julho
daquele mesmo ano, ainda no JB, era noticiada uma “multa mantida” para um dos
veículos da empresa, mostrando que a mesma já se encontrava em operação (2).
Porém somente a
20 de dezembro de 1934 era assinado pelo Sr. Waldemiro Telles de Lemos,
proprietário da Viação Aurora, o termo inicial de obrigações, pelo qual
comprometia-se a estabelecer a linha de “omnibus-automóveis” Cascadura x
Anchieta.
Sede, oficina e
garagem da empresa localizavam-se à Rua Coronel Rangel, nº 452 – Cascadura
(atual Av. Ernani Cardoso).
Itinerário da
linha: Ponte de Cascadura, ruas Coronel Rangel, Domingos Lopes, João Vicente e
Dois de Abril, Estrada de Nazareth, até a Estação de Anchieta, e vice-versa.
Seções:
Cascadura a Madureira, $200 (duzentos réis); Madureira a Bento Ribeiro, $200
(duzentos réis); Bento Ribeiro a Deodoro, $200 (duzentos réis); Deodoro a Ricardo
de Albuquerque, $200 (duzentos réis) e Ricardo de Albuquerque a Anchieta, $200
(duzentos réis) (3).
Já em 14 de
março de 1935, o mesmo Jornal do Brasil publicava notícia de página inteira de
um grave acidente em Ricardo de Albuquerque, entre um trem (o “noturno
paulista”) e um ônibus da Viação Aurora, linha Deodoro x Nilópolis (4).
Também os
periódicos A Noite (13/03 e dias subsequentes), Correio da Manhã (14/03 e dias
subsequentes), Diário Carioca (15/03), Diário da Noite (13 e 14/03) e Diário de
Notícias (15/03) noticiaram com destaque o acidente.
Através de uma
pequena notificação de multa, publicada ainda no Jornal do Brasil, em junho de
1936, pudemos verificar que a Viação Aurora estava operando por aquela época
com a linha Cascadura x Deodoro (5).
E as últimas
referências que obtivemos sobre a empresa eram todas relativas a essa linha:
Cascadura x Deodoro, como poderão ler adiante.
Linha Cascadura
x Deodoro (30/12/1937, JB – reclamação quanto ao não cumprimento de horários e
ao mau estado dos carros; 10/04/1938, JB – reclamação quanto ao mau estado dos
carros e 18/05/1938, JB – notícia dando conta do atendimento às reclamações
quanto ao mau estado dos carros: “Estão circulando agora ônibus mais amplos, de
boa aparência, por certo reformados, porém dando melhor aspecto, segurança e
conforto”.).
E mais não
localizamos sobre o ‘destino final’ da Viação Aurora.
Referências:
(1) – Jornal do
Brasil, 07/03/1934.
(2) – Jornal do
Brasil, 18/07/1934.
(3) – Jornal do
Brasil, 21/12/1934.
(4) – Jornal do
Brasil, 14/03/1935.
(5) – Jornal do
Brasil, 04/06/1936.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Interessante, então ela seria também interestadual, se não for erro do JB de 14/03/1935ll!!!!
ResponderExcluir(Emilson França)
Exato Emilson, ela seria, assim como a Estrela do Norte e mais outra que consta no blog e não me recordo o nome dela. Quanto a mensagem que você postou no meu FB, eu vi e vou te responder, mas aguarde um ou dois dias, OK? Abraços.
ResponderExcluir