domingo, 10 de maio de 2015

Viação Aurora

Em consulta ao site MILBUS, tomamos conhecimento de que a Viação Aurora foi fundada a 27 de novembro de 1933.

Em março de 1934 o Jornal do Brasil já publicava uma pequena nota a respeito de uma “petição deferida” pelo Inspetor de Concessões da PDF, relativa à Viação Aurora (1).

Já em julho daquele mesmo ano, ainda no JB, era noticiada uma “multa mantida” para um dos veículos da empresa, mostrando que a mesma já se encontrava em operação (2).

Porém somente a 20 de dezembro de 1934 era assinado pelo Sr. Waldemiro Telles de Lemos, proprietário da Viação Aurora, o termo inicial de obrigações, pelo qual comprometia-se a estabelecer a linha de “omnibus-automóveis” Cascadura x Anchieta.

Sede, oficina e garagem da empresa localizavam-se à Rua Coronel Rangel, nº 452 – Cascadura (atual Av. Ernani Cardoso).

Itinerário da linha: Ponte de Cascadura, ruas Coronel Rangel, Domingos Lopes, João Vicente e Dois de Abril, Estrada de Nazareth, até a Estação de Anchieta, e vice-versa.

Seções: Cascadura a Madureira, $200 (duzentos réis); Madureira a Bento Ribeiro, $200 (duzentos réis); Bento Ribeiro a Deodoro, $200 (duzentos réis); Deodoro a Ricardo de Albuquerque, $200 (duzentos réis) e Ricardo de Albuquerque a Anchieta, $200 (duzentos réis) (3).

Já em 14 de março de 1935, o mesmo Jornal do Brasil publicava notícia de página inteira de um grave acidente em Ricardo de Albuquerque, entre um trem (o “noturno paulista”) e um ônibus da Viação Aurora, linha Deodoro x Nilópolis (4).

Também os periódicos A Noite (13/03 e dias subsequentes), Correio da Manhã (14/03 e dias subsequentes), Diário Carioca (15/03), Diário da Noite (13 e 14/03) e Diário de Notícias (15/03) noticiaram com destaque o acidente.

(A Noite, 13/03/1935)

Através de uma pequena notificação de multa, publicada ainda no Jornal do Brasil, em junho de 1936, pudemos verificar que a Viação Aurora estava operando por aquela época com a linha Cascadura x Deodoro (5).

E as últimas referências que obtivemos sobre a empresa eram todas relativas a essa linha: Cascadura x Deodoro, como poderão ler adiante.

Linha Cascadura x Deodoro (30/12/1937, JB – reclamação quanto ao não cumprimento de horários e ao mau estado dos carros; 10/04/1938, JB – reclamação quanto ao mau estado dos carros e 18/05/1938, JB – notícia dando conta do atendimento às reclamações quanto ao mau estado dos carros: “Estão circulando agora ônibus mais amplos, de boa aparência, por certo reformados, porém dando melhor aspecto, segurança e conforto”.).

E mais não localizamos sobre o ‘destino final’ da Viação Aurora.

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 07/03/1934.
(2) – Jornal do Brasil, 18/07/1934.
(3) – Jornal do Brasil, 21/12/1934.
(4) – Jornal do Brasil, 14/03/1935.
(5) – Jornal do Brasil, 04/06/1936.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha] 

2 comentários:

  1. Interessante, então ela seria também interestadual, se não for erro do JB de 14/03/1935ll!!!!
    (Emilson França)

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  2. Exato Emilson, ela seria, assim como a Estrela do Norte e mais outra que consta no blog e não me recordo o nome dela. Quanto a mensagem que você postou no meu FB, eu vi e vou te responder, mas aguarde um ou dois dias, OK? Abraços.

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