domingo, 26 de abril de 2015

Viação Republicana

A primeira ‘notícia’ que tivemos sobre a Viação Republicana, veio através de um incidente ocorrido com um dos seus veículos da linha Arsenal de Marinha x Bispo, em abril de 1934, conforme reportado pelo periódico ‘A Noite’.

(A Noite, 16/04/1934)

Já em maio de 1935, o mesmo jornal trazia à luz uma reclamação dos moradores do Catumbi, acerca do mau estado de conservação dos carros da empresa, que além de tudo faziam muito barulho.

(A Noite, 20/05/1935)

Não tardou muito para que a situação da empresa se tornasse insustentável. Leiam adiante o que foi publicado em novembro/1935 pelo ‘Jornal do Brasil’:

FALÊNCIA DECRETADA
Grillo, Brilhante & Cia Ltda. – “Pelo Juiz da 3ª Vara Cível foi decretada a falência da firma Grillo, Brilhante & Cia. Ltda., estabelecida à Rua Haddock Lobo, 66, em face da confissão de insolvência tomada por termo. O termo legal retroagiu a 29 de setembro, marcado o prazo de 20 dias para os credores se habilitarem; designado o dia 21 de janeiro de 1936 para a assembleia de credores”, etc. (1).

Nota: Grillo, Brilhante & Cia. Ltda. era a firma proprietária da Viação Republicana.

E em 1º de dezembro de 1936 foi assinado por Alighiero Bearini, concordatário da firma Grillo, Brilhante & Cia. Ltda. e pelos representantes da firma Neves & Brauer (Viação Central), esta com sede, garagem e oficinas à Rua Barão de Ubá, nº 35, um termo de transferência e incorporação de autorização, transferindo para a firma Neves & Brauer a licença concedida à Viação Republicana e incorporando-a à Viação Central.

A única linha até então explorada pela Viação Republicana, Arsenal de Marinha x Bispo, foi transferida para a zona de atuação da Viação Central, e, por esse motivo, passou a ‘circular’ em outro trajeto, Praça Paris x Estrada de Ferro.

Itinerário: Ida – Praça Paris, Av. Beira-Mar, Rua Teixeira de Freitas, Largo da Lapa, Av. Mem de Sá, Rua Maranguape, Rua dos Arcos, Rua Lavradio, Rua da Relação, Rua dos Inválidos, Praça da República (lado da Prefeitura) e Estrada de Ferro. Volta – Estrada de Ferro, Praça da República (lado da Casa da Moeda), Rua Vinte de Abril, Rua Carlos de Carvalho, Rua Ubaldino do Amaral, Av. Henrique Valadares, Rua da Relação, Av. Gomes Freire, Rua do Riachuelo, Av. Mem de Sá, Rua Maranguape, Largo da Lapa, Rua da Lapa e Praça Paris.

Seção única: Praça Paris à Estrada de Ferro, $200 (duzentos réis) (2).

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 10/11/1935.
(2) – Jornal do Brasil, 03/12/1936.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

Nenhum comentário:

Postar um comentário