As atividades da
Viação Americana começaram quando os representantes da firma Alexandre Ferreira
& Irmão [Manuel Ferreira] assinaram, a 20 de março de 1934, o termo inicial
de obrigação para estabelecer um serviço de transporte de passageiros por meio
de “ônibus-automóveis”, com a linha Jardim do Méier x Arsenal de Marinha.
Sede da firma:
Rua Lino Teixeira, nº 178 – Jacaré.
Itinerário da
linha: Jardim do Méier, ruas Arquias Cordeiro, Souza Barros, Dois de Maio, Lino
Teixeira, Ana Néri, São Luiz Gonzaga, Largo da Cancela, Praça Marechal Deodoro,
ruas Figueira de Mello, Francisco Eugênio, Av. Francisco Bicalho, Rua Visconde
de Itaúna (ida), Rua Senador Eusébio (volta), Praça da República, Av. Marechal
Floriano, Rua Visconde Inhaúma, até próximo ao Arsenal de Marinha, e
vice-versa.
Suas seções:
Méier ao Largo do Jockey Club, $400 (quatrocentos réis); Largo do Jockey Club à
Cancela, $200 (duzentos réis); Cancela à Estação da Leopoldina, $200 (duzentos
réis) e Leopoldina ao Arsenal de Marinha, $400 (quatrocentos réis) (1).
Duas pequenas
notas foram encontradas por nós na imprensa, a respeito da assinatura desse
termo de obrigação.
(Diário da Noite, 22/03/1934) |
(O Paiz, 24/03/1934) |
Adiante os
leitores poderão verificar o aspecto de um ônibus da empresa, envolvido em um
acidente com um bonde, no centro da cidade, em outubro/1935.
(A Noite, 02/10/1935) |
Já em 19 de
agosto de 1937, os representantes da mencionada firma viriam a assinar um termo
de incorporação e transferência da Viação Americana para a Viação São Jorge,
pelo qual Alexandre Ferreira & Irmão transferiam a Reinaldo Moreira,
proprietário da Viação São Jorge, a Viação Americana, incorporando-as e
constituindo-se uma só empresa: Viação São Jorge.
A linha
envolvida na negociação era Monroe x Méier, não mais Jardim do Méier x Arsenal
de Marinha, aquela estabelecida no termo inicial de obrigação, de março/1934.
Não conseguimos,
até o momento, precisar quando ocorreu tal mudança.
Itinerário da
‘nova’ linha: avenidas Rio Branco, Marechal Floriano, Praça da República, Rua
Senador Eusébio (ida), Rua Visconde de Itaúna (volta), Rua Francisco Bicalho,
Rua Francisco Eugênio, Rua Figueira de Mello, Campo de São Cristóvão, Largo da
Cancela, Rua São Luiz Gonzaga, Rua Ana Néri, Rua Dr. Garnier, Rua Conselheiro
Mayrink, Rua Lino Teixeira, Rua Souza Barros, Rua Arquias Cordeiro, Rua
Carolina Méier, Rua Aristides Caire, e vice-versa.
Seções: Monroe à Rua Camerino, $200 (duzentos réis); Monroe à Leopoldina, $400 (quatrocentos réis); Leopoldina à Cancela, $200 (duzentos réis); Cancela ao Jockey Club, $200 (duzentos réis); Jockey Club ao Méier, $400 (quatrocentos réis) e direta (Monroe ao Méier), 1$200 (hum mil e duzentos réis).
Nota: No mesmo
dia, o Sr. Reinaldo Moreira transferia a Viação São Jorge para a firma Viação
São Jorge Ltda., através de um termo de transferência de autorização (2).
Referências:
(1) – Jornal do
Brasil, 22/03/1934.
(2) – Jornal do
Brasil, 21/08/1937.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
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