Através do Termo
Inicial de Obrigação assinado junto à Inspetoria de Concessões da PDF a 25 de
julho de 1933, o Sr. Amorim Godinho de Almeida, proprietário e razão social da empresa
América Auto-Omnibus, comprometia-se a estabelecer um serviço regular de
transporte de passageiros por meio de “omnibus-automóveis”, ligando Cascadura à
Fábrica das Chitas (Tijuca) (1).
Na ocasião, a
empresa tinha sede e garagem à Rua 24 de Maio, nº 1.281 – Engenho Novo (1).
Linha: Cascadura
x Fábrica das Chitas.
Era esse o
itinerário: Estação de Cascadura, Rua Nerval de Gouvêa, Rua Elias da Silva, Rua
Assis Carneiro, Rua Clarimundo de Mello, Av. Amaro Cavalcanti, Rua Engenho de
Dentro, Rua Dr. Dias da Cruz, Estação do Méier, Rua 24 de Maio, Estação do
Engenho Novo, Rua Barão do Bom Retiro, Rua José do Patrocínio, Rua Barão de
Mesquita, Rua Uruguai, Rua Conde de Bonfim, Praça Saenz Peña e Rua
Desembargador Isidro até a Fábrica das Chitas.
E era esse o
seccionamento: Cascadura à Piedade, $200 (duzentos réis); Piedade ao Engenho de
Dentro, $200 (duzentos réis); Engenho de Dentro ao Méier, $200 (duzentos réis);
Méier à Rua José do Patrocínio, esquina de Visconde de Santa Isabel, $200
(duzentos réis); desta à Rua Uruguai, $200 (duzentos réis) e da Rua Uruguai à
Fábrica das Chitas, $200 (duzentos réis) (1).
Informações em
jornais sobre essa empresa são muito escassas, e só em fevereiro de 1935
localizamos pequena nota, dando conta de uma multa relativa a uma infração
cometida “pelo motorista do carro nº 2”, na Rua Dias da Cruz, a 12/02/1935 (2).
E através de uma
notícia publicada no ‘Jornal do Brasil’, em abril de 1938, e sintetizada
adiante, tomamos conhecimento de que a linha Cascadura x Fábrica já não mais
era explorada pela América Auto-Omnibus:
“Os ônibus da linha Cascadura-Fábrica não têm
horário” – “O serviço de ônibus da Cascadura à Fábrica, depois que foi
encampado pela empresa Viação Cruz de Malta, sofreu sérias modificações para
pior” (3).
Não nos foi
possível determinar, até o momento, quando ocorreu a mencionada encampação.
Referências:
(1) – Jornal do
Brasil, 26/07/1933
(2) – Jornal do
Brasil, 15/02/1935
(3) – Jornal do
Brasil, 07/04/1938
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Muito bom, cada dia descobrimos mais empresas e linhas antigas através deste blog. Parabéns!!!!
ResponderExcluir( Emilson França)
Emilson, ainda bem que somos úteis ao nosso hobby, graças as nossas pesquisas e também por termos participantes como vocês. Por favor, esteja sempre presente e participativo, inclusive quando precisar criticar.Abraços e fique a vontade.
ResponderExcluirPrezado Eduardo, essa linha da América foi o embrião da 76 na Cruz de Malta até ser a atual 638 – Saens Peña x Marechal Hermes. Abraços, Antonio Sérgio.
ResponderExcluirEstava sumido, hein! Certamente foi o embrião. Quando estava escrevendo a matéria pensamos exatamente nesta condição. Valeu pelo contato.
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