sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

América Auto-Omnibus

Através do Termo Inicial de Obrigação assinado junto à Inspetoria de Concessões da PDF a 25 de julho de 1933, o Sr. Amorim Godinho de Almeida, proprietário e razão social da empresa América Auto-Omnibus, comprometia-se a estabelecer um serviço regular de transporte de passageiros por meio de “omnibus-automóveis”, ligando Cascadura à Fábrica das Chitas (Tijuca) (1).

Na ocasião, a empresa tinha sede e garagem à Rua 24 de Maio, nº 1.281 – Engenho Novo (1).

Linha: Cascadura x Fábrica das Chitas.

Era esse o itinerário: Estação de Cascadura, Rua Nerval de Gouvêa, Rua Elias da Silva, Rua Assis Carneiro, Rua Clarimundo de Mello, Av. Amaro Cavalcanti, Rua Engenho de Dentro, Rua Dr. Dias da Cruz, Estação do Méier, Rua 24 de Maio, Estação do Engenho Novo, Rua Barão do Bom Retiro, Rua José do Patrocínio, Rua Barão de Mesquita, Rua Uruguai, Rua Conde de Bonfim, Praça Saenz Peña e Rua Desembargador Isidro até a Fábrica das Chitas.

E era esse o seccionamento: Cascadura à Piedade, $200 (duzentos réis); Piedade ao Engenho de Dentro, $200 (duzentos réis); Engenho de Dentro ao Méier, $200 (duzentos réis); Méier à Rua José do Patrocínio, esquina de Visconde de Santa Isabel, $200 (duzentos réis); desta à Rua Uruguai, $200 (duzentos réis) e da Rua Uruguai à Fábrica das Chitas, $200 (duzentos réis) (1).

Informações em jornais sobre essa empresa são muito escassas, e só em fevereiro de 1935 localizamos pequena nota, dando conta de uma multa relativa a uma infração cometida “pelo motorista do carro nº 2”, na Rua Dias da Cruz, a 12/02/1935 (2).

E através de uma notícia publicada no ‘Jornal do Brasil’, em abril de 1938, e sintetizada adiante, tomamos conhecimento de que a linha Cascadura x Fábrica já não mais era explorada pela América Auto-Omnibus:

 “Os ônibus da linha Cascadura-Fábrica não têm horário” – “O serviço de ônibus da Cascadura à Fábrica, depois que foi encampado pela empresa Viação Cruz de Malta, sofreu sérias modificações para pior” (3).

Não nos foi possível determinar, até o momento, quando ocorreu a mencionada encampação.

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 26/07/1933
(2) – Jornal do Brasil, 15/02/1935
(3) – Jornal do Brasil, 07/04/1938

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

4 comentários:

  1. Muito bom, cada dia descobrimos mais empresas e linhas antigas através deste blog. Parabéns!!!!
    ( Emilson França)

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  2. Emilson, ainda bem que somos úteis ao nosso hobby, graças as nossas pesquisas e também por termos participantes como vocês. Por favor, esteja sempre presente e participativo, inclusive quando precisar criticar.Abraços e fique a vontade.

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  3. Prezado Eduardo, essa linha da América foi o embrião da 76 na Cruz de Malta até ser a atual 638 – Saens Peña x Marechal Hermes. Abraços, Antonio Sérgio.

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  4. Estava sumido, hein! Certamente foi o embrião. Quando estava escrevendo a matéria pensamos exatamente nesta condição. Valeu pelo contato.

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