domingo, 7 de dezembro de 2014

Viação Cruz de Malta

No Termo de Obrigação Inicial, de 23 de outubro de 1931, assinado pelos representantes da Viação Cruz de Malta, através de João Lopes da Silva Campos e Albino Ribeiro – razão social da empresa –, foi estabelecida a linha Estação do Meyer x Estação da Piedade, tendo a empresa como garagem a Rua Engenheiro Richard, nº 21 – no Grajaú.

Tinha o seguinte itinerário: Estação do Meyer, saindo da Rua Joaquim Meyer; Rua Dias da Cruz; Rua Engenho de Dentro; Av. Amaro Cavalcanti; Rua Clarimundo de Melo; Rua Assis Carneiro até a Estação da Piedade.

A linha foi secionada da Estação do Meyer até a Estação do Engenho de Dentro, $200 (duzentos réis) e Estação do Engenho de Dentro até a Estação da Piedade, $200  (duzentos réis) (1).  

Um segundo Termo, este de Cessão e Transferência, datado de 13 de janeiro de 1933, do termo que havia sido assinado em 23/10/1931, transfere a empresa para Albino Ribeiro Júnior (2).

Nos dois próximos recortes sendo um do ônibus em zoom , é apresentada a matéria de um acidente no Engenho Novo, no qual tomamos conhecimento da existência de uma das linhas Praça Saenz Peña x Cascadura, mas não identificamos qual delas.   

(A Noite, 04/09/1936)


Em algum momento entre 1933 e 1937, e poderemos subentender isso através dos dois recortes a seguir, a empresa trocou de proprietário e razão social para Melquíades José Coelho da Rocha.

Adicionalmente, nesses mesmos recortes, temos a informação de que houve em 31 de maio de 1937, um Termo de Transferência e Unificação, onde três empresas – Cruz de Malta, de Melquíades José Coelho da Rocha; América, de Américo Duarte da Cruz; e Primavera, de José Joaquim de Brito – foram transferidas para José Joaquim de Brito, mantendo o nome de Viação Cruz de Malta, sob a razão social J. J. Brito.

Ou seja, todas exploravam a mesma linha Praça Saens Peña x Cascadura, com itinerários e números de linhas diferentes (74, via Carimundo de Melo; 75, via Assis Carneiro; e 76, via Av. Suburbana) e essas operações ficaram todas com a mesma empresa.

Além dessas linhas citadas, também operava a S-5 Estação do Engenho de Dentro x Estação da Piedade.

Vejam itinerários e seções de cada uma delas:

- 74 – Rua Nerval de Gouveia, Rua Garcia Pires, Rua Clarimundo de Melo, Av. Amaro Cavalcanti, Rua Engenho de Dentro, Rua Dias da Cruz, Rua 24 de Maio, Rua Barão do Bom Retiro, Rua José do Patrocínio, Rua Barão de Mesquita, Rua Uruguai, Rua Conde de Bonfim e vice-versa. Seções: de Cascadura à Rua Clarimundo de Melo, esquina da Rua Lemos de Brito, $200 (duzentos réis); da Rua Clarimundo de Melo, esquina da Rua Lemos de Brito ao Engenho de Dentro, $200 (duzentos réis); do Engenho de Dentro ao Méier, $200 (duzentos réis); do Méier à Rua Visconde de Santa Isabel, esquina de Rua José do Patrocínio, $200 (duzentos réis); Rua Visconde de Santa Isabel, esquina de Rua José do Patrocínio à Rua Uruguai, $200 (duzentos réis); e da Rua Uruguai à Praça Saenz Peña, $200 (duzentos réis);

- 75 Rua Nerval de Gouveia, Rua Assis Carneiro, Rua Clarimundo de Melo, Av. Amaro Cavalcanti, Rua Engenho de Dentro, Rua Dias da Cruz, Rua 24 de Maio, Rua Barão do Bom Retiro, Rua José do Patrocínio, Rua Barão de Mesquita, Rua Uruguai, Rua Conde de Bonfim e vice-versa. Seções: de Cascadura à Piedade, $200 (duzentos réis); da Piedade ao Engenho de Dentro, $200 (duzentos réis); do Engenho de Dentro ao Méier, $200 (duzentos réis); do Méier à Rua Visconde de Santa Isabel, esquina de Rua José do Patrocínio, $200 (duzentos réis); Rua Visconde de Santa Isabel, esquina de Rua José do Patrocínio a Rua Uruguai, $200 (duzentos réis); e da Rua Uruguai à Praça Saenz Peña, $200 (duzentos réis);  

- 76 – Av. Suburbana, Rua Bernardino de Campos, Piedade, Rua Goiás, passagem inferior do Encantado, Av. Amaro Cavalcanti, Rua Adriano, Rua Magalhães Couto, Rua Dias da Cruz, Rua 24 de Maio, Rua Barão de Mesquita, Rua Visconde de Santa Isabel, Av. 28 de Setembro, Rua Rufino de Almeida, Rua Pereira Nunes, Rua Barão de Mesquita, Rua General Roca e Rua Conde de Bonfim e vice-versa. Seções: de Cascadura à Piedade, $200 (duzentos réis); da Piedade ao Engenho de Dentro, $200 (duzentos réis); do Engenho de Dentro ao Méier, $200 (duzentos réis); do Méier à Rua Visconde de Santa Isabel, $200 (duzentos réis); Rua Visconde de Santa Isabel à Av. 28 de Setembro, esquino Rufino de Almeida, $200 (duzentos réis); e da Av. 28 de Setembro, esquino Rufino de Almeida à Praça Saenz Peña, $200 (duzentos réis); e

- S-5 – Rua Engenho de Dentro, Rua Francisca Meyer, Rua Borja Reis, Rua Monteiro da Luz, Rua Torres de Oliveira, Rua Assis Carneiro e vice-versa. Seções: do Engenho de Dentro à Rua Monteiro da Luz, esquina da Rua Leandro Pinto, $200 (duzentos réis); da Rua Monteiro da Luz, esquina da Rua Leandro Pinto à Piedade, $200 (duzentos réis).

Nessa época, sua garagem era na Rua Garcia Pires, nº 4, em Quintino.

(Jornal do Brasil, 15/06/1937)

Já nos dois seguintes recortes, a confirmação das linhas urbanas em operação.

(A Noite, 11/10/1937)

Coisa rara de ser vista, mas aqui temos um grande elogio à empresa – seria matéria paga? , devido à compra de novos veículos para entrar em circulação brevemente nas linhas Praça Saenz Peña x Cascadura.

(Diário Carioca, 31/10/1937)

Mas como nada é perfeito, temos agora reclamações para a empresa, comparando o serviço dela com o que era feito antes pela Viação Primavera. E olhem que o dono da Primavera é o atual dono da Cruz de Malta!

(Jornal do Brasil, 19/04/1938)

Agora vemos a notícia de um acidente envolvendo um ônibus da empresa com um carro particular, onde é citada a linha Engenho de Dentro x Méier, atual versão da S-5.

(Correio da Manhã, 17/01/1939)

Outro problema envolvendo a empresa. Sentia-se que ela estava começando a não cumprir corretamente seus deveres como provedora do transporte coletivo público.

(A Noite, 27/06/1939)

Dois recortes que citam uma negociação com a Viação Grajaú. Juntando-se as informações de ambas, podemos constatar que a Viação Grajaú foi comprada pela Viação Cruz de Malta, tendo suas duas linhas 81 e 82 – Largo de Santa Rita x Grajaú, via Rua Almirante Cochrane e via Rua Moraes e Silva, incorporadas a esta última.

(Gazeta de Notícias, 19/09/1940)

(A Noite, 15/11/1940)

No começo desta nova década, as finanças não estão saudáveis para a empresa e uma concordata preventiva é pedida para ela.

(Gazeta de Notícias (15/02/1942)

E as reclamações à empresa começam a aparecer, especificamente para a linha 74, que acreditamos que foi a única, da série das 70, que sobrou em 1943.

(A Noite, 08/08/1943)

E a empresa torna-se recordista em quantidade de multas, no mês.

(Diário de Notícias, 15/12/1943)

As duas matérias a seguir retratam a derrocada que a empresa vinha sofrendo, devido a seus desserviços à sociedade, culminando com a cassação da linha 74. Apesar da cassação a linha ainda circulou até junho de 1947 (3).

Posteriormente, essa linha foi operada pela Viação Universal Auto Ônibus Ltda.

(Diário da Noite, 19/10/1944)

(Diário Carioca, 26/10/1944)

Apesar dos pesares, ela ainda ia aos trancos e barrancos caminhando, com seus veículos velhos e muitos outros sucateados, como podemos constatar.

Ônibus da linha 81 - 1946

(A Noite, 09/01/1946)

E o fim era previsível. Agora eram as linhas 81 e 82, que passavam para a operação da Lubrasa.

(A Noite, 08/11/1946)

Em termos de informações recolhidas de periódicos normais, a última referência encontrada trata de um julgamento na Justiça do Trabalho (4).

Conforme informação publicada, anunciando a missa de 7º dia, o proprietário da empresa, José Joaquim de Brito, faleceu em abril de 1949 (5). Não temos conhecimento em nome de quem a empresa ficou, a partir deste evento.

Através de DOUs/DF, temos informações que a empresa operou até 1952, quando explorava a linha S-5 – Méier x Cascadura, além de ter feito em 1950 uma nova versão da linha 76, desta vez como Praça Saenz Peña x Madureira e também em 1938, pasmem, a S-87 – Praça da Bandeira x Méier (6).

Linhas operadas:

- Méier x Piedade, de 1931 a 1933
- Engenho de Dentro x Méier, em 1939
- S-5 – Engenho de Dentro x Piedade, de 1937 e 1938, Engenho de Dentro x Cascadura, de 1939 a 1952, tornou-se Méier x Cascadura
- S-87 – Méier x Praça da Bandeira, em 1938
- 74 – Praça Saenz Peña x Cascadura, via Clarimundo de Melo, de 1936 a 1947
- 75 – Praça Saenz Peña x Cascadura, via Assis Carneiro, de 1937 a 1938
- 76 – Praça Saenz Peña x Cascadura, via Av. Suburbana, de 1937 a 1942, depois Praça Saenz  Peña x Madureira, em 1950
- 81 – Largo de Santa Rita x Grajaú, via Almirante Cochrane, de 1940 a 1946
- 82 – Largo de Santa Rita x Grajaú, via Morais e Silva, de 1940 a 1946.

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 24/10/1931
(2) – Jornal do Brasil, 14/01/1933
(3) – A Noite, 06/1947
(4) – Gazeta de Notícias, 05/1948
(5) – Jornal do Brasil, de 22/04/1949
(6) – Diários Oficiais do Distrito Federal, de várias datas

[Pesquisa de Eduardo Cunha e Claudio Falcão]

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