domingo, 19 de outubro de 2014

Viação Nascimento

A 26 de setembro de 1932, o Sr. Antônio do Nascimento, representante e nome da razão social da Viação Nascimento, compareceu à Inspetoria de Concessões da PDF para assinar um Termo de Obrigação, comprometendo-se a estabelecer uma linha de auto-ônibus, ligando a Rua Engenho de Dentro à Rua Assis Carneiro, esta na Piedade.

A linha obedeceria ao seguinte itinerário: ruas Engenho de Dentro, Coronel Borja Reis, Monteiro da Luz, Brasil e Assis Carneiro, tanto na ida como na volta.

A mencionada linha dividia-se em duas seções, de $200 (duzentos réis) cada: da Estação de Engenho de Dentro à Rua Brasil, esquina da Rua Paraná e deste ponto até o Largo da Piedade (1).

Um ano depois, portanto em setembro/1933, começaram a aparecer reclamações contra os serviços da Viação Nascimento, por parte da população dos subúrbios por ela atendidos. Vejam adiante algumas, todas publicadas no periódico ‘Diário Carioca’, sendo a primeira delas contestada por um dirigente da empresa. Nesta primeira reclamação, encontra-se que a Viação Nascimento rodava com uma ‘frota’ de apenas três veículos, apelidados de “pererecas”, circulando entre o Engenho de Dentro e a Estação “das Águas Santas”, fazendo crer que seus carros não iam mais até a Piedade.

(Diário Carioca, 19/09/1933)

(Diário Carioca, 24/09/1933)

(Diário Carioca, 27/09/1933)

(Diário Carioca, 10/12/1933)

E em 27 de outubro de 1936, verificamos que a empresa, explorando a linha S-5  Engenho de Dentro x Água Santa, teve sua licença cassada pelo Diretor dos Serviços de Utilidade Pública da PDF (2).

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 27/09/1932
(2) – Jornal do Brasil, 28/10/1936

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha] 

4 comentários:

  1. Prezado Eduardo,
    Em 1939, a linha S-5 era Engenho de Dentro x Cascadura, sendo operada pela Viação Cruz de Malta. Aparentemente, é uma variação da antiga S-5 operada pela Viação Nascimento, passando por Água Santa, seguindo até Piedade (como era no início) e esticada até Cascadura. Com a falência da Cruz de Malta, a linha foi licitada, sendo vencedora a Viação Norma, que a operou até 1949, quando teve sua concessão cassada. Finalmente, a linha foi transferida para Viação Estrela de Prata, agora com nova numeração: S-13 – Méier x Cascadura (via Água Santa). A nova S-5 seria Méier x Cascadura, mas com itinerário completamente diferente, saindo da rua Santa Fé, passando pela José Bonifácio e atingindo a Suburbana na altura do largo da Abolição.
    Abraços, Antonio Sérgio.

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    1. Caro Antonio Sergio. Em 1938, a Cruz de Malta, já operava a S-5 como Engenho de Dentro x Piedade e nesse mesmo ano mudou para Engenho de Dentro x Cascadura. Correto com a Norma até 49. A S-13, começou com Meier x Cascadura e depois esticada até Madureira, na versão Cascadura, foi operada primeiro pela Princeza e depois pela Estrela de Prata. Esse número foi mudado posteriormente e novamente para S-5 que se transformou na 677, ainda com a Estrela de Prata. Grato pela colaboração e ótimo final de semana. Eduardo.

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  2. Uma fábula do tempo e do impossível... Parabéns pelos resgates e ricos comentários...

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    1. Prazs, mais uma vez grato pelos elogios e comentários. Abraços.

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