A 26 de setembro
de 1932, o Sr. Antônio do Nascimento, representante e nome da razão social da
Viação Nascimento, compareceu à Inspetoria de Concessões da PDF para assinar
um Termo de Obrigação, comprometendo-se a estabelecer uma linha de auto-ônibus,
ligando a Rua Engenho de Dentro à Rua Assis Carneiro, esta na Piedade.
A linha
obedeceria ao seguinte itinerário: ruas Engenho de Dentro, Coronel Borja Reis,
Monteiro da Luz, Brasil e Assis Carneiro, tanto na ida como na volta.
A mencionada
linha dividia-se em duas seções, de $200 (duzentos réis) cada: da Estação de
Engenho de Dentro à Rua Brasil, esquina da Rua Paraná e deste ponto até o Largo
da Piedade (1).
Um ano depois,
portanto em setembro/1933, começaram a aparecer reclamações contra os serviços
da Viação Nascimento, por parte da população dos subúrbios por ela atendidos. Vejam
adiante algumas, todas publicadas no periódico ‘Diário Carioca’, sendo a
primeira delas contestada por um dirigente da empresa. Nesta primeira
reclamação, encontra-se que a Viação Nascimento rodava com uma ‘frota’ de
apenas três veículos, apelidados de “pererecas”, circulando entre o Engenho de
Dentro e a Estação “das Águas Santas”, fazendo crer que seus carros não iam
mais até a Piedade.
(Diário Carioca, 19/09/1933) |
(Diário Carioca, 24/09/1933) |
(Diário Carioca, 27/09/1933) |
(Diário Carioca, 10/12/1933) |
E em 27 de
outubro de 1936, verificamos que a empresa, explorando a linha S-5 – Engenho de
Dentro x Água Santa, teve sua licença cassada pelo Diretor dos Serviços de
Utilidade Pública da PDF (2).
Referências:
(1) – Jornal do
Brasil, 27/09/1932
(2) – Jornal do
Brasil, 28/10/1936
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Prezado Eduardo,
ResponderExcluirEm 1939, a linha S-5 era Engenho de Dentro x Cascadura, sendo operada pela Viação Cruz de Malta. Aparentemente, é uma variação da antiga S-5 operada pela Viação Nascimento, passando por Água Santa, seguindo até Piedade (como era no início) e esticada até Cascadura. Com a falência da Cruz de Malta, a linha foi licitada, sendo vencedora a Viação Norma, que a operou até 1949, quando teve sua concessão cassada. Finalmente, a linha foi transferida para Viação Estrela de Prata, agora com nova numeração: S-13 – Méier x Cascadura (via Água Santa). A nova S-5 seria Méier x Cascadura, mas com itinerário completamente diferente, saindo da rua Santa Fé, passando pela José Bonifácio e atingindo a Suburbana na altura do largo da Abolição.
Abraços, Antonio Sérgio.
Caro Antonio Sergio. Em 1938, a Cruz de Malta, já operava a S-5 como Engenho de Dentro x Piedade e nesse mesmo ano mudou para Engenho de Dentro x Cascadura. Correto com a Norma até 49. A S-13, começou com Meier x Cascadura e depois esticada até Madureira, na versão Cascadura, foi operada primeiro pela Princeza e depois pela Estrela de Prata. Esse número foi mudado posteriormente e novamente para S-5 que se transformou na 677, ainda com a Estrela de Prata. Grato pela colaboração e ótimo final de semana. Eduardo.
ExcluirUma fábula do tempo e do impossível... Parabéns pelos resgates e ricos comentários...
ResponderExcluirPrazs, mais uma vez grato pelos elogios e comentários. Abraços.
Excluir