Aos 18 de fevereiro
de 1928, Luiz Marinho de Freitas, proprietário e representante da Auto Viação
Cruzeiro, junto ao Inspetor de Concessões da Prefeitura do Distrito Federal, se
obriga a estabelecer uma linha regular de transporte de passageiros através de
ônibus automóveis entre a Praça Gabriel Soares e o Palácio Monroe.
A linha obedecia
ao seguinte itinerário: Praça Gabriel Soares (Largo da Fábrica), Rua
Desembargador Isidro, Rua General Roca, Rua dos Araújos, Rua Conde de Bonfim,
Rua Haddock Lobo, Rua Machado Coelho, Rua Senador Eusébio (Mangue), Praça da
República, Rua Floriano Peixoto, Rua Visconde de Inhaúma, Av. Rio Branco até o
Palácio Monroe. O retorno obedeceria ao mesmo itinerário, substituindo-se a Rua
Senador Eusébio por Rua Visconde de Itaúna.
Tiveram seções
de $200 (duzentos réis) a cada dois mil metros, de ida e volta, observando as seguintes
condições: da Praça Gabriel Soares à Rua Camerino, $600 (seiscentos réis), da
Rua Camerino ao Palácio Monroe, $200 (duzentos réis). Na volta, do Palácio
Monroe à Rua Affonso Penna, $600 (seiscentos réis) e Rua Affonso Penna até
Praça Gabriel Soares, $200 (duzentos réis). As passagens diretas seriam no
valor de $800 (oitocentos réis).
(Jornal do Brasil, 06/03/1928) |
Em 10 de março de 1928, um termo
aditivo foi incrementado, ampliando a concessão da linha para Palácio Monroe x
Muda da Tijuca.
Respeitava o seguinte itinerário:
Palácio Monroe, Av. Rio Branco, Rua Visconde de Inhaúma, Rua Marechal Floriano,
Praça da República, Rua Senador Eusébio, Rua Machado Coelho, Rua Haddock Lobo,
Rua Conde de Bonfim até a Muda da Tijuca. Na volta obedecia ao mesmo
itinerário.
Suas seções eram: do Palácio
Monroe à Rua Machado Coelho, $400 (quatrocentos réis), da Rua Machado Coelho a
Praça Affonso Penna, $200 (duzentos réis), da Praça Affonso Pena à Praça Saenz
Peña, $200 (duzentos réis) e Praça Saenz Peña à Muda da Tijuca, $200 (duzentos
réis). Na viagem de volta, poderia ser cobrado o preço de $200 (duzentos réis)
entre a Rua Camerino e o Palácio Monroe.
(Jornal do Brasil, 11/04/1928) |
A seguir, duas imagens
dos ônibus da Auto Viação Cruzeiro, colocados à disposição da população para a
nova linha criada, Palácio Monroe x Muda da Tijuca, fabricados com chassis
Studebaker na Garagem Moderna, à Rua Senador Eusébio, 240-A.
[informações de ‘Acervo
Unidos’ (Marcelo Prazs e Edegar Rios Lopes) e do Arquivo da Memória das
Empresas e Ônibus Carioca]
Depois teve outra Cruzeiro, certo?????
ResponderExcluirSim Prazs, aquela da tua foto que será publicada em breve.
ResponderExcluirAcho que aquela nossa foto é desta empresa pois a mesma é de 1928. Confere???
ResponderExcluirÉ Prazs, esse novo documento comprova que é ela sim, devido ao letreiro com a linha. Faremos a alteração e em breve estarão constando da matéria. Obrigado.
ResponderExcluirFicou ótimo!!!
ResponderExcluirGraças a sua colaboração. Abraços, meu amigo.
ResponderExcluir