A 26 de setembro
de 1948 foi inaugurada a linha Candelária x Cavalcanti, da empresa Expresso
Ultramar Ltda.
O fato foi
noticiado por diversos periódicos da cidade, como nos atestam os recortes
abaixo, tendo a linha recebido o número 93.
A frota da
empresa se constituiria inicialmente de oito carros Volvo, de oitenta lugares, beneficiando os bairros de Cavalcanti,
Tomaz Coelho, Del Castilho, Maria da Graça e Higienópolis. A passagem teria o
valor de Cr$2,50 (dois cruzeiros e cinquenta centavos).
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(Diário de Notícias, 15/09/1948) |
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(A Noite, 16/09/1948) |
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(Diário Carioca, 16/09/1948) |
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(Diário Carioca, 26/09/1948) |
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(Diário de Notícias, 28/09/1948) |
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(Gazeta de Notícias, 02/10/1948) |
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(A Manhã, 05/10/1948) |
Dois meses após,
um dos sócios da firma, Valdemar Rodrigues da Fonte, já requeria a dissolução da
sociedade, argumentando que Paulo Eduardo Trindade, o outro sócio, estaria
“dilapidando o patrimônio” da mesma. Verifiquem pela notícia a seguir, onde a
linha operada pela empresa já aparece como sendo 93 – Mauá x Cavalcanti.
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(Diário da Noite, 23/11/1948) |
Pelo recorte que
temos adiante, de um atentado sofrido por José Garcia, mencionado como
proprietário da empresa, verificamos duas situações: trata-se de um nome
diferente dos dois citados como sócios no parágrafo anterior, bem como tomamos
conhecimento do endereço da garagem da Ultramar, Rua Padre Nóbrega, nº 370.
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(Diário da Noite, 26/05/1949) |
Mais uma
alteração no trajeto primitivo da linha, agora Cascadura x Candelária, aparece
na notícia abaixo, na qual empregados da empresa faziam acusações à sua
direção, na pessoa do Sr. José Garcia, mais uma vez referido como proprietário
da mesma. A empresa contava, na ocasião, com uma frota de oito veículos,
trafegando apenas dois.
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(Diário da Noite, 11/08/1949) |
Em novembro de
1950, o periódico ‘Diário de Notícias’ divulgava um edital do Departamento de
Concessões da PDF, pelo qual ‘convidava-se’ uma série de empresas de ônibus do município
a saldarem seus débitos com a Prefeitura. Eram nada menos que vinte e nove
empresas, dentre elas a Expresso Ultramar.
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(Diário de Notícias, 19/11/1950) |
E já no mês
seguinte era noticiada a falência da firma, decretada pelo juiz da 11ª Vara Cível.
Até aquela ocasião ainda não havia sido nomeado síndico.
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(A Noite, 02/12/1950) |
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