A primeira
citação localizada por nós em periódicos do Rio de Janeiro, sobre a Viação Rio
Branco Ltda., relacionava-se a um acidente com um ônibus da empresa, linha
Parada de Lucas x Praça Tiradentes, que colidira com um “auto-lotação”.
(Diário de Notícias, 26/10/1947) |
Menos de dois
meses depois, em dezembro daquele ano, mais um coletivo da Viação Rio Branco
envolvia-se em uma “violenta colisão”, com vítima fatal, como o leitor poderá
conferir no recorte adiante. Tratava-se agora de um veículo da linha Parada de
Lucas x Arsenal de Marinha.
(Diário de Notícias, 10/12/1947) |
Em maio de 1948,
a ocorrência foi um incêndio com um dos carros da empresa, da linha 95.
(Diário Carioca, 06/05/1948) |
E a seguir, a
confirmação de que a linha 95 era mesmo a já mencionada Parada de Lucas x
Arsenal de Marinha. Começavam as reclamações dos leitores do periódico ‘Diário
de Notícias’, dirigidas ao Departamento de Concessões e o Serviço de Trânsito,
quanto ao “reduzido número de veículos” na referida linha, o que ocasionava uma
grande espera, em longas filas, bem como ao mau estado dos carros da Viação Rio
Branco e à agressividade de seus motoristas e trocadores.
Diário de Notícias, 20/08/1948) |
Adiante, a
notícia de mais um acidente em que se envolveu um coletivo da empresa.
(Diário de Notícias, 25/08/1948) |
E o leitor veja
agora os absurdos que vieram à tona, relacionados à Viação Rio Branco,
mencionados na matéria a seguir. Os proprietários negociaram a empresa, porém a
mesma não detinha a propriedade dos seus veículos, ou pelo menos de um
quantitativo deles, que pertenciam, na realidade, à GMC. E mais ainda: “não possuía garagem, nem registro, nem licença
da Inspetoria de Concessões”, muito embora constasse na documentação que a sua
sede e garagem localizavam-se à Rua Cardoso de Morais, nº 266 – Bonsucesso.
(Diário Carioca, 09/07/1949) |
Como era de se
esperar, não tardariam as más consequências quanto ao destino da empresa, pois
em junho de 1950 seus bens foram penhorados e postos a leilão, incluindo quatro
auto-ônibus e alguns chassis de auto-ônibus, todos em mau estado.
(Gazeta de Notícias, 18/06/1950) |
(Gazeta de Notícias, 30/06/1950) |
E nada mais
encontramos sobre a Viação Rio Branco Ltda., na pesquisa feita nos diários do
Rio de Janeiro.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
Pela documentação apresentada, o ônibus de placa 8-10-95 , além de estar envolvido em pelo menos dois acidentes, terminou seus dias arrolado como sucata..
ResponderExcluirBoas Jaime, é verdade. Seria ele o único da empresa, rsrsrs...? Abraços.
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