domingo, 9 de agosto de 2015

Viação Rio Branco Ltda.


A primeira citação localizada por nós em periódicos do Rio de Janeiro, sobre a Viação Rio Branco Ltda., relacionava-se a um acidente com um ônibus da empresa, linha Parada de Lucas x Praça Tiradentes, que colidira com um “auto-lotação”.

(Diário de Notícias, 26/10/1947)

Menos de dois meses depois, em dezembro daquele ano, mais um coletivo da Viação Rio Branco envolvia-se em uma “violenta colisão”, com vítima fatal, como o leitor poderá conferir no recorte adiante. Tratava-se agora de um veículo da linha Parada de Lucas x Arsenal de Marinha.

(Diário de Notícias, 10/12/1947)

Em maio de 1948, a ocorrência foi um incêndio com um dos carros da empresa, da linha 95.

(Diário Carioca, 06/05/1948)

E a seguir, a confirmação de que a linha 95 era mesmo a já mencionada Parada de Lucas x Arsenal de Marinha. Começavam as reclamações dos leitores do periódico ‘Diário de Notícias’, dirigidas ao Departamento de Concessões e o Serviço de Trânsito, quanto ao “reduzido número de veículos” na referida linha, o que ocasionava uma grande espera, em longas filas, bem como ao mau estado dos carros da Viação Rio Branco e à agressividade de seus motoristas e trocadores.

Diário de Notícias, 20/08/1948)

Adiante, a notícia de mais um acidente em que se envolveu um coletivo da empresa.

(Diário de Notícias, 25/08/1948)

E o leitor veja agora os absurdos que vieram à tona, relacionados à Viação Rio Branco, mencionados na matéria a seguir. Os proprietários negociaram a empresa, porém a mesma não detinha a propriedade dos seus veículos, ou pelo menos de um quantitativo deles, que pertenciam, na realidade, à GMC. E mais ainda: “não possuía garagem, nem registro, nem licença da Inspetoria de Concessões”, muito embora constasse na documentação que a sua sede e garagem localizavam-se à Rua Cardoso de Morais, nº 266 – Bonsucesso.

(Diário Carioca, 09/07/1949)

Como era de se esperar, não tardariam as más consequências quanto ao destino da empresa, pois em junho de 1950 seus bens foram penhorados e postos a leilão, incluindo quatro auto-ônibus e alguns chassis de auto-ônibus, todos em mau estado.

(Gazeta de Notícias, 18/06/1950)

(Gazeta de Notícias, 30/06/1950)

E nada mais encontramos sobre a Viação Rio Branco Ltda., na pesquisa feita nos diários do Rio de Janeiro.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

2 comentários:

  1. Pela documentação apresentada, o ônibus de placa 8-10-95 , além de estar envolvido em pelo menos dois acidentes, terminou seus dias arrolado como sucata..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas Jaime, é verdade. Seria ele o único da empresa, rsrsrs...? Abraços.

      Excluir