domingo, 2 de agosto de 2015

Viação Norma Ltda.

A primeira notícia que encontramos nos jornais, referente à Viação Norma, foi relativa a um acidente ocorrido em setembro de 1947, com um dos carros da empresa, da linha Cascadura x Méier.

(A Noite, 24/09/1947)

O mesmo periódico, em janeiro de 1949, dava conta da notificação de um auto de infração do IAPETC, contra a Viação Norma Ltda., cujo endereço mencionado era à Rua Adolfo Bergamini, nº 34, fundos – Engenho de Dentro.

(A Noite, 20/01/1949)

Por meio de uma reportagem do diário ‘Correio da Manhã’, em março de 1949, verificamos que a mencionada linha Cascadura x Méier levava a numeração S-5, e fazia esse percurso via Água Santa, com a tarifa única de Cr$1,00 (hum cruzeiro).

A matéria trazia à luz as reclamações dos moradores desse bairro, usuários da mencionada linha, com relação ao tempo de espera pela condução, bem como do mau estado de conservação dos seus carros, pedindo providências.

(Correio da Manhã, 06/03/1949)

Em destaque, ônibus da linha S-5
(Correio da Manhã, 06/03/1949)

E as reclamações continuaram, pois ainda no mesmo mês, agora em matéria de ‘O Globo’, era relatado que a linha S-5 mantinha, pasmem, apenas um veículo em circulação! Os outros quatro ônibus de que dispunha a empresa encontravam-se recolhidos à oficina, localizada à Rua Borja Reis, para reparos.

O Globo, 25/03/1949)

Não foi surpresa para nós, quando verificamos, em pequena nota de ‘A Noite’, em outubro de 1953, que a Viação Norma, bem como diversas outras empresas de ônibus, tinha ido à falência por aquele tempo, muito embora não tenha sido informada a época exata do fato. Aliás, foi o único periódico, consultado por nós, a relatar o ocorrido.

(A Noite, 30/10/1953)

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha] 

4 comentários:

  1. Preado Eduardo, a linha S-5 era da Cruz de Malta. Com o fechamento desta, a linha foi licitada em 1947, saindo vencedora a Viação Norma. Entretanto, devido aos péssimos serviços prestados, conforme você mostrou em sua matéria, perdeu a linha em 1949, que foi assumida pela Viação Brasil. Forte abraço, Antonio Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Sérgi, grato pelo comentário. Pelo que me consta a linha S-5 foi ao término da Cruz de Malta passada direto para a Brasil, sem passagem pela Norma. Acredito que como a Brasil, transformou a linha em Méier x Cascadura, a Norma quando entrou ganhou essa concessão da PDF e a Brasil se afastou da linha. Abraços.

      Excluir