domingo, 14 de setembro de 2014

Viação Santa Cecília

A 22 de outubro de 1931, compareceram à Inspetoria de Concessões do então Distrito Federal os Srs. Dionel Vieira de Souza e Alfredo Vieira – razão social da Viação Santa Cecília – e por meio da assinatura de um termo de obrigação, comprometeram-se a implantar um serviço de transporte de passageiros por meio de “auto-lotações” entre a Estação de Bonsucesso e a Estrada do Apicu.

Era este o itinerário da linha, muito curta, por sinal: Estação de Bonsucesso, Estrada do Norte e Estrada do Apicu.

A tarifa era unicamente de $200 (duzentos réis) (1).

Já em abril do ano seguinte, o ‘Jornal do Brasil’ nos dava ciência de multas recebidas pela Viação Santa Cecília, por excesso de lotação em seus veículos (2).

Duas notícias encontramos sobre a circulação de ônibus de uma outra linha da Viação Santa Cecília, Olaria x Porto Maria Angu, uma em agosto/1934, mais uma vez uma multa por trafegar “com excesso de lotação”, e outra em junho/1939, esta última uma reclamação com relação aos “maus serviços” prestados pela empresa (3).

Informações confirmam que a Santa Cecília, ficou com a garagem da Viação Cruzeiro, à Rua Nicarágua, nº 149 – Penha, e também algumas das suas linhas (4).

(A Noite, 23/06/1939)

E confirmando a relação entre Dionel Vieira de Souza e Alfredo Vieira com a referida empresa, uma referência do ‘Jornal do Brasil’, em fevereiro/1935, menciona que ambos eram os proprietários da Viação Santa Cecília (5).

Por essa época, mais uma linha foi explorada pela empresa: Penha x Praça do Carmo (6).

Já em 4 de abril de 1935, o senhores acima citados compareceram à mesma Inspetoria de Concessões da PDF, para assinarem um termo aditivo de transferência da Viação Santa Cecília para a firma Dionel & Alfredo, cujos sócios eram ninguém menos do que os senhores Dionel Vieira de Souza e Alfredo Vieira (7).

Ainda em 1935, no mês de setembro, encontramos notícia de multa para mais uma linha desta empresa: Ramos x Engenho da Pedra (8), uma estrada na Penha, ainda nos dias atuais.

E no mês seguinte foi assinado um termo de transferência de obrigação, da firma Dionel & Alfredo unicamente para o Sr. Alfredo Vieira (9).

Outra linha da empresa, ainda em 1935: Penha x Vila da Penha, localizada mais uma vez através de uma multa, levada a efeito em dezembro daquele ano (10).

Uma reclamação de moradores daquela região, publicada em edição do ‘Jornal do Brasil’ de agosto/1939, nos deu conhecimento de que a linha Praça das Nações x Praia de Maria Angu (Penha), da Viação Santa Cecília, estava deixando a desejar na prestação de serviços (11).

E mais uma linha foi explorada pela empresa, pelo menos entre fevereiro/1940 e abril/1942: Penha x Praça Portugal, também na Penha.


(A Noite, 28/02/1940)


(Diário Carioca, 08/06/1941)


(A Noite, 25/04/1942)

Aparentemente, as reclamações surtiram efeito, pois o seu proprietário Alfredo Vieira transferiu a empresa para os novos sócios, José Antonio Moreira e Julio Luiz de Gouvêa Rego, através da razão social Viação Santa Cecília Ltda.

D.O.U.  12/06/1942
Secretaria Geral de Viação e Obras 
Departamento de Concessões

TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE AUTORIZAÇÃO
“Pelo qual, é transferida a licença da Empresa ‘Viação Santa Cecília’, para a firma Viação Santa Cecília Limitada. Aos dez dias do mês de junho do ano de mil novecentos e quarenta e dois, no Departamento de Concessões da Secretaria Geral de Viação e Obras da Prefeitura do Distrito Federal, estando presentes o respectivo diretor — engenheiro civil Octavio Valdetaro Coimbra e as testemunhas infra-assinadas, compareceram o Sr. Alfredo Vieira, proprietário da Empresa ‘Viação Santa Cecília’, que explora a indústria de transporte coletivo de passageiros em auto-ônibus, com sede, garage e oficinas à rua Nicarágua, n. 149, e a firma Viação Santa Cecília Limitada, representada pelos sócios José Antonio Moreira e Julio Luiz de Gouvêa Rego, devidamente legalizada no Departamento Nacional da Indústria e Comércio, conforme registro n. 141.929, para firmar o presente termo que, de acordo com o despacho do Sr. diretor, de 19 de novembro de 1940, exarado no processo n. 504.811, dc 1940, que se acha anexo ao processo n. 2.377, de 1935, tem por finalidade especial transferir a referida empresa para a firma Viação Santa Cecília Limitada.

Primeira — Fica, pelo presente, transferida a Empresa ‘Viação Santa Cecília’, para a firma Viação Santa Cecília Limitada, conforme translado de escritura de venda, lavrada no livro 251, folhas 66, no Cartório do Dr. Luiz Cavalcanti que apresentou em anexo ao processo protocolado neste Departamento, sob n. 504.841-40.

Segunda — A firma Viação Santa Cecília Limitada, se compromete, sob pena de nulidade da licença a que se refere este termo, a continuar a dar cumprimento integral ao Regulamento baixado com o decreto n. 3.926, de 23 de junho de 1932, e a todas as leis, decretos, ordens e avisos e mais regulamentos, portarias da autoridade municipal competente, quer os já em vigor, quer os que venham a ser baixados na vigência do presente termo, e a não causar nenhum embaraço à execução do decreto n. 4.864, de 13 de junho de 1934, que determina a divisão da Cidade em zonas, para efeito, a organização do serviço de ônibus, a tudo que nesse sentido for submetendo-se determinado pela Prefeitura, bem como a fazer, desde que a mesma Prefeitura ache necessário para conveniência pública as alterações de itinerários, pontos de estacionamento, secções e cobranças de passagens das linhas mencionadas neste termo, fiel acordo com a legislação vigente.

Terceira — A firma Viação Santa Cecília Limitada continuará a explorar as seguintes linhas suburbanas: S-61 — Bonsucesso — Porto de Inhaúma, S-62 — Bonsucesso — Fábrica de Máscaras, S-63 — Ramos — Praia do Apicu, S-65 — Olaria — Porto de Maria Angu, S-71 — Penha — Companhia Brasileira, S-72 — Penha — Praça Portugal, S-77 — Circular da Penha — Praça Ramalho Ortigão, S-79 — Braz de Pina — Vila Kosmos, e as linhas auxiliares S-65A — Olaria — Praia de Maria Angu e S-72A — Penha — Braz de Pina”.

Por necessidade de guerra, em 1943 a empresa foi obrigada a manter, no mínimo, dois veículos movidos a gasogênio (12).

O recorte seguinte mostra a localização, da nova garagem da empresa à Rua Uranos, 1563, na Penha.


(Diário da Noite, 28/07/1944)

A última informação obtida, em 1946, mostra uma tabela de preços nova para as linhas circulantes na cidade e podemos observar que a única linha ainda em operação da empresa é a S-65 – Olaria x Praia de Maria Angu.

Acreditamos que a empresa não tenha chegado à nova década.


(A Noite, 04/07/1946)

Relação alfanumérica de algumas linhas operadas pela Santa Cecília:

S-61 – Bonsucesso x Porto de Inhaúma – de 1939 a 1942;
S-62 – Bonsucesso x Fábrica de Máscaras – de 1939 a 1943;
S-63 – Ramos x Praça do Apicu, via Cardoso de Morais – de 1939 a 1943; 
S-63A – Ramos x Praça do Apicu, via P. Landim – 1939;
S-65 – Olaria x Praia de Maria Angu – de 1939 a 1946 (13);
S-65A – Olaria x Praia de Maria Angu – 1943;
S-71 – Penha x Cia. Brasileira – de 1939 a 1943;
S-72 – Penha x Praça Portugal – de 1939 a 1942;
S-72A – Penha x Braz de Pina, depois Vila Kosmos – de 1942 a 1943;
S-77 – Circular da Penha x Praça Ramalho Ortigão – de 1939 a 1942 e
S-79 – Braz de Pina x Vila Kosmos – 1942.

Referências:

(1) – Jornal do Brasil, 24/10/1931.
(2) – Jornal do Brasil, 12/04/1932.
(3) – Jornal do Brasil, 05/08/1934 e A Noite, 23/06/1939.
(4) – Informações do pesquisador Antônio Sérgio.
(5) – Jornal do Brasil, 21/02/1935.
(6) – Jornal do Brasil, 09/03/1935.
(7) – Jornal do Brasil, 12/04/1935.
(8) – Jornal do Brasil, 12/09/1935.
(9) – Jornal do Brasil, 12/10/1935.
(10) – Jornal do Brasil, 04/12/1935.
(11) – Jornal do Brasil, 20/08/1939.
(12), (13) – Informações do pesquisador Antônio Sérgio.

Nota: O leitor pode verificar nesta postagem um grande número de referências sem as respectivas ilustrações. O motivo é que determinados periódicos adotaram mecanismos que não nos permitem digitalizar suas notícias / imagens.

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

4 comentários:

  1. Preado Eduardo, acredito que algumas linhas da Viação Cruzeiro foram transferidas para a Viação Santa Cecília. A garagem da Santa Cecília, inclusive, ficava na rua Nicarágua, 149, local da então extinta Viação Cruzeiro, antes de se mudar para a rua Uranos, esquina com rua Gomensoro, onde hoje existe um posto de gasolina.. A mudança da razão social para "Limitada" aconteceu em 12 de junho de 1942. A linha S-79 era Brás de Pina x Vila Kosmos. Ainda como curiosidade, em 1943, a empresa fica obrigada a manter, no mínimo, dois veículos movidos a gasogênio. Cabe ressaltar que, em julho de 1946, numa reportagem do jornal Diário da Noite, somente a linha S-65 - Olaria X Maria Angu ainda estava em operação. Era sinais de que a empresa não chagaria à década de 50. Forte abraço, Antonio Sérgio.

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    1. Grato mais uma vez, Antônio Sérgio, pela sua colaboração, como sempre bem-vinda.
      Quanto ao "destino" do S-79, já foi acrescentado na postagem.
      Grande abraço e retorne sempre!

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  2. Vi a matéria sobra a Viação Santa Cecília e o parágrafo sobre a Victória. Cada vez mais estou convicto que este seu trabalho e de seu amigo, pela riqueza e qualidade das informações, TEM (assim mesmo grafado) que, futuramente, quando entrarem na década de 60/70, ser transformado em uma publicação. Primoroso trabalho! E, uma vez mais, parabéns pelo trabalho que vocês estão desenvolvendo. Luiz Carlos Tosta.

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    1. Tosta, boa tarde, grato pelo comentário, que nos estimula muitíssimo a manter esse blog, sempre com informações corretas e pedindo aos leitores que nos ajudem, quando souberem de informações que não temos ou corrigindo quando estivermos errados. Participe sempre. Grato e bom final de semana.

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