O ano provável
da inauguração da Viação Luar Ltda. foi 1956, quando a empresa já operava com a
linha 242 – Cavalcanti x Castelo.
E através das
notícias relativas a um acidente com vítima fatal, ocorrido em novembro de 1958,
próximo à estação de Del Castilho, vemos que a mencionada linha ainda estava em
circulação.
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(Diário da Noite, 28/11/1958) |
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(Jornal do Brasil, 28/11/1958) |
No mês seguinte
era publicado no ‘Jornal do Brasil’ um anúncio pelo qual ofereciam passarem-se
cotas de sócio da empresa, que então operava a linha 242 – Madureira x Castelo,
experimental e que nunca foi oficializada, tendo retornado posteriormente para
Cavalcanti.
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(Jornal do Brasil, 07/12/1958) |
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Algumas fichas dos anos 50 |
Ainda em 1958, a
Viação Luar inaugurou sua segunda linha, a 243 – Engenheiro Leal x Castelo, que
permaneceu até o ano seguinte, quando foi prolongada até Turiaçu.
Mais um acidente
com um carro da linha Castelo x Cavalcanti, agora em julho de 1960, foi motivo
de matéria no extinto periódico ‘Luta Democrática’, como podemos verificar
adiante.
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(Luta Democrática, 10/07/1960) |
Já em janeiro de
1961, ocorreu um acidente na Rua São Luís Gonzaga com um ônibus da empresa,
agora da linha 243 – Castelo x Turiaçu, como nos mostra a notícia a seguir.
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(Luta Democrática, 26/01/1961) |
E novo acidente
se verificou com um carro da mesma linha, logo no mês seguinte, desta vez nas
proximidades do viaduto de Madureira, como foi noticiado por dois diários
cariocas, o qual envolveu também um lotação Cascadura x São João, da Viação Aliança Ltda., e um caminhão.
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(A Noite, 28/02/1961) |
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(Correio da Manhã, 28/02/1961) |
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Ficha dos anos 60 |
Uma reclamação
referente a preços de tarifas de algumas linhas, dentre elas a 243 da Viação
Luar, foi publicada no extinto jornal ‘Última Hora’, a qual foi respondida por
um dos diretores da empresa, Sr. Amadeu Pinto de Jesus, cabendo aqui a ressalva
de que a linha 280, ali mencionada, pertencia à Germinal de Souza Transportes.
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(Última Hora, 26/06/1962) |
Nova reclamação
relativa aos preços das passagens da mesma linha 243, agora nominada como
Cavalcanti x Castelo, foi veiculada no mesmo periódico, em agosto de 1963.
Vejam a seguir.
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(Última Hora, 20/08/1963) |
E no mês
seguinte a ‘grita’ continuava, pois a tarifa da mencionada linha fora majorada
“ilegalmente” para Cr$40,00 (quarenta cruzeiros)!!! Na nota adiante, verifiquem
que tal linha foi novamente identificada como Turiaçu x Castelo.
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(Última Hora, 21/09/1963) |
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Ficha dos anos 60 |
Já em novembro
de 1964, em consequência a uma nota também publicada pela ‘Última Hora’, a qual
não localizamos, relativas aos carros da linha 307 – Turiaçu x Castelo (nota-se
aqui a mudança na numeração da linha), temos a resposta do presidente do BTC
(órgão então regulador dos transportes coletivos), em que o mesmo refere ter
tomado providências para a apuração dos fatos, inclusive vistoriando novamente
todos os veículos componentes da frota da empresa, “especialmente os citados na
referida publicação”. Houve, naquela época, a determinação para que a Viação
Luar fosse substituindo gradativamente seus ônibus por veículos mais modernos.
Aqui
aproveitamos para informar que, devido a um erro na mudança de numeração da
linha, a mesma teve sua identificação novamente alterada de 307 para 298.
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(Última Hora, 25/11/1964) |
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Fichas dos anos 60 |
Agora temos uma
imagem de um carro da Luar, retratando o erro da numeração – 307 –, que fez parte
de um catálogo / folhinha anual da Metropolitana.
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(Catálogo da Metropolitana) |
Mas em agosto de
1967, três carros da empresa foram apreendidos e lacrados devido a diversas
irregularidades, como podemos verificar pela notícia a seguir.
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(Correio da Manhã, 18/08/1967) |
Nota do Editor: Em 1967, por determinação do Governo
do Estado da Guanabara, as empresas que quisessem continuar operando deveriam
ter um mínimo de 60 carros em suas frotas. A Luar tinha 45 carros e encomendou
à Caio 15 modelos Jaraguá, para completar sua cota. Quando esses veículos
chegaram, em 1967, todos “zerinhos”, vieram pintados com outra pintura –
pintura idêntica à da Empresa de Transportes Pereira Santos Ltda. –, colocados
para circular na linha 298, mas com o número de prefixo 75.5XX, pertencente à
Viação Madureira Candelária Ltda., atualmente Viação Candelária Madureira
Ltda., e todas elas, a ETPSL, a Luar e a VCML, passaram a pertencer ao mesmo
grupo. Não foi possível entender por que a Luar, detentora de mais veículos,
perdeu a posse do seu nome. A ETPSL foi comprada pela Viação Suburbana.
[Pesquisa de
Claudio Falcão e Eduardo Cunha]
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