De acordo com a
publicação ‘Guerra de Posições na Metrópole’, a Viação Fátima foi criada em
1948, com a linha Mauá x Olaria.
E mais uma vez
foi com um acidente, justamente com um carro da linha Mauá x Olaria, em janeiro
de 1949, que o diário ‘Correio da Manhã’ nos deu o ‘sinal de vida’ da
existência da empresa.
(Correio da Manhã, 28/01/1949) |
Pela notificação
adiante, verificamos que a Viação Fátima recebeu autorização para ampliar sua
linha, de Mauá x Olaria para Mauá x Irajá, com as seguintes seções e preços:
Mauá até Olaria, Cr$1,50 (um cruzeiro e cinquenta centavos); IAPETC até o
Irajá, Cr$1,00 (um cruzeiro) e Mauá até Irajá, Cr$2,50 (dois cruzeiros e
cinquenta centavos), na tarifa comum, e na tarifa especial, para as mesmas seções,
Cr$2,00 (dois cruzeiros), Cr$1,50 (um cruzeiro e cinquenta centavos) e Cr$3,00
(três cruzeiros).
(Diário de Notícias, 24/06/1949) |
Um sério
incêndio, ocorrido ainda naquele mês em sua garagem e oficinas, localizadas à
Rua João Silva, nº 10 – Olaria, causou grandes prejuízos à empresa, como nos
mostra a matéria abaixo, do periódico ‘Diário da Noite’, na qual é mencionado o
proprietário da Viação Fátima, Sr. Arnaldo Gomes Ramalhete.
(Diário da Noite, 29/06/1949) |
Já pela seguinte
nota, “À Praça”, de janeiro de 1950, tomamos ciência de que a numeração da
linha Mauá x Irajá era 94, e que seu proprietário passara a ser o Sr. José de
Oliveira, também diretor-presidente da EVA – Empresa de Viação Automobilista
S.A. e sócio da Garagem Bandeirantes.
(A Noite, 25/01/1950) |
E em outubro de
1953 era divulgada na imprensa a falência da Viação Fátima, juntamente com mais
onze empresas.
(A Noite, 30/10/1953) |
Com o fim da Fátima, esta linha foi transferida para a Viação Estrela do Norte, já como 94 - Candelária x Irajá (via pça. das Nações) e, depois, para a Viação Central. Abraços, Antonio Sérgio.
ResponderExcluirBoas Antonio Sérgio, desconhecia a participação da Estrela do Norte na 94, sabia da Central e da Companhia de Transportes Campo Grande.
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