domingo, 11 de outubro de 2015

Viação Fátima

De acordo com a publicação ‘Guerra de Posições na Metrópole’, a Viação Fátima foi criada em 1948, com a linha Mauá x Olaria.

E mais uma vez foi com um acidente, justamente com um carro da linha Mauá x Olaria, em janeiro de 1949, que o diário ‘Correio da Manhã’ nos deu o ‘sinal de vida’ da existência da empresa.

(Correio da Manhã, 28/01/1949)

Pela notificação adiante, verificamos que a Viação Fátima recebeu autorização para ampliar sua linha, de Mauá x Olaria para Mauá x Irajá, com as seguintes seções e preços: Mauá até Olaria, Cr$1,50 (um cruzeiro e cinquenta centavos); IAPETC até o Irajá, Cr$1,00 (um cruzeiro) e Mauá até Irajá, Cr$2,50 (dois cruzeiros e cinquenta centavos), na tarifa comum, e na tarifa especial, para as mesmas seções, Cr$2,00 (dois cruzeiros), Cr$1,50 (um cruzeiro e cinquenta centavos) e Cr$3,00 (três cruzeiros).

(Diário de Notícias, 24/06/1949)

Um sério incêndio, ocorrido ainda naquele mês em sua garagem e oficinas, localizadas à Rua João Silva, nº 10 – Olaria, causou grandes prejuízos à empresa, como nos mostra a matéria abaixo, do periódico ‘Diário da Noite’, na qual é mencionado o proprietário da Viação Fátima, Sr. Arnaldo Gomes Ramalhete.

(Diário da Noite, 29/06/1949)

Já pela seguinte nota, “À Praça”, de janeiro de 1950, tomamos ciência de que a numeração da linha Mauá x Irajá era 94, e que seu proprietário passara a ser o Sr. José de Oliveira, também diretor-presidente da EVA – Empresa de Viação Automobilista S.A. e sócio da Garagem Bandeirantes.

(A Noite, 25/01/1950)

E em outubro de 1953 era divulgada na imprensa a falência da Viação Fátima, juntamente com mais onze empresas.

(A Noite, 30/10/1953)

[Pesquisa de Claudio Falcão e Eduardo Cunha]

2 comentários:

  1. Com o fim da Fátima, esta linha foi transferida para a Viação Estrela do Norte, já como 94 - Candelária x Irajá (via pça. das Nações) e, depois, para a Viação Central. Abraços, Antonio Sérgio.

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    1. Boas Antonio Sérgio, desconhecia a participação da Estrela do Norte na 94, sabia da Central e da Companhia de Transportes Campo Grande.

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