domingo, 20 de outubro de 2013

Empreza Auto-Avenida: Início do Transporte Urbano Coletivo no Rio de Janeiro

Assim o 'Correio da Manhã', antigo periódico da então capital da República, noticiou em julho de 1908 o passo inicial para a implantação do transporte urbano coletivo no Rio de Janeiro, com a Empreza Auto-Avenida, há pouco mais de 105 anos:

(Correio da Manhã, 04/07/1908)

E assim o 'Jornal do Brasil' publicava anúncio da Empreza Auto-Avenida, 'convidando' a população do então Distrito Federal para o espetáculo inaugural do Theatro Municipal, em 14 julho de 1909:  

(Jornal do Brasil, 14/07/1909)

[Pesquisa de Claudio Falcão]

6 comentários:

  1. Excelente fonte de conhecimento da história do transporte carioca e adjacências, com ênfase nas empresas de ônibus e seus colaboradores. Contem comigo!!! M.Prazs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazs, agradeço muito tua força, bem como de todo o nosso pessoal conhecido, que quiser participar. Conhecimento sobre as empresas cariocas nunca será demais, principalmente pela preservação da nossa história e hobby. Obrigado por ter sido o primeiro a comentar e desculpe-me a demora na resposta, mas você sabe qual foi o motivo. Conto sempre com teu retorno pois agora continuaremos nossas edições semanais, a partir do próximo final de semana, dia 08/12. Abraços.

      Excluir
  2. 1908 - Sabe-se que a primeira viagem do 1° Auto-Omnibus, a gasolina, se deu entre a Praça Mauá e a Praia Vermelha, e o seu lançamento se deu em alusão das comemorações dos 100 anos da abertura dos Portos por D. João VI. A prefeitura na época concedeu uma licença provisória para circulação do veículo que levava poucos passageiros. O veículo de motor Dailer, de fabricação alemã e carroceria francesa Guy, por isso o veículo se chamava Dailer Guy. Foi o primeiro coletivo movido a combustível do Brasil, e começou a circular no ano de 1908.
    Entretanto, a primeira linha regular de Auto-Omnibus da cidade era entre a Praça Mauá e o Passeio Público, foi criada pelo empresário Otávio da Rocha Miranda, Havia também, viagens, extraordinárias, entre a Avenida Central a Praia Vermelha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima a tua alusão as duas precursoras. Como não teríamos assunto e material suficiente, optamos por não publicá-las, mas o certo é informar. Obrigado pela participação.

      Excluir
  3. 1911 - Em 26 de dezembro, o empresário Rocha Miranda oficializa junto à prefeitura a “Empreza” Auto Avenida. Porém a empresa foi extinta em 1917, sendo leiloada sua frota de 39 ônibus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Completando informação. Prazs e demais, atentem que esta publicação, complmentada por você, é somente uma das duas empresas Auto-Avenida que existiram. Depois falaremos sobre a outra

      Excluir